Abertas inscrições para curso no Ifac


O ato de vacinação foi realizado no sábado, 27, na quadra poliesportiva José Felício Pereira, localizada no bairro Ferreira da Silva, com a participação de 23 profissionais de saúde e 4 vacinadores.
Em menos de 8 horas mais de 150 idosos do município foram imunizados. A prefeita Fernanda Hassem acompanhou a equipe e disse que está extremamente feliz em ver os idosos sendo vacinados.
“É a vacina da esperança, de dias melhores para que a gente possa voltar à nossa normalidade. Estamos fazendo tudo de forma transparente, fazendo busca ativa e respeitando as normas do Ministério da Saúde”, disse a gestora.
Uma novidade foi o lançamento do formulário eletrônico, por meio do qual são lançadas informações no sistema nacional de vacinação, deixando de lado o formulário manual, o que minimiza os índices de erros e dá mais agilidade no atendimento, evitando aglomerações, segundo a assessoria da prefeitura.
“É uma ação mais robusta da Secretaria Municipal de Saúde relativo à vacinação. Recebemos 470 doses para idosos maiores de 75 anos e fizemos um trabalho organizado e planejado. Nos emociona muito estarmos podendo fazer esse trabalho com os idosos do nosso município”, destacou o secretário Joãozinho Melo.
Após iniciar a vacinação contra a Covid-19 para os profissionais de saúde, a prefeitura de Brasiléia segue realizando a vacinação dos idosos no município com base no cronograma do Ministério da Saúde. Ainda de acordo com a Assessoria, a ação está sendo desenvolvida também por agendamento.

Numa demonstração da maior força da chamada segunda onda da Covid-19 no Acre, apenas nos dois primeiros meses deste ano o município de Xapuri registrou mais de 40% do número de casos confirmados durante os nove meses em que a pandemia afetou o estado no ano passado – no município o primeiro caso do novo coronavírus foi registrado no dia 27 de abril de 2020.
Em janeiro e fevereiro de 2021, foram diagnosticados 749 casos de Covid-19 em Xapuri, contra 1.851 do ano passado, de abril a dezembro. O número de mortes no município em decorrência de complicações da doença também é maior nos dois primeiros meses deste ano, quando ocorreu mais que o dobro dos óbitos do ano passado – foram 15 mortes em 2020, contra 8 em 2021.
Até a última atualização do Boletim da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Xapuri havia registrado 2.600 casos do novo coronavírus com a ocorrência de 23 mortes, números ainda não confirmados pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) em seu boletim diário. Desde o ano passado, os dois informativos possuem divergência quanto ao número de óbitos no município.
Com taxa de 12.630,1 por grupo de 100.000 habitantes, o município de Xapuri é o segundo do Acre em incidência da Covid-19. São mais de 12 pessoas a cada 100 contaminadas pelo novo coronavírus desde o começo da pandemia. Essa taxa é quase o dobro da média do estado (6.410,2/100.000) e menor apenas que a do município de Assis Brasil (15.211,0/100,00).

Moradores de Tarauacá, um dos municípios mais afetados pela enchente do Rio que leva o mesmo nome da cidade, decidiram manifestar contra a situação das ruas após o manancial apresentar vazante, desde o início desta semana.
Neste sábado, 27, começaram a circular imagens de bananeiras “plantadas” em protesto por melhor infraestrutura das vias após a enchente que atingiu quase 90% da cidade. Em fotografias, moradores pedem que a prefeita Maria Lucinéia tome alguma providência.
“Prefeita das visões, faça um milagre em minha rua”, diz um dos cartazes.
Atualmente, o Rio Tarauacá está com nível de 8,05 metros, bem abaixo da cota de transbordamento, que é de 9,50 metros.

O município de Xapuri atingiu, nessa sexta-feira, 26, a marca de 2.600 infecções pelo novo coronavírus desde o começo da crise sanitária no Acre. Nos dois últimos boletins da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), foram confirmados mais 31 casos positivos na cidade. No mesmo intervalo, ocorreram mais duas mortes por complicações da doença, elevando o total para 23 óbitos.
As duas últimas vítimas fatais da pandemia em Xapuri são o locutor de rádio Diego José Ferraz Nogueira, de 39 anos, que morreu nessa quinta-feira, 25, e o aposentado Marcos Augusto Menezes, de 60 anos, que faleceu nessa sexta-feira, 26. Ambos estavam sendo tratados no hospital de campanha do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into-Ac).
Marcos Augusto Menezes já havia perdido um irmão para a Covid-19. Afonso Maria Menezes, de 65 anos, morreu no dia 27 de janeiro passado em sua residência, em Xapuri. Marcos e Afonso eram muitos conhecidos em Xapuri por serem inseparáveis a ponto de ser muito raro um ser visto sem estar na companhia do outro. Nas redes sociais, familiares lamentaram a morte dos irmãos.
Diego Ferraz foi sepultado na manhã dessa sexta-feira. Parentes e amigos organizaram uma comitiva de veículos para receber o carro funerário na chegada a Xapuri e seguir em cortejo até o cemitério municipal São José, onde ocorreu o sepultamento. Ferraz trabalhava há 9 meses nas rádios Educadora AM e Aldeia FM, onde apresentava o programa romântico “Love Night”.
Xapuri é o segundo município do Acre em incidência da Covid-19, com 12.574,0 casos registrados por grupo de 100.000 habitantes, segundo os dados da Secretaria de Estado de Saúde. Essa taxa é quase o dobro da média estadual, que é de 6.342,4/100.000 habitantes, e menor apenas que a do município de Assis Brasil, que é de 14.892,5/100.000 habitantes.
Vacinação
A Secretaria Municipal de Saúde de Xapuri (Semusa) informa que já aplicou 226 vacinas contra a Covid-19 de um total de 260 repassadas ao município pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) referentes à primeira dose. A segunda dose também já começou a ser aplicada, mas ainda não há dados disponíveis a respeito do andamento.
-
Destaque 6
Acordo põe Supermercados e lojas de material de construção fechados nos finais de semana
-
MEDIDA EXTREMA
Gladson estuda flexibilizar comércio de segunda a sexta e lockdown aos sábados e domingo
-
PROMOÇÃO
Companhia lança passagens aéreas de ida e volta por R$ 606 de Rio Branco para São Paulo
-
Cotidiano
Ex-servidor do Idaf que legalizava furtos de gados é preso em operação no Acre
-
Na rede
Jovem é morta com 11 facadas em Cruzeiro do Sul
-
PROMESSA CUMPRIDA
Gladson assina decreto convocando 325 concursados da Polícia Militar
-
SOBRE RACHADINHAS
Bolsonaro se irrita com pergunta e encerra coletiva no Acre
-
DENÚNCIA
Delegado do Acre entrega carta a Bolsonaro denunciando perseguição da Civil e PGE