Menu

Fies: segue até sexta-feira (14) prazo de pré-seleção da lista de espera

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Segue até esta sexta-feira, 14 de setembro, às 23h59 do horário oficial de Brasília (Distrito Federal), o prazo de pré-seleção dos candidatos participantes da lista de espera do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que seria encerrado no último domingo (9). O anúncio foi feito pelo Ministério da Educação (MEC), no Diário Oficial da União da última segunda-feira, 10 de setembro.

A prorrogação é feita por meio da Secretaria de Educação Superior (SESU), órgão do MEC, e visa adequar o cronograma e demais procedimentos de ocupação das vagas remanescentes do Fies 2018. Para acompanhar a seleção, os estudantes precisam consultar a página do Novo Fies.

Anúncio

Os candidatos convocados deverão acessar o site FiesSeleção para complementar as informações em até cinco dias úteis contados a partir da divulgação da respectiva convocação na página do programa. Em seguida, a orientação do MEC é que o estudante se dirija à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino em que foi aprovado em até cinco dias.

Fies x Bolsa de Estudo

Para os estudantes que conheceram o Fies há pouco tempo, é importante saber que o financiamento é similar a um empréstimo e todo o valor deve ser pago com o término da graduação, acrescidos ou não de juros, a depender da modalidade contratada. No caso da bolsa de estudo, o contratante adquire um desconto que incide diretamente na mensalidade e pode reduzir o valor pago em até 70%.

Este benefício é concedido por programas educacionais como o Educa Mais Brasil, que oferta mais de 240 mil oportunidades para a graduação em todo o país. A contratação não requer comprovação de renda ou fornecimento de garantias ao programa.

Bolsa de estudo para curso EAD

A educação a distância (EAD) também está inclusa em diversos cursos do Educa Mais. A modalidade está entre as preferidas dos estudantes que mantém uma rotina intensa de trabalho durante o dia ou que residem em locais distantes dos centros urbanos.

De acordo com o Ministério da Educação, a quantidade de polos de ensino EAD cresceu 133% em um ano, alcançando a marca de 15.394 unidades, desde a atualização da regulamentação da modalidade realizada por meio da expedição do Decreto Nº 9.057, de 25 de maio de 2017.

O Censo da Educação Superior 2016, divulgado no segundo semestre do ano passado, sinaliza que o número de matrículas na modalidade cresceu de 4,2% em 2006 para mais de 18% em 2016, alcançando 1,4 milhões.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.