Menu

Gaeco oferece denúncia contra 46 integrantes de facções

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por intermédio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), ofereceu denúncia contra 46 pessoas acusadas de integrar organização criminosa no âmbito da ‘Operação Alcateia’.


A operação, deflagrada pela Polícia Civil com o apoio do Gaeco em julho deste ano, teve como objetivo identificar e desarticular as atuais lideranças de uma organização criminosa originária do estado do Acre.

Publicidade

Após investigações, ficou evidenciado que, com a transferência e isolamento dos chamados ‘conselheiros fundadores’ para presídios federais ou de regime disciplinar diferenciado, novas pessoas passaram a assumir o comando da organização criminosa. A operação, porém, conseguiu identificar, prender e isolar 10 das 13 atuais lideranças que comandavam a facção.


Ao longo das 228 páginas da denúncia, foram ainda descortinados diversos crimes praticados pela facção e a mando de seus ‘conselheiros’, tais como, tráfico de drogas, roubos e diversos homicídios praticados contra integrantes das organizações rivais e também contra um agente público.


Segundo o Gaeco, esses documentos e provas serão compartilhados após a devida autorização judicial e poderão desencadear outras prisões.


O Gaeco não divulgou os nomes denunciados devido o processo se encontrar em segredo de justiça devido as provas levantadas durante a operação ter alguns desdobramentos, principalmente quanto à identificação de executores e mandantes de homicídios.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido