Categories: Cotidiano Notícias

Idaf abre inscrição para curso de habilitação de engenheiros agrônomos

Published by
Da redação ac24horas
O governo do Acre, por meio do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), abriu inscrições para o curso de Habilitação de Engenheiros Agrônomos para Emissão de Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) e Certificado Fitossanitário de Origem Consolidado (CFOC). As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através de formulário próprio no endereço eletrônico: http://www.idaf.ac.gov.br, ou diretamente no Idaf/AC – Central.
O curso é promovido pelo Idaf, com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Embrapa Acre. As inscrições se encerram no próximo dia 24, já o curso será entre os dias 27 e 29 de agosto no auditório do Idaf/AC.
A certificação é exigência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), regulamentado pela Instrução Normativa 33, de 24 de agosto de 2016, que aprova a Norma Técnica para a utilização do Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) e do Certificado Fitossanitário de Origem Consolidado (CFOC) no país.
“Durante os cursos serão abordados temas relacionados desde a Legislação de Defesa Sanitária Vegetal, passando pelo controle do uso de agrotóxicos, até a identificação de pragas. O objetivo do curso é capacitar os participantes para reconhecer as pragas regulamentadas em várias culturas e assim poder emitir os certificados”, declarou o diretor-presidente do Idaf, Ronaldo Queiroz.
Queiroz diz ainda que com o treinamento os engenheiros agrônomos  estejam em condições  de executar um trabalho de qualidade juntamente com as atividades de defesa sanitária vegetal que o Instituto realiza.
As pragas regulamentadas são aquelas listadas pelo Mapa através de Instruções Normativas e com ocorrência no Brasil. A comercialização dos produtos que essas pragas atingem só pode ser feita com a emissão do CFO e CFOC. Para ser regulamentada, a praga precisa representar importância econômica, que deve ser comprovada através de trabalho técnico científico.
CFO e CFOC
 
O Certificado Fitossanitário de Origem e o Certificado Fitossanitário de Origem Consolidado é concedido apenas por profissionais devidamente habilitados pelo IDAF/AC. São eles que irão certificar os produtos suscetíveis a pragas regulamentadas, para que os mesmos possam ser transportados dentro e fora do estado. É obrigatória a apresentação do CFO ou CFOC para que o produtor rural emita a Permissão de Trânsito Vegetal (PTV) para comercializar seus produtos.
O CFO e o CFOC informam a situação de determinado cultivo da propriedade, ou seja, se há ou não incidência das pragas regulamentadas. Esse controle é muito importante, uma vez que o monitoramento das plantações diminui a ocorrência de pragas, levando ao menor uso de agrotóxicos, o que reduz os custos para o produtor, garante um alimento mais saudável para o consumidor e a exportação.
Share
Published by
Da redação ac24horas

Recent Posts

Corpo de Bombeiros abre inscrições para 27ª Corrida do Fogo

Em comemoração aos 50 anos do Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC), o governo…

27/05/2024

Faccionados agridem homem que pintava casa no Segundo Distrito

Oséias da Silva Fernandes, de 43 anos, foi agredido a golpes de ripa no início…

27/05/2024

Homem é esfaqueado ao tentar usar droga em Rio Branco

Um homem identificado apenas pelo apelido de "Xoló" foi ferido a golpes de faca na…

27/05/2024

Reajuste de 5,08% para servidores acreanos poderá ser adiado, diz secretário

O Reajuste Geral Anual (RGA) de 5,08%, previsto para ser concedido a mais de 53,7…

27/05/2024

Minha Casa, Minha Vida aumenta vendas e aquece construção civil

O Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) ajudou significativamente o setor da construção civil para…

27/05/2024

Com emenda de Alan Rick, Marinha recebe moto aquática para ações no Acre

Nesta segunda-feira, 27, na Gameleira, a Marinha do Brasil recebeu uma moto aquática e uma…

27/05/2024