Menu

Ministério Público Eleitoral investiga realização de propaganda eleitoral em templos religiosos

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A fim de investigar e orientar templos religiosos acerca das normas que regem as eleições de 2018, o Ministério Público Eleitoral (MPE) instaurou um procedimento preparatório eleitoral. Os templos também serão recomendados acerca das condutas vedadas e das normas jurídicas referentes à propaganda eleitoral.


No procedimento, a promotora eleitoral Alessandra Marques, com atribuição perante a 1ª Zona Eleitoral do Estado do Acre, leva em consideração que, no ordenamento jurídico brasileiro, é vedada a realização de propaganda eleitoral em templos religiosos.

Publicidade

“Os templos de qualquer culto gozam de imunidade tributária, com a finalidade de promoverem a fé religiosa. A finalidade do procedimento é evitar que cultos sejam transformados em comitês de campanha e fiéis em cabos eleitorais”, diz Alessandra Marques.


Também é vedado aos partidos e candidatos receberem, direta ou indiretamente, doação em dinheiro, contribuições financeiras, inclusive por meio de publicidade, procedentes de entidades beneficentes e religiosas.


Os abusos de poder econômico e político são causas de inelegibilidade por oito anos, conforme dispõe a Lei da Ficha Limpa.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido