Conecte-se agora

Erro de informação sobre local de prova do Enem? Saiba o que fazer

Cartões de confirmação devem ser verificados previamente para evitar transtornos

Publicado

em

O cartão de confirmação da inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi disponibilizado nesta segunda-feira (22) e, não por acaso, as recomendações dadas incluem a visualização antecipada do local de prova. Graças à antecipação, o participante Roberto da Conceição, de 26 anos, conseguiu identificar uma informação inconsistente no documento. “A universidade em que fui alocado tem campi diferentes. No local de realização do exame constava um campus e, no endereço, outro. Como eu sei que são bairros distintos, percebi que havia um problema”, sinaliza.

Para solucionar o problema, o estudante buscou orientações específicas sobre como proceder em casos de erro nas informações, tanto no cartão de confirmação quanto na página do participante, mas não encontrou. Foi necessário então abrir uma chamada técnica na seção Fale Conosco, do Ministério da Educação (MEC) e até mesmo entrar em contato por telefone.

Em ambos os casos, foi orientado a seguir as recomendações que constavam no documento. “Recebi a mesma resposta: ‘você tem que ir ao local indicado antecipadamente para saber se o seu nome está lá’. Como é que eu saberia se o meu nome estaria lá? Não sei como funciona esse procedimento, se os nomes são disponibilizados antecipadamente”, comenta.

Saiba mais: participantes do Enem avaliam a logística para chegar ao local de prova

Orientações do MEC

Em casos como esse, a orientação do MEC é que o estudante entre em contato com o órgão por meio dos canais de atendimento. Por telefone, o número é 0800616161. No site da pasta, basta acessar a seção Fale Conosco e enviar a notificação.

Correção do endereço

Na manhã desta quarta-feira (24), Conceição foi informado por e-mail do MEC que o local de realização da prova havia sido alterado. Apesar de acreditar que a retificação não foi decorrente da abertura da chamada técnica, já que o comunicado não incluiu o número de protocolo, o conselho é que todas as informações sejam checadas antes do primeiro dia da prova do Enem 2018, em 04 de novembro.

“Se eu deixasse para a última hora ou eu não visse o e-mail de alteração, haveria um problema. Ia atrapalhar um processo bem importante na vida de todo estudante. Então, é importante verificar a instituição de ensino e o endereço, traçar todo o seu roteiro bem antes para não correr o risco de virar um memedos atrasados do Enem”, recomenda.

Acre 01

Duarte acusa Comissão Eleitoral de parcial, mas diz que não vai recorrer do resultado

Publicado

em

O deputado federal Roberto Duarte (Republicanos), candidato derrotado na eleição para presidência da Federação de Futebol do Acre (FFAC), na tarde desta terça-feira, 31, comentou o resultado do pleito onde perdeu para o atual presidente Toniquim por 19 votos a 10.

Duarte afirmou que a comissão eleitoral responsável pelas eleições foi parcial e disse que o pleito foi marcado por aberrações e irregularidades, mas mesmo assim não vai recorrer.

“Agradeço a Deus sempre em primeiro lugar, agradeço aos times que acreditaram na nossa candidatura e votaram na nossa chapa, agradeço ainda ao meu vice, Flávio Silva, por estar ao nosso lado em todo pleito. Existiram inúmeras aberrações e irregularidades nessas eleições que não precisariam existir, a comissão eleitoral foi parcial. Termino o pleito como iniciei com respeito ao adversário e desejando sorte ao futebol acreano. Fizemos nossa parte e agora apoiarei com nosso mandato os times que nos apoiaram. Seguiremos lutando pelo futebol acreano”, disse.

Continuar lendo

Acre 01

Ludmila perde guarda da filha para o pai e chora durante live: “Exausta e mentalmente cansada”

Publicado

em

A batalha judicial de Ludmilla Cavalcante para conseguir a guarda de sua filha mais velha, a pequena Antonella, teve um desfecho triste para a influenciadora, que desabafou durante live em sua rede social.

Lutando durante meses contra o ex-companheiro, o empresário Márcio Calixto, a liminar judicial que saiu durante a tarde desta terça-feira, 31, determina provimento ao recurso do genitor.

Segundo Ludmilla, a justificativa afirma que “a criança já está a quase 2 anos aos cuidados do pai, não pode se afastar dos irmãos que moram com a criança em São Paulo e que Antonella já possui figura materna”.

Indignada, ela desabafou no Instagram, afirmando não aguenta mais toda essa situação, em ter que ficar longe de sua filha, mas que vai recorrer da decisão.

“Você vai falar o que para a Antonella, quando ela perguntar quem é essa mulher que tá no lugar da mãe dela? Parabéns, você é um péssimo pai. Mas as providências vão ser tomadas, isso não pode ficar assim, a minha filha não merece isso”, declarou.

 

Continuar lendo

Acre

Toniquim é reeleito presidente da Federação de Futebol

Publicado

em

Foto: Sérgio Vale/ac24horas

O presidente da Federação de Futebol do Acre (FFAC), Antônio Aquino Lopes, o Toniquim, vai continuar dando as cartas na entidade que dirige o futebol acreano. Em eleição com votação secreta na tarde desta terça-feira, 31, o cartola foi eleito para os próximos 4 anos por 19 votos contra 10 para a chapa encabeçada pelo deputado Roberto Duarte.

“Eu me sinto feliz por ser reeleito, acho que temos muito a fazer. Saímos de uma possibilidade muito ruim para o nosso futebol, já que sabemos quem estava por trás dessa chapa”, disse.

Após cerca de 45 minutos reunidos para votação, a Comissão Eleitoral declarou Toniquim vencedor.

Os representantes de clubes decidiram conceder mais 4 anos para Antônio Aquino, que ao fim de mais uma mandato, em 2017, vai completar 42 anos à frente da instituição.

Marcelo Avelino, presidente do Atlético Acreano, foi um dos que votou em Toniquim. “Acho que foi feita justiça, o Toniquim tem um trabalho de fortalecimento do nosso futebol. Não poderíamos ser injustos em nao reconhecer esse legado”, disse.

Continuar lendo

Cotidiano

Clima é quente antes de eleição para presidência da Federação de Futebol do Acre

Publicado

em

Os momentos que antecedem a eleição entre Antonio Aquino, o Toniquim, e o deputado Roberto Duarte pela presidência da Federação de Futebol do Acre (FFAC) na tarde desta terça-feira 31, é marcada pelo acirramento entre os apoiadores das duas chapas.

O presidente do Independência, José Eugênio Leão Braga, conhecido como Macapá, afirmou à imprensa ao chegar na sede da Federação que vai pedir a cassação do registro da chapa encabeçada por Duarte. O motivo, de acordo com Macapá, seria que o deputado federal que toma posse nesta quarta-feira, 1°, teria já sido diplomado pela justiça eleitoral e por isso não poderia assumir a Federação.

Uma decisão da comissão eleitoral, que tem como presidente, Nikolas Salvador, desagradou a imprensa ao decidir que os profissionais da comunicação que estão na Federação se retirassem do local de votação, sendo permitida apenas a presença dos presidentes de clubes e candidatos.

Roberto Duarte, por conta da posse na Câmara dos Deputados, não está presente, sendo representados pelo candidato a vice, Flavio Silva, ex-assessor político de Gladson Cameli.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Este conteúdo é protegido.