Categories: Blog do Crica Notícias Política

Por causa de suplência, Mazinho Serafim deixa Bittar de lado e declara apoio a petista Ney Amorim

Published by
Luis Carlos Moreira Jorge

Sempre disse que o segundo voto do Senado é terra misteriosa e insondável. E que tudo pode acontecer na campanha. Até o inesperado. E acabou acontecendo em Sena Madureira. O prefeito Mazinho Serafim (MDB) declarou ontem à coluna que, já definiu o seu segundo voto e apoio para senador: “sou Ney Amorim de cabo a rabo. A minha campanha será centrada no Ney e no Sérgio Petecão, aqui em Sena e onde conseguir votos”. É um fato dos mais relevantes desta campanha de senador, pelo ângulo de que o prefeito Mazinho é do MDB, que tem como candidato ao Senado, Márcio Bittar, e o deputado Ney Amorim disputa a eleição pelo PT. “Não respeitaram a minha mulher, indicada para primeira suplente do Márcio Bittar, então, não vou respeitar a candidatura do MDB”, explicou um decidido Mazinho. A coluna tem informação de que a maioria dos deputados e candidatos da oposição já fecharam o segundo voto de senador para o Ney Amorim. Mazinho já tinha causado um estrago na chapa de candidatos a deputado estadual pelo MDB, ao levar a sua filha Tamires Serafim, para ser candidata á ALEAC pelo PMN. E o prefeito Mazinho (foto) é daqueles políticos que quando dá a palavra é por cima de pau e pedra e nenhuma pressão o faz retroagir. Esta decisão vai render discussões na oposição.


MARCUS ALEXANDRE, O SOBREVIVENTE
A FPA não pode cobrar mais do candidato ao governo, Marcus Alexandre (PT), do que ele já fez e está fazendo até esta fase da campanha. Fosse outro nome do PT não estaria havendo mais nem disputa, já estava acomodada na Balsa para Manacapuru, com o varejão na mão. É uma barra pesada um candidato a comandar o Acre, carregar o desgaste do PT, o ônus de ser o candidato de um Governo em baixa popular nas pesquisas, a fadiga de vinte anos no poder, ter o principal nome nacional do partido, Lula, preso, sem ter como ser candidato à presidência, carregar em simbiose a pauta negativa da Segurança Pública, as suas chacinas e execuções rotineiras, fardos muito pesados para serem levados sem pagar o preço da queda nas pesquisas de opinião pública. É como colocar porco-espinho no colo e ficar acariciando. Na política nada é impossível, como Marcus reverter o quadro de queda livre da sua candidatura. Ainda temos 60 dias de disputa, muita coisa pode acontecer. Mas não será fácil reverter.


REMENDO NÃO TORNA A ROUPA
A recuperação do Marcus Alexandre (PT) nas pesquisas fica mais complicada na medida em que coloca como principais assessores de sua campanha as figuras mais carimbadas e radicais do PT. Podia ter formado uma assessoria pluripartidária, erradamente não fez. Faço o mesmo comentário que fez ontem na ALEAC, um dirigente da FPA: “remendo não torna a roupa nova”.


ADMITE QUEDA
A cúpula do PT admite em conversas internas que o candidato Gladson Cameli (PROGRESSISTA) está na frente na disputa, só não admite que a diferença seja a retratada na última pesquisa favor da candidatura da oposição. Já um avanço admitirem a realidade.


PESQUISA PARA CHAMAR DE MINHA
O governo estaria encomendando uma pesquisa à Vox Populis. A coleta de dados, segundo uma boa fonte, deverá ser terceirizada para um instituto de Porto Velho. Aliás, alguns institutos do vizinho Estado são velhos conhecidos dos acreanos e não é pela isenção.


UM CANDIDATO QUE PEGOU VENTO
Com toda esta pauta negativa no colo do candidato ao governo do PT, Marcus Alexandre, pela qual não é responsável, ele ainda tem de enfrentar o adversário Gladson Cameli (Progressista), que caiu na simpatia popular sem fazer nada de extraordinário, apenas sorrindo para o povo.


