Menu

Servidores da Saúde do Acre podem ter salários cortados em outubro

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A situação, que já é preocupante no setor de saúde, pode ficar ainda pior na próxima semana. Isso porque os servidores da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) podem ter os salários cortados, ficando sem os plantões e horas extras trabalhadas no mês de outubro.


Um grupo de servidores da Sesacre procurou o ac24horas na tarde de segunda-feira, dia 22, para revelar o que a pasta estuda fazer. O quadro crítico nas finanças da instituição pode piorar ainda mais nos próximos dias, após os cortes feitos pelo governo federal sobre o Fundo de Participação dos Estados (FPE).

Publicidade

Os trabalhadores acreditam na possibilidade, porque em novembro de 2017, o Governo do Acre também fez isso, pegando os trabalhadores de surpresa. Contudo, a justificativa aos servidores foi de que ninguém recebeu porque houve um erro no processamento da folha de pagamento.


“Lá no setor da folha a gente já foi orientado a deixar duas folhas, uma com todos os pagamentos, e outra encaminhada com os cortes. É uma pena que o governo trabalhe dessa forma. O pior é que a gente sabe que de janeiro pra lá, vai ser ainda pior, porque o dinheiro vai cair [reduzir] mais”, comenta uma servidora.


O governador Sebastião Viana, conhecedor como ninguém da situação econômica a que o Acre está refém, correu para as redes sociais e anunciou cortes e reduções na máquina, visto a baixa nos repasses da União. Já era de se esperar o feito, uma vez que desde a eleição, ocorrida em 07 de outubro, vários serviços estão suspensos.


“O Governo Federal gerou perdas drásticas e perversas nas transferências constitucionais aos estados brasileiros, somente no Acre perdemos quase 70 milhões nos últimos 50 dias. Nesse impasse nos resta o caminho menos doloroso: adotar medidas de sacrifício”, escreveu o governador petista que se despede do Palácio Rio Branco após oito anos de poder.


Sobre os cortes, a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), em nota enviada à imprensa, negou que haja um plano para prejudicar os trabalhadores. O secretário da pasta, Rui Arruda, confirma, entretanto, que estão sendo feitos ajustes no setor, mas descartou a possibilidade de cortas salários dos servidores em atividade.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido