Alunos do curso de medicina da Ufac em parceria com o Colégio Sigma , através do projeto MedAprova, realizaram um aulão um comunitário para o Enem 2018, nesta sexta-feira (2), no Teatro da Ufac. Para participar do aulão foi pedido uma doação de 1 Kg de alimento aos participantes. Cerca de 800 pessoas compareceram ao evento. Todo o alimento arrecadado será doado a instituições carentes da Capital.
O projeto de extensão MedAprova é um curso de preparação para o Enem e vem sendo realizado há 9 anos, por alunos do curso de medicina da Ufac, e um professor coordenador responsável. O curso é ofertado de forma voluntária e gera 100 bolsas de estudo a comunidade em geral. O pré-Enem tem aulas ministradas pelos próprios alunos, são cerca de 50 alunos-professores voluntários.
“Atualmente o curso vem passando por um sério boicote por parte da pro-reitoria de extensão e da administração superior da Ufac. No último mês, tivemos o corte de bolsas de estudo sem justificativas. O projeto não recebe o apoio devido, mesmo apresentando altos índices de aprovação em cursos”, disse o coordenador do projeto Prof. Dr. Wagner de Jesus.
Para participar do pré-Enem MedAprova, o candidato deve passar por um processo seletivo que é realizado todos os anos e divulgado na rede social do cursinho, https://www.facebook.com/medaprovaufac/.
“Somente neste ano de 2018, foram inscritos mais de 3 mil pessoas para disputar 100 vagas, tudo de forma gratuita”, disse Carlos Oaskes, aluno de medicina e voluntário do projeto.
O outro lado
A Universidade Federal do Acre (Ufac) vem por meio da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proex) esclarecer que, considerando o não cumprimento do envio do relatório mensal dos bolsistas do Pré Enem Med Aprova desde o início do seu projeto, aproximadamente no mês de março, a Proex suspendeu o pagamento do mês de agosto, que seria pago no início de setembro.
No mês seguinte, foi solicitado o pagamento dos meses de agosto e setembro na expectativa de que os relatórios seriam encaminhados, o que não ocorreu. Mais uma vez no mês de outubro, porém o pagamento foi processado (agosto e setembro).
Como a situação não mudou neste mês, não solicitamos o pagamento do mês de outubro até que a situação fosse regularizada. A Ufac tem dado todo apoio ao Med-aprova: além do pagamento dos bolsistas, autorizou os espaços e cota de 1.500 unidades de reprografia que foi solicitada para elaboração das provas.
A deputada federal Socorro Neri (Progressistas) anunciou nesta sexta-feira (22) que decidiu antecipar seu retorno…
Cruzeiro do Sul, a famosa “terra da farinha e das ladeiras”, foi palco do mais…
Eliana Michaelichen já tem mais um projeto definido para 2025. Além da temporada especial do…
A população de Acrelândia tem sido alertada pelo Serviço de Água e Esgoto do Estado…
A cantora Simone Mendes, considerada hoje a grande estrela da música sertaneja brasileira, e o…
Um policial militar que atirou contra um estudante de Medicina, de 22 anos, na última…