UMA CAÍDA NA MÍDIA
Até na sua divulgação oficial, que sempre foi um de seus pontos positivos, Marcus Alexandre (PT) perdeu a presença, antes sempre efetiva nas redes sociais e na mídia em geral. A impressão que passa é que bateu um desalento na sua assessoria de imprensa.


META ELEGER DOIS
O PSB tem uma chapa de 36 candidatos á ALEAC. A meta é eleger dois. O favorito disparado para ficar com uma das vagas é o deputado Manoel Moraes (PSB), que tende estar entre os três mais votados da eleição, e quem pode abiscoitar a segunda vaga é a Delegada Carla Brito.


MEMÓRIA ELEITORAL
A Delegada Carla Brito (PSB) tem a memória eleitoral da última disputa pela prefeitura de Cruzeiro do Sul, quando foi a segunda colocada, continuou em campanha e tem no ombro a mão amiga do deputado federal César Messias (PSB), cuja base principal é o Juruá.


DOIS PONTOS A FAVOR
A Delegada Carla Brito (PSB) tem pontos a favor: é mulher, tem qualificação, e mãos limpas.


RECUPERADA!
Quem deu uma bela de uma recuperada na imagem foi o senador Sérgio Petecão (PSD), que voltou ao auge popular da eleição passada. Tem hoje o partido com diretórios em todos os municípios, vários prefeitos e vereadores o apoiando, o que lhe rendeu liderança na pesquisa.


BRIGA DE FOICE NO ESCURO NO MDB
A combativa deputada Eliane Sinhasique (MDB) reconheceu ontem numa conversa na ALEAC, que com a saída da candidata à deputada Meiri Serafim (MDB) da chapa a disputa por uma vaga será mais acirrada. E não avalia mal. A primeira vaga ficará com a ex-deputada Antonia Sales (MDB) e pela segunda vaga brigam Eliane Sinhasique, Roberto Duarte e Jairo Carvalho.


DEVE SER CONSIDERADO
Um fator que deve ser sempre levado em conta quando se avaliar a candidatura ao Senado do Márcio Bittar (MDB): nunca disputou uma eleição com tanta estrutura como a que disputa agora. Está tendo o mesmo tratamento financeiro pela direção nacional dos demais candidatos a senador do Norte. Por isso é bom não o colocarem fora deste embolado jogo da disputa senatorial.


MDB APOSTOU ERRADO
O problema do MDB é que a sua cúpula fez uma aposta errada. Acreditou até o apagar das luzes que o PROGRESSISTA viria pelo beiço para uma coligação e não ocorreu. Redundo numa chapa de cabeça forte e o resto do corpo fraco. O MDB tanto usou o cachimbo que ficou de boca torta.


NÃO MOVEU UMA PALHA
Mesmo pressionado o candidato ao governo, senador Gladson Cameli (PROGRESSISTA) não moveu uma palha para o seu partido se coligar com o MDB. Tinha informação que se agisse neste sentido, haveria uma debandada na chapa do PROGRESSISTA. Resolveu não arriscar.


NÃO CHAMEM
Favor não chamar para a mesma mesa o ex-prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales (MDB), e o ex-deputado José Bestene (PROGRESSISTA). Na última reunião para discutir uma aliança, na sede do MDB, aconteceram trocas de agressões verbais e Bestene foi convidado a se retirar.


PERGUNTA AO MPE
Um leitor me mandou a pergunta e transfiro para o Ministério Público Eleitoral: “Luis Carlos, o interior de uma igreja pode ser transformar em palanque eleitoral para políticos em campanha”? Refere-se o que aconteceu esta semana em uma igreja evangélica. Pergunta feita.


NÃO MISTURA
Num ponto o Pastor da IBB, Agostinho Gonçalves, que atua na política apoiando candidatos com os quais se identifica, não mistura o ministério com campanha. Não abre a porta da sua igreja para comício político. Faz a sua campanha fora da órbita do templo da IBB.


O JONAS SABE DISSO
O deputado Jonas Lima (PT) chegou a propor ao candidato ao governo, Marcus Alexandre (PT), que não sairia á reeleição e se dedicaria a coordenar a sua campanha no Juruá. Foi vetado pela cúpula petista, que nunca escondeu não gostar do parlamentar. O PT está levando um sacode da oposição no Juruá.


O NOME JÁ DIZ
Quando é Comissão Provisória o Diretório Nacional pode dissolver a qualquer momento sem que para isso seja preciso apresentar justificativa. Foi o que aconteceu com o AVANTE, no Acre. E não vejo brecha jurídica para o diretório regional dissolvido reverter o ato da nacional.


AFUNILADO EM QUATRO
A disputa para o governo, que começou com seis candidaturas, acabou em quatro nomes. Marcus Alexandre (PT), Janaína Furtado (REDE), Marcus Alexandre (PT) e Ulisses Araújo (PSL).


PESQUISAS VÃO DIZER
Se as pesquisas continuarem na mesma evolução poderemos ter turno único para o governo.


OSSO DURO DE ROER
Mesmo o PCdoB tendo entrado na coligação com o PT só com o bônus, ainda assim não será fácil derrotar o deputado Jonas Lima (PT). É que o Jonas nunca foi beneficiado pela máquina do PT em suas campanhas, ao contrário, sempre se elegeu à custa do próprio esforço.


NÃO MEXE NO QUADRO
Mesmo com a candidatura da irmã do ex-prefeito de Sena Madureira, Mano Rufino (PSB), para a ALEAC, não muda o quadro de favoritismo para o governo a favor da oposição no município.


OBRAS DO GOVERNO
Alguém desavisado que assiste as postagens do candidato a deputado estadual, Edvaldo Magalhães (PCdoB), fica com a falsa impressão que as obras no município do Jordão foram realizadas com seus recursos, quando na verdade se trata de recursos federais e contrapartida do governo.


DAR UMA MÃO
Já que falamos dos comunistas, o vereador Eduardo Farias (PCdoB) abriu mão da candidatura a deputado estadual para apoiar a reeleição do deputado Jenilson Lopes (PCdoB). Eduardo nunca foi bom de voto, mas seu apoio é melhor que um chute no saco.


POUCA VISIBILIDADE
A campanha da candidata à deputada federal, Vanda Denir (SD), peca pela pouca publicidade na mídia. Numa campanha, o candidato ou aparece ou desaparece. Não há alternativa.


PONTA DO ICEBERG
A declaração bombástica do prefeito de Sena Madureira, Mazinho Serafim (MDB), de que vai apoiar no segundo voto o candidato petista ao Senado, deputado Ney Amorim, é só a ponta do iceberg do que está acontecendo nos bastidores na corrida pelo segundo voto. Por tudo isso é que volto a reiterar que a campanha para as duas vagas de senador está longe de ser decidida.


Share
Published by
Luis Carlos Moreira Jorge

Recent Posts

Justiça acreana concede liminar para que cliente da Gol viaje com dois gatos na cabine da aeronave

Uma decisão do 2º Juizado Especial Cível da Comarca de Rio Branco, assinada nesta quinta-feira,…

03/05/2024

Davi Brito desabafa sobre novo affair: “Faço o que quero”

Campeão do BBB 24, Davi Brito, 21, usou as redes sociais, nesta quinta-feira (2), para…

03/05/2024

‘A Grande Conquista 2’: Geni e Bruno vão para a Mansão

Geni Grohalski e Bruno Cardoso foram os mais votados na terceira berlinda de A Grande…

03/05/2024

Maraisa pede expulsão de homens em show: “Não vou aceitar falta de educação”

Ao perceber que dois espectadores estavam mostrando o dedo do meio, Maraisa, que faz dupla…

03/05/2024

Acre registra 6,5 mil tentativas de fraude em compras online

Segundo um relatório da ClearSale, empresa de inteligência de dados e soluções antifraudes em diversos…

03/05/2024

Bruna Marquezine faz lista de mulheres brasileiras que a inspiram; veja

Bruna Marquezine, 25, citou, durante o evento Power of Women, organizado pela revista Variety, o…

03/05/2024