De diarista a graduada em Gastronomia. Essa é a história de superação de Vitorina dos Santos, de 41 anos. Com o sabor dos seus quitutes e boa dose de dedicação, ela conquistou, não só clientes, como também o seu diploma. “Passei muito tempo pensando que deveria ir em busca de algo melhor”, conta a baiana que é filha de agricultores e a primeira da família a concluir um curso de nível superior.
Vitorina lembra da cerimônia de formatura, realizada 05 de agosto, como um momento mágico. “Estou muito feliz e até agora não consigo acreditar”. Como muitos brasileiros, ela sempre viveu com um orçamento apertado, que nem sempre dava para priorizar a educação. “O valor integral de uma faculdade é muito alto. Graças ao desconto de 50%, consegui realizar meu sonho”, comemora referindo-se à bolsa de estudo concedida pelo Educa Mais Brasil, maior programa de inclusão educacional do país.
Mesmo com tantas dificuldades enfrentadas, ela saboreia hoje o gostinho da vitória e já sente os pontos positivos de ter o ensino superior no currículo. “Estou terminando um ateliê de culinária em minha casa e estou trabalhando para mim mesma com encomendas”, conta. Otimismo é o tempero que trará sucesso para sua vida profissional após a sonhada formatura. “Eu nunca me senti tão bem. Todo mundo elogia as minhas comidas”, emenda feliz.
A construção do espaço físico do Ateliê de Culinária da Vítoria está sendo o primeiro passo. Antenada com o mercado, a recém-formada em Gastronomia também dedica tempo e energia para a divulgação dos seus quitutes nas redes sociais. Além da página no Facebook, intitulada de Vitória Doces e Salgados, ela mantém um perfil no instagram (@vitoria_cake_designer) onde fomenta encomendas de salgados, pães, bolos artísticos e doces finos. “Apesar de não ser um dinheiro fixo, pude aumentar ainda mais a minha renda mensal depois que iniciei o curso. Todo mundo ama os meus pãezinhos”, revela orgulhosa.
A gastrônoma já realiza entregas maiores para alguns estabelecimentos mas o doce sonho de futuro é investir em novas especializações. “Quero começar com algo pequeno e ir crescendo aos poucos. O meu próximo passo é um curso de confeitaria”, planeja. Para quem ficou com o delicioso gostinho de superação na boca, Vitorina deixa um recado. “O estudo é fundamental na vida da gente. Digo isso para minha filha todo dia”.
Se, assim como Vitorina, você também tem o sonho de ingressar em uma faculdade, conte com a ajuda do Educa Mais Brasil. O programa oferece bolsas de estudo de até 70% para diversos cursos de graduação. Acesse o site do Educa Mais Brasil, confira as oportunidades da sua região e mude a história da sua vida. A inscrição é gratuita.
William Bonner, 61, publicou uma foto em que aparece com o braço imobilizado após tropeçar…
Nesta sexta-feira (20/12), Rodrigo Faro gravou o último programa na Record. O apresentador deixa a…
Anitta abriu o coração e falou sobre a briga de ego que tanto assola o…
Um policial penal suspeito de alugar celulares para presos integrantes de facções criminosas, foi afastado…
Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT10) publicou um edital de concurso público que…
Uma mulher de 25 anos é investigada por suspeita de dar um golpe no próprio…