Categories: Blog do Crica Notícias Política

Para tentar minar Vagner Sales, Ilderlei Cordeiro deve declarar apoio a Ney Amorim e escantear Bittar

Published by
Luis Carlos Moreira Jorge

Mais um prefeito da oposição poderá fechar apoio á candidatura do deputado Ney Amorim (PT) no segundo voto para o Senado. É o prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro (PROGRESSISTA). A coluna tem informação segura de que o deputado Ney Amorim (PT) seguiu ontem para o Juruá, onde pretende fechar a aliança com o prefeito cruzeirense. No primeiro voto, Ilderlei Cordeiro (PROGRESSISTA), apóia a reeleição do senador Sérgio Petecão (PSD). A fonte da coluna explicou que o fechamento do acordo pode ocorrer com base no contexto político daquela região. Na avaliação dos aliados do prefeito Ilderlei , uma vitória do candidato Márcio Bittar (MDB) para senador, fortaleceria o grupo do ex-prefeito Vagner Sales (MDB), que é hoje o principal adversário da sua administração. Ilderlei sabe que a disputa da prefeitura em 2020 se dará com os Sales. Márcio Bittar (MDB) é apoiado pelo grupo do Vagner Sales (MDB). Sobre o assunto, ontem, na ALEAC, o deputado Ney Amorim (PT) confirmou que a conversa estava marcada para a parte noturna e que na sua volta do Juruá, prevista para hoje, deverá amarrar outra parceria com um prefeito da oposição do Vale do Acre. Os lances que estão movimentando a campanha começaram. Os fatos mais importantes ocorrem nos bastidores.


ÓPERA-BUFA
O PT registrou a candidatura de Lula à presidência. Pura encenação infantil. A Ópera-Bufa tem data limite, quando o TSE decretar nos próximos dias que o Lula é ficha-suja e inelegível.


É O QUE TENHO VISTO E OUVIDO
O senador Jorge Viana (PT) tem história. Deixemos as preferências partidárias de lado e reconheçamos que, foi um bom prefeito e um bom governador. Até aí morreu Nero. Mas não será pelo dote de bom gestor e de destaque no Senado que conseguirá apoios. O que tenho visto e escutado de candidatos da FPA que não votarão nele só pelo seu valor é algo incrível.


NÃO É MAIS ÍDOLO
O senador Jorge Viana (PT) tem que colocar na cabeça que continua sendo respeitado por tudo o que fez, mas não é mais o Jorge ídolo de quando disputou a prefeitura de Rio Branco. Os tempos mudaram. A forma de fazer política mudou. Infelizmente, o voto deixou de ser ideológico.


OU MUDA OU SOFRERÁ CONSEQUÊNCIA
Ou o senador Jorge Viana (PT) muda o que chama de “política franciscana” e passa a fazer parcerias políticas ou pode ter surpresa desagradável. O tempo da “onda vermelha” passou. Conversei com quatro dirigentes de partidos nanicos da FPA e todos negando lhe apoiar.


COM A FACA NO PESCOÇO
Que Léo de Brito (PT), que Raimundo Angelim (PT), que Sibá Machado (PT), o nome que o governador está trabalhando de verdade para a Câmara Federal é o da antiga assessora Silvia Monteiro (PMB), que está na chapa 2 da FPA para Federal. O governador tem chamado os assessores, prefeitos, cargos de confiança e pedido que ajudem a “minha candidata”. É faca no pescoço.


DIVISÃO DE VOTOS
O governador não respeita nem onde já existe compromisso firmado. Foi o caso do prefeito de Mâncio Lima, Isac Lima (PT), que apóia Sibá Machado (PT), a quem pediu que, pelo menos divida os votos com a sua candidata Silvia Monteiro (PMB). É candidata também de um grupo de mulheres comandadas pela primeira –dama, Marlúcia Cândida. São fatos dos bastidores.


CHAPA MAIS ENCORPADA
A chapa de candidatos a deputado estadual do MDB voltou a ficar encorpada e mais competitiva. O prefeito de Sena Madureira, Mazinho Serafim (MDB), fez voltar a candidatura da sua mulher Meire Serafim (MDB). A briga na chapa será de foice no escuro.


CHAPA DO MDB
Os principais nomes do MDB são a ex-deputada Antonia Sales (MDB), o vereador Roberto Duarte (MDB), deputada Eliane Sinhasique (MDB), deputado Jairo Carvalho (PSD) e Meire Serafim (MDB). Todos os nomes com lastro eleitoral e forte estrutura de campanha. Disputa dura.


APERTE O CINTO, O PILOTO SUMIU
Começam a acontecer nesta eleição alianças até então impensáveis, coisa do arco da velha. O candidato ao Senado, Márcio Bittar (MDB), deverá estar recebendo apoio de um partido da FPA, de forma oficial e aberta, nos próximos dias. Aperte o cinto, o piloto da FPA sumiu.


CANDIDATO PERIGOSO
Com todo fogo amigo que a candidatura do Márcio Bittar (MDB) está sofrendo continua no jogo. Há que se atentar para o detalhe de ter memória eleitoral e estar disputando uma eleição com a estrutura que não teve nas anteriores. Está na briga pela segunda vaga.


NÃO MENOSPREZEM O JENILSON!
Está todo mundo falando nos deputados do PT e no ex-deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB), quando se discute quem ficará com as três ou quatro prováveis vagas da coligação PT-PCdoB, para a ALEAC. Não menosprezem a chance do deputado Jenilson Lopes (PCdoB). Articulou-se muito bem ao longo do seu mandato. Não me causará surpresa se derrotar um medalhão.


FORA DO JOGO
O vereador Eduardo Farias (PCdoB) anunciou que, como a coluna já noticiou, não mais será candidato a deputado estadual. Avaliou e viu que a sua chance de ganhar seria pequena, por não ser prioridade no partido. Deverá apoiar a reeleição do deputado Jenilson Lopes (PCdoB).


VISUAL DE CAMPANHA
O candidato ao governo, Marcus Alexandre (PT), anuncia hoje, em ato logo mais na sede do seu comitê central no Bosque, a sua marca e o visual da sua campanha, junto com o jingle. A torcida dos apoiadores mais próximos é para que o governador não apareça e grite Lula Livre.


CANDIDATOS LIBERADOS
A candidata à deputada federal Charlene Lima (PTB) resolveu liberar os candidatos da sua chapa a apoiarem o nome para o Senado de livre escolha. Ela está com Márcio Bittar (MDB) e Ney Amorim (PT). A liberação é por boa parte de seus candidatos apoiar Sérgio Petecão (PSD).


NÃO CONTE COM TRÉGUA LONGA
O prefeito de Senador Guiomard, André Maia (PSD), não conte com nenhuma trégua longa com o grupo do ex-prefeito James Gomes (PROGRESSISTA). Se a sua mulher Mailza Gomes (PATRIOTAS) vir a assumir o Senado em eventual vitória do Gladson Cameli (PROGRESSISTAS), no momento seguinte começa a trabalhar um nome aliado para lançar á prefeito em 2020.


RESTOU O ESCUDEIRO
O candidato à reeleição, deputado federal Sibá Machado (PT), virou uma espécie de patinho feio quando se trata de ter prioridade de apoio dentro da cúpula do seu partido. O querem longe do ninho. Restou ao velho militante, o fiel escudeiro, deputado Jonas Lima (PT).


MDB EM EXPLOSÃO
O prefeito de Sena Madureira, Mazinho Serafim (MDB), está prometendo uma bomba a favor da candidatura do Ney Amorim (PT) ao Senado: o apoio em breve de mais um prefeito do seu partido. É a política começando para valer. E com lances inesperados e emocionantes.


SABE E MONITORA
O deputado Raimundinho da Saúde (PODEMOS) diz que sabe da existência de um rolo compressor montado pela cúpula do governo para implodir a sua reeleição, mas diz que está resistindo e vai ganhar a eleição. Jamais seria perdoado por ter posto o governador na parede.


COISA DE AMADOR
Fosse de autoria de um candidato novato, até se relevaria. Mas partindo da ex-deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB), a distribuição em escolas aos alunos de exemplares da Constituição Federal com um cartão de visitas dentro é Inaceitável, por não ser amadora.


MUITA VIGIADA
Esta eleição anda muito vigiada, por tudo o que está acontecendo no Brasil, a coisa não correrá tão solta para os candidatos a cargos eletivos. Cautela, candidatos, muita cautela!


LEILA GALVÃO
Até os seus adversários não duvidam que venha como a mais votada candidata á deputada estadual da região do Alto Acre. A deputada Leila Galvão (PT) continuou o seu trabalho mesmo depois de eleita. Este seu contato permanente com o eleitorado a tornou mais competitiva.


MOSTRANDO AS BRENHAS
O deputado Luiz Gonzaga (PSDB) e a candidata à deputada federal Mara Rocha (MDB) andam em dobradinhas pelas brenhas de Cruzeiro do Sul. Fazendo reuniões nos lugares ribeirinhos mais distantes. Para a Mara é novidade, mas para o Gonzaga é caminho de toda eleição.


CANTEI A PEDRA
Por mais de uma vez comentei neste espaço que, o voto mais infiel de uma eleição é o segundo voto para o Senado. As alianças que andam sendo anunciadas entre adversários é uma comprovação. E não ficará só nisso, esperem mais. Novas surpresas estão a caminho.


NATURAL DE CADA ELEIÇÃO
Dá par se ter uma noção quais são os nomes mais fortes ou para a eleição ou para a reeleição do mandato de deputado estadual. Mas podem esperar surpresas de nomes que não são nem comentados e podem se eleger deputados; seja numa sobra de legenda, ou mesmo por um partido inexpressivo. O grande número de chapas com alianças de partidos nanicos, deixa o quadro difícil de dizer com exatidão, quantos candidatos cada partido elegerá.. Na Aleac, por exemplo, a eleição começa com cinco vagas em aberto de deputados que não sairão para a reeleição. São eles: Ney Amorim, Jesus Sérgio, Eber Machado e Chagas Romão. Segue o jogo.


Share
Published by
Luis Carlos Moreira Jorge

Recent Posts

Jovem entra em coma após acidente de moto em Brasileia

Um grave acidente de trânsito foi registrado neste sábado, 27, no Km 17 da estrada…

27/07/2024

Borré marca no fim, e Inter arranca empate com o Bahia

Em partida válida pela 20ª rodada do Brasileirão, a primeira do returno, Bahia e Internacional…

27/07/2024

Palmeiras poupa de olho no Flamengo, é derrotado pelo Vitória e ouve vaias

O Vitória superou o Palmeiras por 2 a 0 no Allianz Parque, neste sábado (27),…

27/07/2024

Bolasie decide, e Criciúma bate o Juventude pelo Campeonato Brasileiro

Em um jogo bem disputado no Alfredo Jaconi, o Criciúma venceu o Juventude por 2…

27/07/2024

Pecuarista Macarrão é lançado candidato à prefeitura de Manoel Urbano

Ao som de fogos e veículos enfileirados no antigo prédio da Assembleia de Deus na…

27/07/2024

Vídeo: Datena é confirmado candidato do PSDB e xinga opositores

José Luiz Datena, apresentador e candidato à Prefeitura de São Paulo, enfrentou protestos durante a…

27/07/2024