Da terra do amendoim para o centro do poder do Brasil

Bom dia! Boa tarde! Boa noite!
Tem gente que dorme repórter e acordo repórter (eu). Tem gente que dorme pobre e acorda milionária (o acertador da Mega-Sena). Tem mulher que dorme esposa de ex-prefeito e acorda senadora, que é o caso de Mailza Gomes, esposa do ex-prefeito de Senador Guiomard, James Gomes (Progressistas), que vai sair da ‘terra do amendoim’, no interior do Acre, para debater os grandes temas políticos que poderão mudar a vida dos brasileiros, no centro do poder do Brasil, em Brasília, após o senador Gladson Cameli (Progressitas) impor a maior derrota que o petismo sofreu na história política e ocupar a cadeira de governador do Acre. Uma situação bem melhor do que dormir repórter e acordar repórter.
A convite do senador Gladson Cameli, Mailza Gomes está em Brasília. Ela viajou para se adaptar a seu novo ambiente de trabalho, conhecer seu gabinete, além de pegar umas pequenas dicas de como desempenhar um bom trabalho nos próximos quatro anos de mandato. A nova senadora vai precisar de muito amendoim para ter energia para ouvir a choradeira dos prefeitos dos 22 municípios acreanos que visitam constantemente os parlamentares, em busca de recursos de emendas parlamentares para ajudar a tocar suas prefeituras. O ex-prefeito James Gomes, já comprou paletó novo para a posse, só que o mandato agora é de Mailza Gomes, que passa a ser a representante política da família.
PP e MDB devem comandar a Aleac
Quem esperava uma acirrada disputa dos deputados eleitos pelo MDB e Progressistas pelo comando da Aleac terá que dormir sem os costumeiros barracos da época em que eles tentavam recuperar o poder no Estado. Apesar de o governador eleito Gladson Cameli, dizer que não meteria o bedelho na escolha dos novos membros da Mesa Diretora da Casa, tudo indica que a presidência ficará mesmo com um dos três deputados de seu partido. Os demais cargos de destaque devem ficas nas mãos dos bem votados emedebistas. Os dois deputados tucanos do partido do vice-governador Major Rocha também devem participar da divisão de cargos na composição dos novos dirigentes do Poder Legislativo.
Três candidaturas chegaram a ser ventiladas
Pelo menos três candidaturas à presidência da Aleac chegaram a ser ventiladas nos bastidores do legislativo estadual. O deputado Jenilson Leite (PCdoB) lançou candidatura em entrevistas concedidas a jornais e TVs. Considerado favorito na bolsa de apostas, Nincolau Júnior (Progressistas), deputado que sempre falou pouco, disse que estaria em adiantadas e longas conversas para unir os colegas em torno de seu nome. Impulsionado pelos caciques emedebistas, Roberto Duarte (MDB) foi candidato por um final de semana, mas após uma reunião de seus apoiadores com Gladson Cameli, a cúpula do MDB repensou e recuou, sinalizando que poderá aceitar os conselhos do novo governador.
A bispa segue firme e forte
A ex-deputada Antônia Lúcia (PR) está longe de abandonar a política no Acre. Apesar de mais uma vez bater na trave na disputa por uma das oito cadeiras de deputado federal pelo Estado, a Bispa iniciou uma agenda pelos municípios do interior para agradecer os 15.336 votos, mais que o dobro da votação de um dos parlamentares eleitos após o cálculo do quociente eleitoral. “A população do Acre demonstrou que acredita em minha capacidade de trabalhar e renovou minhas esperanças na política. O resultado final das eleições revigorou minhas forças para continuar lutando por novas conquistas para meu povo, como sempre fiz quando aprovei matérias importantes na Câmara”, destaca a Bispa.
Um soldado do projeto
O ex-prefeito de Epitaciolândia, André Hassem (SD) se comportou como um soldado do projeto vitorioso da oposição. Além de contribuir com a vitória do governador eleito Gladson Cameli (Progressistas), Hassem lançou uma candidatura de última hora para ajudar a eleição de Vanda Milani (SD) que foi a deputada federal mais bem votada em Epitaciolândia. “Precisávamos trabalhar pelo projeto. Acredito que esse foi o comportamento que fez a diferença para a oposição varre o PT da política acreana. Espero que possamos festejar os frutos dessa grande conquista, levando os benefícios que a população anseia há anos. Estarei à disposição para contribuir com as boas mudanças”, diz André.

Nesta quarta-feira, 29, a Defesa Civil, registrou aumento de 73 centímetros no nível do Riozinho do Rola nas últimas 24 horas – chegando a 17,45 metros. Com o registro, o órgão alerta para aumento do nível do Rio Acre, onde pode impactar a mais pessoas na capital, Rio Branco.
Devido o volume de águas subindo, o coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Carlos Batista, alerta para mais impactos à população da capital, Rio Branco, e para atenção da população no uso de embarcações. “Há muitos balseiros descendo o rio e é preciso atenção de quem está utilizando as embarcações”, explicou.
Batista também pediu para que as pessoas que usam lanchas e Jet-Ski reduzam a velocidade. “Também pedimos para quem esteja utilizando jet-skis, lanchas e outras embarcações, que faça trajeto em baixa velocidade, para evitar o comprometimento das casas em situação de alagamento”, orientou o coordenador da Defesa Civil Estadual.
O produtor rural e aposentado José Antônio Ferreira Leandro, de 60 anos, vive com a esposa Eunice Silva, de 67 anos, nas proximidades da ponte do Riozinho do Rola, no quilômetro 11 da estrada da Transacreana. Morando no local há cerca de 20 anos, o aposentado afirma que foram atingidos na cheia de 2015 e que com o levantamento feito na estrada e a substituição da ponte de madeira por uma de concreto asseguraram maior tranquilidade a quem mora na região. “Se não fosse terem alterado aqui a estrada e feito uma ponte de concreto, tudo aqui ao redor já estaria alagado”, afirmou.
A Secretaria de Agricultura (Seagri), mobilizou equipes para atender as famílias atingidas nas áreas rurais do estado. “Alinhado com o governador Gladson Cameli, estamos comprando do pequeno produtor, associações e cooperativas, para atender as demandas locais onde as pessoas estão abrigadas e também atender os nossos produtores vítimas da enchente”, destacou Luis Tchê.

Com 433 famílias desabrigadas por causa da cheia do Rio Acre, somente em Rio Branco, a a vice-governadora Mailza visitou cinco abrigos estruturados e coordenados pelo governo do Acre, na região da Baixada da Sobral, na manhã desta quarta-feira, 29, e prestou solidariedade e reforçar o compromisso do Estado com os atingidos que já passam dos 40 mil na capital.
Gomes esteve primeiro no abrigo visitado está na Escola Estadual Professora Heloísa Mourão Marques, onde estão 57 pessoas, entre elas Kelsiano Mesquita, morador do Bairro da Glória, que teve sua casa atingida pela alagação e foi transferido para o abrigo junto com a esposa e o filho. Diante das dificuldades enfrentadas, ele garante que todos estão recebendo apoio nos abrigos. “Eu dou parabéns a todos pela ajuda que estamos recebendo neste momento difícil. A gente vê que é um cuidado que extrapola o próprio dever, quando eles dão carinho e atenção às pessoas e isso está sendo muito gratificante para a gente”, disse.
Presente no ato, a presidente da Agência de Negócios do Acre (Anac), Waleska Bezerra, frisou que os abrigados seguem uma rotina como forma de garantir as condições de boa convivência de todos. “Aqui nós temos disciplina, horário para tudo, temos acolhimento e toda a nossa equipe tem ficado 24 horas à disposição dessas famílias, cuidando de tudo”, frisou.
Em seguida, a gestora esteve na Escola Estadual João Paulo II que também foi visitada pela vice-governadora e sua equipe. O abrigo está acolhendo 54 pessoas, sob os cuidados da Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre). “A Fundhacre, por meio de seus colaboradores, está empenhada nesta importante missão de levar abrigo às famílias necessitadas. O governo do Estado não tem medido esforços para ajudar a nossa população. É toda uma força tarefa e conjunta de amor ao próximo”, salienta o presidente da instituição, João Paulo Silva.
Por fim, Mailza esteve ainda nas escolas Ayrton Senna da Silva, em que o abrigo é coordenado pelo Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre); Ramona Mula Pastor de Castro, que está sob a coordenação da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) e a Boa União, que está sob os cuidados da Secretaria de Estado de Governo (Segov). “Este é um governo que cuida das pessoas. Todas as secretarias que estão à frente de algum abrigo estão de parabéns, pois montaram um protocolo, tiveram todo o cuidado para receber as pessoas que estão desabrigadas. Estivemos em algumas escolas e o que encontramos foram famílias que, apesar da situação, estão sendo acolhidas e bem cuidadas. Tenho certeza que juntos vamos superar essa situação tão delicada”, declarou a vice de Gladson Cameli.

O Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) bloqueou as áreas do Calçadão na Gameleira, nesta quarta-feira, 29, devido o transbordamento do Rio Acre.
Mesmo com a sinalização de perigo, diversas pessoas lotaram o Centro Histórico da capital acreana, com a situação se tornando atrativa para os curiosos.
Na data de hoje, o manancial atingiu a marca de 17,03 metros, ultrapassando a cota de transbordamento.
A RBTrans, em conjunto com o Detran/AC, realizam a educação de trânsito no espaço, solicitando que a população que não necessite acessar a área, deixem o perímetro.
Fotos: Jardy Lopes

Devido a vazante no manancial na região do Alto Acre, a ponte José Augusto que liga Epitaciolândia a Brasileia, foi desinterditada. O comunicado foi divulgado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF/AC), na tarde desta quarta-feira, 29.
A interdição havia ocorrido devido a elevação do Rio Acre. Em meio ao fechamento do local, que já tinha o tráfego reduzido durante o dia, a região fica sem nenhuma rota alternativa para a trafegabilidade, no entanto, a passagem voltou a normalidade.
Em meio a cheia, a região de Brasiléia conta com 6 abrigos, 8 bairros atingidos, 464 desabrigados e 8.482 desalojados. A cidade tem um efetivo de 879 militares trabalhando, já em Epitaciolândia, há 5 bairros atingidos, 412 desabrigados, 550 desalojados e um efetivo de 56 trabalhadores atuando.
-
Notícias
Na China, diretoria da Frisacre diz que Acre deve entrar no mapa da Exportação com ajuda de Jorge Viana
-
atingidos pela enchente na capital
Bocalom anuncia PL que deve destinar R$ 10 milhões para famílias e comerciantes
-
RODOU O MUNDO
Atriz americana compartilha vídeo de resgate em alagação no Acre
-
DENÚNCIA
Postos de combustíveis e mercados estão cobrando preços abusivos, denuncia vereador
-
POUCA GRANA
Cheia no Acre : Governo Lula só repassa R$ 1,4 milhão para custear necessidades básicas
-
COMOÇÃO NACIONAL
Cantor João Gomes faz apelo por ajuda ao Acre devido às enchentes
-
Na rede
No Acre, criança de 4 anos morre afogada durante batismo de igreja
-
Acre
Diversão em lanchas no Rio Acre revolta empresária da capital