Conecte-se agora

Abraço a toda prova: estudantes ganham afeto na hora do Enem

Voluntários distribuíram abraços para participantes do Exame

Publicado

em

Quem realizou as provas do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo (4), pode ter percebido algo diferente: voluntários distribuíam abraços para estudantes que estavam nas proximidades da Universidade do Estado da Bahia. Batizada de Abraço Grátis, a ação tinha como objetivo levar conforto e confiança aos participantes. Deu certo! A iniciativa gerou uma “onda” de positividade.

“Inicialmente, achamos que as pessoas ficariam envergonhadas, mas abraçamos participantes do Enem, ambulantes, pessoas que iam tomar conta da prova. Os motoristas passavam buzinando. Foi uma energia muito bacana”, relembra Ane Caroline Calmon, de 33 anos, uma das voluntárias do Grupo Mais (Meus Amigos Incríveis e Solidários). Com a estudante de Direito, são aproximadamente 90 integrantes que não estão associados a partidos políticos, empresas ou grupos religiosos.

A distribuição de abraço gratuito no dia da prova do Enem aconteceu pela primeira vez em 2018. Devido ao perfil jovem do grupo, muitos integrantes realizariam a prova na Uneb, local escolhido para a realização da ação. “Nada melhor do que apoiar os próprios amigos. Além disso, as pessoas estão passando por uma prova que define vidas e carreiras. Se alguém diz ‘eu confio em você, vai dar tudo certo’ – porque era isso que a gente dizia para as pessoas a cada abraço – há um efeito psicológico muito bacana”, comenta Calmon.

Há quatro anos, os voluntários decidiram se reunir para realizar ações de impacto junto às pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade. Desde o surgimento, já foram realizadas visitas a hospitais, orfanatos, asilos e diversos outros locais. Além de doações em forma de brinquedos e alimentos, os integrantes compartilharam músicas e brincadeiras. O sentimento, no entanto, é que há um objetivo maior por trás de cada ação. “Percebemos que, para além das nossas ações materiais, o que temos de melhor a doar é a nossa energia”, avalia Calmon.

Resultado Enem 2018

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o resultado do Enem 2018 estará disponível apenas em 18 de janeiro de 2018, em conjunto com o Boletim de Desempenho dos participantes.

O gabarito oficial está previsto para ser publicado em 14 de novembro. Cerca de 4,1 milhões de pessoas participaram do primeiro dia de prova. Considerando as 5,5 milhões de inscrições confirmadas, os ausentes somaram 1.374.430 pessoas que representaram 24,9% dos inscritos. Segundo o Inep, este foi o menor percentual desde 2009.

A entidade destaca que, “entre 2013 e 2017, as ausências levaram ao prejuízo de quase 1 bilhão aos cofres públicos. Dos mais de 2 milhões de ausentes no Enem 2017, 84% estavam isentos e apenas 4.345 (0,2%) conseguiram justificar a ausência e garantir a isenção também em 2018”.

Perfil do participante

Entre os 5,5 milhões de inscritos, a região Sudeste foi responsável pelo maior número de inscrições (36,6%), seguido pelo Nordeste (32,8%). Quase 60% dos participantes já concluíram o Ensino Médio, enquanto 29,7% cursa o último ano em 2018. Os “treineiros”, participantes que fazem o Enem em busca de uma autoavaliação, representam 10,6% dos inscritos de 2018.

Cotidiano

Campeonato Acreano de futebol sub-17 começa nesta terça-feira com oito clubes

Publicado

em

A garotada de oito clubes começam nesta terça-feira, 15, a disputar mais uma edição do Campeonato Acreano Sub-17.

São competições de base que costumam revelar talentos para o futebol. Esta a expectativa de centenas de jogadores dos oito clubes que disputam a competição deste ano.

Estão em busca do título, Atlético Acreano, Galvez, Adesg, Andirá, Vasco, Plácido de Castro, Rio Branco e Independência.

A primeira rodada da competição acontece nesta tarde no Estádio Florestão. Às 14 horas, se enfrentam Independência e Atlético. Na partida de fundo, acontece as estreias de Atlético e Andirá.

O campeão ganha o direito de disputar o Campeonato Brasileiro da categoria.

Continuar lendo

Destaque 2

Exército e Mapa fazem operação na fazenda de Jorge Moura e pecuarista se revolta

Publicado

em

Pecuarista Jorge Moura se revolta com presença do Exército em sua fazenda durante fiscalização do Mapa e do Idaf

Raimari Cardoso

Uma fiscalização realizada por volta do meio-dia desta terça-feira, 15, por funcionários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf/AC) na fazenda Campo Esperança, no município de Capixaba, de propriedade do pecuarista Jorge Moura, resultou em desentendimento entre o produtor e os servidores.

De acordo com as informações apuradas pelo ac24horas, o trabalho dos órgãos federal e estadual se referia a uma fiscalização, aparentemente de rotina, do uso de agrotóxicos e destinação das embalagens, que é de responsabilidade do Ministério e do órgão de defesa estadual, além do controle da comercialização e do transporte de defensivos agrícolas.

O que causou a revolta do pecuarista e agricultor Jorge Moura foi a presença do Exército durante a fiscalização, situação que ele considerou desnecessária, desrespeitosa e como uma demonstração de intimidação. Em um vídeo gravado no ato da chegada das equipes à fazenda, Moura confronta um funcionário do Mapa pela presença dos militares.

“O doutor do Ministério da Agricultura me vem aqui na fazenda, eu sou agricultor, pago o salário dele, trabalho dia e noite para pagar o salário dele, e olha o que ele trouxe aqui (o vídeo mostra os soldados do Exército). Não precisa você trazer o Exército, não. Nós não somos bandidos, não. Você nos respeita. Isso é um absurdo”, protestou o maior produtor de soja do estado.

Um pouco mais tarde, Jorge Moura distribuiu um áudio a colegas pecuaristas e produtores rurais de Capixaba relatando o que ocorreu em sua propriedade e afirmando que há uma inversão de valores no Acre e que os empreendedores que buscam produzir alimentos para sair da dependência de outros estados sofrem perseguição no estado.

“Nós somos autossuficientes apenas em farinha de mandioca e carne de boi e tanto eu prezo para a gente produzir arroz, feijão e frutas, mas, realmente, nós somos muito perseguidos. Parece até que a gente é bandido. É uma tristeza para nós que somos produtores aqui na região de Capixaba passar por um constrangimento desses”, diz.

Responsável pela substituição de grandes áreas de pastagens destinadas à pecuária pela agricultura, o empresário Jorge Moura enfrenta atualmente um grande prejuízo na sua plantação de soja em razão do surgimento de uma doença chamada ferrugem asiática, causada por um fungo que ataca as plantações da leguminosa.

A reportagem entrou em contato com o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Acre (FAEAC), Assuero Veronez, que lamentou o episódio e afirmou que a entidade vai fazer denúncia ao Ministério da Agricultura e ao governo do Acre a respeito do incidente. Para ele, não há nenhuma contestação à fiscalização, mas à maneira como os órgãos fizeram o procedimento.

“O que nos assusta é essa truculência toda, essa demonstração de força, com um caminhão de soldados do Exército muito bem armados, claramente com o objetivo de intimidar e de constranger, numa atitude desnecessária porque não estava havendo nenhuma posição do proprietário de impedir qualquer ação do Poder Público, que tem legitimidade para tal”, disse Veronez.

ac24horas também procurou o presidente do Idaf, Francisco Thum, que ainda não tinha tomado conhecimento do problema envolvendo o pecuarista e os servidores. De acordo com ele, o trabalho é coordenado pelo Mapa, com acompanhamento do Idaf, e voltado para a fiscalização de agrotóxicos, mas também relacionado a roubos de gados na região da fronteira acreana.

A reportagem ainda tentou falar com o superintendente do Mapa no Acre, Fernando Bortolozzo, mas o seu telefone estava fora de área de cobertura nas tentativas de ligação. Um pedido de informações sobre a operação, via mensagem, foi enviado a ele e a sua manifestação sobre o assunto será acrescentada a essa matéria assim que ele responda.

ASSISTA AO VÍDEO:

Continuar lendo

Cotidiano

Ex-governadores Romildo e Iolanda Fleming participam de cerimônia de aniversário do Acre

Publicado

em

Na manhã desta terça-feira, 15, a solenidade de aniversário de 59 anos do Estado Acre, no Calçadão da Gameleira, contou com a presença ilustre dos ex-governadores Romildo Magalhães e Iolanda Fleming.

Ambos estiveram na tribuna de honra ao lado do governador Gladson Cameli e da primeira-dama, Ana Paula Cameli.

A ex-governadora Iolanda Lima foi vice-governadora entre 1983 e 1986, e, posteriormente, governadora de 1986 a 1987. Já Romildo Magalhães foi governador do Acre de 17 de maio de 1992 a 31 de dezembro de 1994.

Continuar lendo

Notícias

Cursos on-line: conheça as instituições brasileiras que disponibilizam especializações gratuitamente

Publicado

em

O estudante pode realizar o curso como e onde quiser; conheça os benefícios 

Com um aumento de 2 milhões de pessoas fora do mercado de trabalho durante a pandemia, aumentando para 14,4 milhões o número de desempregados, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o ideal é procurar se destacar em meio aos concorrentes. 

Neste momento de isolamento social em decorrência da pandemia de Covid-19, o ensino a distância (EAD) tem sido a principal alternativa para dar continuidade ao aprendizado ou atualizar o currículo por meio de formações profissionais. Os cursos on-line e gratuitos são uma oportunidade para conseguir qualificação profissional em uma modalidade de ensino mais flexível. 

O aluno do EAD pode escolher os dias e horários mais adequados para se dedicar aos estudos com total atenção, essencial para o aproveitamento pleno do curso. Além disso, ao final das aulas, o aluno pode receber o certificado de conclusão, a depender da instituição onde realizou a especialização. 

Os cursos livres, gratuitos e a distância garantem a oportunidade de um desenvolvimento contínuo, para aqueles que precisam estar prontos para os constantes desafios do mercado de trabalho. Por isso, separamos abaixo algumas opções de instituições que ofertam especializações gratuitas:

Cursos livres na USP

A Universidade de São Paulo (USP), disponibiliza em seu site, diversas plataformas onde o público pode acessar os conteúdos desenvolvidos na instituição. São cursos livres, eventos e aulas que foram gravadas e disponibilizadas no canal da universidade no Youtube

Fundação Bradesco

Mantida pela Fundação Bradesco, a plataforma Escola Virtual está com inscrições em variados cursos gratuitos. O estudante pode escolher entre as áreas de Administração, Contabilidade e Finanças, Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Educação e Tecnologia.  Os cursos são ofertados no ensino a distância (EAD).  

Os participantes do curso on-line e gratuito terão acesso a um vasto acervo de informações que vão agregar no seu conhecimento. Interessado podem acessar o site da Fundação e conhecer os cursos ofertados. 

Cursos livres SENAC

No Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) é possível encontrar cursos on-line para diferentes níveis de escolaridade com certificação. São diversas ofertas, em vários segmentos, como Idiomas, Turismo, Beleza, Informática e Hospitalidade. Muitas programações são oferecidas por meio da WebTV que utiliza videoaulas transmitidas via streaming como principal recurso didático, facilitando e estimulando o aprendizado. Para conferir os cursos disponível, basta acessar o site da instituição e se inscrever. 

Kultivi

Startup brasileira voltada para educação, a Kultivi oferece aos participantes conteúdos educacionais de forma gratuita visando contribuir no desenvolvimento pessoal e profissional do estudante. Os cursos são on-line e gratuitos e englobam diversas áreas do conhecimento, inclusive em Língua Brasileira de Sinais (Libras). O estudante tem uma vasta opção de escolha e ao final, recebe o certificado de conclusão do curso. Interessados podem no site da instituição e se inscrever nas opções que melhor se encaixa no seu perfil. 

Fundação Getúlio Vargas

Uma das mais conhecidas instituições que promove a educação no país, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) possui uma variedade de cursos gratuitos em diversas áreas de atuação. Assim como em outras instituições que oferecem cursos on-line, a FGV dá ao aluno, a autonomia de fazer o curso quando e onde quiser, precisando apenas de um computador ou celular com internet. Para participar de alguma especialização, basta acessar o site da instituição e fazer a inscrição. 

Sebrae

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) oferece cursos gratuitos, especializações através do WhatsApp, ebooks e jogos para se capacitar e desenvolver o seu negócio. As formações são voltadas para o público empreendedor que busca alavancar seu negócio, sem perder a oportunidade de adquirir conhecimento em diversas áreas. Para conferir as oportunidades disponibilizadas, o interessado pode acessar o site da instituição. 

Outras oportunidades de cursos gratuitos para todos os públicos

O Educa Mais Brasil, plataforma de incentivo estudantil, também disponibiliza em seu site uma seleção de instituições que oferecem cursos on-line e gratuitos em diversas áreas do conhecimento. O Educa oferece bolsas de estudo com até 70% de descontos em diferentes modalidades de ensino. A inscrição é gratuita e pode ser feita durante todo o ano.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas