Menu

Socorro Neri anuncia ajuste fiscal, reforma administrativa e diz que quer reinventar a Frente Popular

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Ao contrário do que a maioria das pessoas apostavam nos bastidores políticos a prefeita de Rio Branco, Socorro Neri (PSB) não pretende mudar de lado após a derrota histórica da Frente Popular do Acre (FPA) nas eleições deste ano. A gestora diz que estaria disposta a reinventar a coligação que foi comandada pelo Partidos dos Trabalhadores (PT) nos últimos 20 anos, ao lado de pessoas que estiverem disposta que não lutem apenas por projetos de poder.


Com objetivo de adequar a estrutura da prefeitura ao momento de crise econômica do país, Socorro Neri vai promover um ajuste fiscal no município. “Farei um ajuste fiscal objetivando garantir as condições para que a Prefeitura continue atravessando a crise financeira, que afeta a todos os entes públicos brasileiros, sem colocar em risco a manutenção dos serviços essenciais à cidade e os compromissos com servidores e fornecedores”, destaca a prefeita.

Publicidade

Após a derrota do PT na disputa pelo governo, o primeiro questionamento foi sobre o destino dos cargos comissionados petistas que ficarão desempregados a partir de janeiro de 2019. Muitas pessoas apostavam que a prefeitura da Capital se tornaria uma espécie de cabide de emprego para ajudar a manter a estrutura política do PT, mas perderá quem apostar nessa possibilidade. Socorro Neri pretende fazer um reforma administrativa para enxugar a máquina.


Na reforma administrativa, a prefeita diz que “buscarei reduzir despesas com atividade-meio e focalizar a aplicação dos recursos nas funções precípuas do Município, que são essenciais à manutenção da cidade (coleta e tratamento dos resíduos sólidos, limpeza da cidade, manutenção da malha viária, iluminação pública, mobilidade urbana, manutenção dos mercados e cemitérios, manutenção dos espaços públicos, apoio ao escoamento da produção da agricultura familiar) e às políticas públicas fundamentais (educação, saúde, assistência e inclusão social e produtiva). Como se vê são muitas funções, todas indispensáveis, e envolvem muito mais recursos do que o Município dispõe. O orçamento municipal para 2019, ora em análise na Câmara Municipal, é quase semelhante ao de 2015, resultado do contexto econômico ainda retraído que estamos vivendo. Daí a necessidade urgente de otimizarmos recursos e estabelecermos prioridades. Penso que fazer gestão responsável requer coragem para fazer ajustes, quando necessários. E é o caso agora”, destaca Socorro Neri.


Questionada se pensa em mudar de partido ou se pretender se aliar ao novo grupo político que ocupará a estrutura da máquina estadual, Socorro Neri afirma que não é sua intenção. “Não mudarei de partido. Estou muito feliz no PSB. Comungo com as bandeiras do Partido e tenho com as nossas lideranças, César Messias e Manoel Moraes, os dirigentes e militantes um relacionamento respeitoso e muito cordial. Me sinto respeitada no ambiente do PSB, gosto muito do clima fraterno que construí com todos e estou muito animada em contribuir com o crescimento do Partido”, ressalta.


Sobre a permanência na Frente Popular e futuro da coligação, a prefeita estaria disposta a lutar pela elaboração de um novo projeto. “Quanto à FPA, no que depender de mim, me somarei aos que estiverem dispostos a reinventá-la, a partir de convergências sobre as razões pelas quais lutamos para assumir o poder. Pessoalmente estarei alinhada com aqueles que compreendem que o poder só vale a pena se for para produzir as transformações que promovam justiça social”, finaliza Socorro Neri.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido