Menu

Governo atrasa pagamento e clínica pode suspender hemodiálise no Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O serviço de Nefrologia no Acre está, a cada dia, mais lotado. Com horários nem sempre disponíveis, os pacientes do Hospital das Clínicas foram, em parte, encaminhados para uma clínica particular, única que dispõe de equipamentos para o tratamento dos pacientes com problemas renais.


A situação é tão crítica, que os atendimentos na clínica podem ser paralisados a qualquer tempo, já que a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) não estaria pagamento os serviços da clínica. A denúncia foi feita nesta quarta-feira, dia 14, pelo Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed).

Publicidade

Diante do atraso, que já chega há cinco meses, pelo menos 38 pacientes podem ficar desassistidos. O alerta está sendo dado, porque a cada dia cresce a fila de pessoas que precisam ficar ligadas as máquinas que filtram o sangue. O risco de mortes aumenta porque o setor de nefrologia do HC já está no limite, atendendo 240 pessoas por mês.


Segundo o presidente do Sindmed, Ribamar Costa, “ a demanda pela hemodiálise é maior que a capacidade do hospital, por isso é preciso alguma alternativa. O governo se recusou em comprar novas máquinas, então decidiu contratar uma clínica particular para atender os casos, mas o problema é que a empresa não está recebendo pelo trabalho já prestado”, revela.


Ainda segundo o médico, “por isso pararam de atender os 38 pacientes que tinham tratamento custeado pela Secretaria de Saúde, o que é preocupante”, explica ao dizer que o caso, agora, será levado ao Conselho Regional de Medicina (CRM), Ministério Público Estadual (MPE) e ao Ministério da Saúde (MS) por ser um atendimento de urgência.


“Não podemos assistir a um verdadeiro desmonte de toda a saúde pública. É um absurdo que governantes tenham abandonado a população”, finalizou Ribamar Costa.


A reportagem tentou informações junto à Sesacre na tarde desta quarta-feira, dia 14, mas não conseguiu contato com a Assessoria de Imprensa.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido