Categories: Notícias

Enem 2018: Cartilha do Participante traz orientações para redação

Published by
Bárbara Maria - Ascom EMB

Com o objetivo de tornar mais transparente possível a metodologia de avaliação da redação, bem como o que se espera do participante em cada uma das competências avaliadas, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou na última semana a Cartilha do Participante – Redação no Enem 2018, que está disponível no Portal do Instituto.


A cartilha traz detalhadamente todas as competências avaliadas na redação e explica quais critérios serão utilizados nas correções dos textos. Além disso, traz as redações que obtiveram pontuação máxima no Enem 2017. Publicada anualmente, a cartilha também está sendo disponibilizada em vídeo em Língua Brasileira de Sinais (Libras) para surdos e deficientes auditivos.


O modelo de cartilha acessível faz parte do Enem em Libras, que reforça o compromisso do Inep com sua Política de Acessibilidade e Inclusão. São 26 vídeos, com todo o conteúdo da cartilha tradicional que podem ser encontrados no perfil do Inep no Youtube.


O Enem é a porta de acesso a inúmeras universidades públicas – como acontece no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e com programas de Governo, como o Universidade para Todos (ProUni) e o de Financiamento Estudantil (Fies). O Exame Nacional do Ensino Médio também possibilita que os estudantes consigam bolsas de estudo para faculdades particulares. Essa é a vontade de Geovanna Garcia, de 32 anos, que quer voltar a estudar para concorrer a uma vaga de Gastronomia.


“Redação não é algo que me assusta, sempre consigo desenvolver bem quando preciso fazer. Mas se preparar é importante, principalmente em uma prova como o Enem”, avaliou a estudante que não tinha conhecimento sobre a cartilha. “Bom saber que os participantes podem contar com esse informativo para se preparar ainda mais”, concluiu.


Regras da redação


Na redação, o participante deverá defender uma tese – opinião a respeito do tema proposto – apoiada em argumentos consistentes, estruturados com coerência e coesão, formando uma unidade textual. O texto deve ser redigido de acordo com a modalidade escrita formal da língua portuguesa. Também é preciso elaborar uma proposta de intervenção social para o problema apresentado no desenvolvimento do texto que respeite os direitos humanos.


Entre as competências exigidas se encontram:


Competência 1 – Demostrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.


Competência 2 – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.


Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.


Competência 4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.


Competência 5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.


Falta pouco mais de um mês para aplicação da prova do Enem. E mesmo que o Exame só esteja nos seus planos de 2019, é importante ir pensando em como se preparar. Uma das opções, é investir em um cursinho Pré-Enem. Se interessou? O Educa Mais Brasil oferece bolsas de estudo de até 50% para você investir nesse curso. Acesse o site do Educa Mais Brasil e confira todas as oportunidades disponíveis na sua região.


Share
Published by
Bárbara Maria - Ascom EMB

Recent Posts

Joia marca nos acréscimos, e Palmeiras tem virada heroica sobre o Del Valle

O Palmeiras conquistou uma virada histórica contra o Independiente del Valle por 3 a 2 noite de…

24/04/2024

Com gols brasileiros, Flamengo é derrotado pelo Bolívar na altitude de La Paz

Com uma escalação diferente e alternativa, o Flamengo foi derrotado pelo Bolívar, em La Paz,…

24/04/2024

Quem é Isabel Veloso, influencer de 17 anos que precisou provar que está com câncer

Isabel Veloso, influencer de 17 anos, com 2,5 milhões de seguidores no Instagram, se casou na última…

24/04/2024

Athletico resolve no 1º tempo, vence Danubio e é líder na Sul-Americana

O Athletico venceu o Danubio por 1 a 0 nesta quarta (24) na Copa Sul-Americana.…

24/04/2024

Botafogo vence Universitario e vê luz na Libertadores mesmo na lanterna

O Botafogo voltou do intervalo inspirado e venceu o Univesitario-PER por 3 a 1 no…

24/04/2024

Idosos do Lar dos Vicentinos recebem novo RG, CPF e certidão de nascimento

O Instituto de Identificação da Polícia Civil do Acre realizou nesta quarta-feira (24), uma ação…

24/04/2024