Menu

Acadêmico da Ufac posta foto polêmica e professor questiona

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O acadêmico do 2º período do curso de História da Universidade Federal do Acre, Ronan Matos, gerou polêmica ao postar uma foto em seu perfil com uma arma e a seguinte indagação: “Segunda-feira tem aula, né”.


O professor Sérgio Souza compartilhou a imagem no Facebook e fez uma correlação da atitude com o fascismo ao lembrar que o estudante além da arma está vestido com uma camisa do presidenciável Jair Bolsonaro.

Publicidade

“Esse rapaz, com uma arma na mão e a camisa do candidato fascista, se chama Ronan. É aluno do segundo período do curso de História, na UFAC. Na imagem, de arma em punho, ele indaga: “segunda tem aula, né”.


Procurado, Ronan Matos afirmou que a arma é de pressão e que a publicação não passou de uma brincadeira.


“Com relação a imagem é uma sequência de memes que eu posto. Fizeram uma interpretação como se eu fosse fazer um massacre na segunda-feira. Foi apenas uma brincadeira em alusão a uma palestra sobre o ‘Escola Sem Partido’ durante a semana em que o palestrante disse que independente de quem ganhe a eleição, segunda-feira vai ter Paulo Freire”, se defende Ronan.


Na mesma publicação, o professor Sérgio Souza relembra que o aluno é o mesmo que “foi em um jornal local e afirmou que era discriminado e sofria coação no curso, além de acusar veteranos de usarem drogas. Na reunião que teve, o dito não apareceu, ficou em casa, talvez brincando de cawboy. Mas, deixe-me responder a pergunta do Ronan. Segunda vai haver aula sim. Professores e alunos estarão no curso, como sempre estivemos, dispostos a enfrentarmos RATOS e VERMES autoritários”.


A afirmação de Ronan, conforme relata o professor, fora feita no começo de outubro.


Neste domingo, por telefone, ao ser perguntado sobre as declarações que fizera, Ronan Matos admitiu que não deveria ter exposto o curso. “Exposição equivocada”, admitiu.


Ele disse que deu as devidas explicações à coordenadoria de História e reafirmou que suas críticas são de viés ideológico.
“A crítica foi puramente ideológica, de viés ideológica.”


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido