Conecte-se agora

Prefeita agradece trabalhadores que ajudam a cuidar da cidade

Publicado

em

A prefeita de Rio Branco, Socorro Neri, foi à sede da secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SEMSUR) nesta terça-feira, 23, para parabenizar os trabalhadores pelo Dia Municipal dos Garis e Margaridas e agradecer as equipes pelo trabalho que realizam na cidade.

“A palavra que trago é de gratidão pela dedicação dessa equipe. O trabalho de vocês resulta em qualidade de vida para a sociedade, na medida em que a limpeza da cidade tem impacto positivo na saúde da população. Sei do grande esforço que fazem, e apesar da crise financeira, como fazemos o dever de casa, estamos conseguindo manter todos os serviços essenciais”, disse Socorro Neri.

Os 210 garis de Rio Branco atuam na manutenção e limpeza de 120 praças e áreas de lazer, nas 60 vias estruturantes, 70 córregos e 3 Parques. As 40 margaridas são responsáveis pela limpeza da área central da cidade e os Centros Comercias, como os da Estação Experimental, da Sobral, Calafate, São Francisco e Vila Acre.

Na operação de combate ao Aedes aegypti, este ano, a SEMSUR já retirou dos bairros de Rio Branco mais de 37 mil toneladas de lixo e entulho. A operação reiniciou a semana passada, com trabalho desenvolvido em parceria com as equipes da secretaria de Saúde.

O gari Manoel Doratelmo, que está na SEMSUR desde 1991, diz que fica orgulhoso quando ouve os elogios sobre a limpeza urbana da capital. “Dá gosto as pessoas falarem que Rio Branco está sempre limpa e a gente vê que isso é o resultado do meu trabalho e dos colegas todos”.

Alfabetização na Semsur: “aprendi a ler aqui e meu maior orgulho é ajudar meu filho no dever de casa dele”.

Antes de pegar em vassouras, pás e roçadeiras e ir para as ruas, um grupo de garis da SEMSUR pega em cadernos, livros, caneta e lápis. Desde o ano passado, por meio de uma parceria com a secretaria Estadual de Educação, a SEMSUR, garante aulas diárias a partir das 6h30 da manhã.

Os trabalhadores aproveitaram para agradecer a prefeita Socorro Neri e ao secretário municipal de Serviços Urbanos, Kellyton Carvalho, pela oportunidade de ter aulas na sede da secretaria, antes do início do expediente.

Emocionado, Egileu Barros, de 46 anos, há 10 na SEMSUR, contou para a prefeita que agora já sabe ler, escrever, fazer contas. “O maior orgulho da minha vida agora é poder ajudar meu filho no dever de casa, fazer contas sem pedir ajuda e não pegar mais a condução errada. Estou muito agradecido e quero seguir estudando, não vou parar não”, relatou o gari, que sonha em “crescer” na secretaria, agora que adquiriu mais conhecimento.

O titular da SEMSUR, Kellyton Carvalho, explica que a valorização profissional por meio da educação é uma política da secretaria. O secretário conta já houve casos de garis e margaridas que galgaram postos maiores, como de encarregado e de coordenador de equipe. “Além de servir para a vida pessoal, estes novos conhecimentos possibilitam, sim, a ascensão deles aqui na SEMSUR”.

Educadora, a prefeita Socorro Neri confirmou para o grupo que as aulas antes do expediente terão continuidade.

9 anos de UTRE

Além do dia Municipal do Gari e da Margarida, a secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SEMSUR), comemora também, nesta terça feira, 9 anos de funcionamento da Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos (UTRE) do Município. Em momento de confraternização, o secretário Kellyton fez questão de agradecer pelo empenho da equipe.

Diariamente, a UTRE recebe 230 toneladas de resíduos domiciliares e comerciais, 1,6 toneladas de resíduos da área da saúde e 1 tonelada de material reciclável, sendo estes coletados por empresa privada contratada pela prefeitura. A contribuição de outros geradores (particulares) representa mais 6,8 toneladas/dia, em média, de resíduos domiciliares.

Além de diversas ações integradas, a UTRE realiza um sistema de monitoramento ambiental, com análises feitas mensalmente por um laboratório especializado, seguido de laudo emitido por técnico responsável e encaminhado ao Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), órgão estadual, e à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia).

Este slideshow necessita de JavaScript.

Acre

Duarte visita municípios do Juruá para prestar conta do mandato

Publicado

em

Desde o início da semana, o deputado estadual Roberto Duarte cumpre agenda nos municípios do Vale do Juruá. O objetivo é prestar contas do seu mandato, apresentando as suas principais ações e como isso está contribuindo com as demandas dos municípios.

“Estou aproveitando o recesso parlamentar para visitar os municípios. Estou em Cruzeiro do Sul, hoje, e retornarei para Rio Branco na semana que vem. Vamos parando nas cidades para prestar contas do mandato e mostrar tudo que estamos fazendo pelo Acre”, comentou Roberto Duarte.

Ao longo desta semana, o parlamentar utilizou as suas redes sociais para apresentar algumas reivindicações, como, por exemplo, a necessidade de contratação de médicos para a Unidade Básica de Saúde de Rodrigues Alves. “Eles estão há dois meses sem médicos aos domingos e terças-feiras, à noite, causando transtornos para a população”, disse Roberto Duarte.

Em uma das suas agendas em Cruzeiro do Sul, o parlamentar visitou o Loteamento Terças e denunciou o abandono do local. “Simplesmente falta tudo. Os moradores convivem com esgoto a céu aberto, matagal e muito lixo. Eles não querem nenhum privilégio, apenas o que é de direito. Vamos levar esse assunto aos gestores para tomada de providências”, destacou Duarte sem suas redes sociais.

Seguindo o planejamento, o deputado estadual Roberto Duarte visitará os municípios do Baixo e Alto Acre ainda durante o recesso parlamentar da Assembleia Legislativa do Estado do Acre.

Continuar lendo

Acre

FIEAC comemora avanços na indústria nos últimos 6 anos

Publicado

em

Série de reportagens documenta conquistas obtidas pela instituição visando ao fortalecimento e desenvolvimento do ambiente de negócios no estado

A indústria é o setor que movimenta a economia. Produz, cria empregos, mantém emprego, paga impostos, trabalha muito, transforma não somente matérias-primas, mas toda uma sociedade. Mesmo em meio a incontáveis dificuldades, a FIEAC tem como uma das maiores missões trabalhar a fim de melhorar o ambiente de negócios para o ramo industrial – e, em consequência, todo o setor produtivo. Nos últimos seis anos, a instituição já contabiliza conquistas significativas, que serão abordadas nesta série especial de reportagens ancorada no tema “Reage, Indústria”, que, mais do que um slogan, tornou-se palavra de ordem para a instituição.

Com a ajuda de parceiros, como o Governo do Estado, prefeituras e Poder Legislativo, que abraçaram a causa da iniciativa privada, fazendo uma aliança suprapartidária pelo desenvolvimento definitivo, a FIEAC enumera diversas demandas exitosas. Para o presidente da instituição, empresário José Adriano, é importante elencar e evidenciar cada superação sobre entraves burocráticos, dificuldades estruturantes e adversidades de toda sorte.

Entre as principais demandas solucionadas, destacam-se as melhorias realizadas no Parque e Distrito Industrial, por meio da campanha “Reage, Indústria”, que visa à valorização e o resgate da autoestima do setor; Programa de Estímulo à Construção Civil (PEC-GER); Programa de Compras Governamentais; passivo da COPIAI; campanha de vacinação prioritária para trabalhadores da Indústria contra a Covid-19; licenciamento de operação para marceneiros em Cruzeiro do Sul; Plano Acreano da Cultura Exportadora; planejamento estratégico da Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict) 2021/2022.

“Precisamos valorizar cada conquista. A FIEAC tem se esforçado para vencer cada obstáculo que o setor empresarial no estado enfrenta e não são poucos. É preciso revolucionar nossas ações cotidianas, sempre nos pautando pelo dever de fazer uma grande mudança e conquistar a independência do setor produtivo, tornando-o forte e desenvolvido”, ressalta Adriano.

Assessoria FIEAC

Continuar lendo

Acre

Rio Branco quer chegar a 70% dos moradores imunizados com mutirão

Publicado

em

Mais pontos de vacinação contra Covid-19 foram acrescentados para o mutirão que governo e prefeitura realizarão neste fim de semana em Rio Branco. A população da Cidade do Povo, por exemplo, pode recorrer à Escola Cívico-Militar Wilson Barbosa para obter a imunização nesta sexta-feira (23) e no sábado (24), das 8h às 22h.

Na região central, os moradores podem procurar a Biblioteca Estadual, em frente a Praça Plácido de Castro.

A meta de vacinar 70% da população estimada de 284 mil rio-branquenses com idade acima dos 18 anos.

“No domingo, 25, a vacinação não será interrompida. Em parceria com a Universidade Federal do Acre, vamos vacinar das 8h da manhã até às 17h, no Centro de Convenções da instituição. Então não tem desculpa, fique esperto e não deixe de se vacinar”, pede Frank Lima, secretário de Saúde de Rio Branco.

Continuar lendo

Acre

Levantamento mostra Gladson em cima do muro sobre voto impresso

Publicado

em

O governador Gladson Cameli não divulga seu posicionamento na questão do voto impresso, segundo sugere levantamento do Poder 360 publicado nesta sexta-feira (23).

O portal consultou todos os governadores sobre voto impresso e, conforme publicou, o governador do Acre “não externou posição favorável ou contrária”.

Nesse contexto, Gladson teria respondido que “apoia o que a justiça eleitoral decidir”.

Quase metade dos governadores brasileiros é contra a adoção do voto impresso no sistema eleitoral, segundo esse levantamento do Poder360. São 13 dos 27 chefes do Executivo estadual, que afirmam ainda que o método atual, a urna eletrônica, é seguro e moderno.

Uma PEC tenta retomar o voto impresso no País. Uma campanha do presidente Jair Bolsonaro lança desconfianças sobre o processo, que já se mostrou seguro.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas