Menu

Gaeco desarticula tabuleiro de facção criminosa que comandava crimes no Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Após seis meses de investigação, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público (Gaeco) deflagraram a operação Xeque Mate na manha desta sexta-feira (24). Foram dados cumprimento em 29 mandados judiciais no Acre, Mato Grosso e Rio Grande do Norte, após a identificação de lideranças de uma facção criminosa atuante em nosso estado.

De acordo com um dos promotores responsáveis pelas investigações, Bernardo Albano, 25 pessoas foram presas e quatro mandados de busca e apreensão foram cumpridos, em Rio Branco, Senador Guiomard e Tarauacá. As lideranças foram identificadas após a apreensão de documentos em presídios que detalhavam a forma como funcionava o tabuleiro do crime, desde o seu código penal a quem liderava a organização na região norte e até fora do país.

Anúncio

“A investigação detectou uma migração de lideranças desse tabuleiro do crime a partir do momento em que os líderes eram colocados em presídios de segurança máxima com bloqueadores de celular. Os liderados passaram a ser comandados por outras pessoas que se encontravam em liberdade, e também por pessoas que estavam em outros presídios que não tinham bloqueador e essas novas lideranças foram o nosso alvo da investigação já que estavam comandando crimes” disse Albano.

Durante as investigações, o Gaeco conseguiu também apurar a autoria de pelo menos cinco homicídios, sendo três ocorridos no mês de março em Rio Branco, um no município de Tarauacá e outro dentro do presídio Francisco D’Oliveira Conde (FOC).

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.