Menu

Pesquisar
Close this search box.

Após denúncia que vacina contra HPV pode ter causado sequelas, deputada pede suspensão da vacinação no Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A denúncia de algumas mães que informaram que suas filhas sofreram sequelas após a aplicação da vacina contra HPV realizada em escolas públicas foi uma das pautas de debate na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) na manhã desta quarta-feira (8). A deputa Eliane Sinhasique (MDB) relatou alguns casos e pediu que a Secretária de Saúde do Estado suspendesse a campanha de vacinação.


Segundo a parlamentar, alguma mães que tiveram suas filhas vacinadas estariam reclamando que a vacina contra HPV causa graves sequelas nas crianças. Algumas que foram vacinadas chegaram a ser internadas de forma equivocada na área de desintoxicação do Huerb. Sinhasique informa que apenas depois as meninas foram transferidas para tratamento no Hospital das Clínicas.

Anúncios


O deputado Jenilson Leite (PCdoB) disse que quem precisa mudar a orientação em relação a vacina é o Ministério da Saúde. “O Ministério da Saúde é quem tem que orientar. Apesar das queixas, o Ministério da Saúde continua orientando que a vacina continue sendo feita. Porque apesar das queixas não há comprovação que o medicamento vem causando sequelas em adolescentes”, destaca.


Janilson Leite disse que se reuniu com as mães e tem acompanhando o que ele classifica como “sofrimento delas”. Ele ressalta que procurou o MP e pediu para que o Ministério da Saúde viesse ao Acre. “Ele veio, coletou todas as informações e estuda a questão. Pedimos que a Sesacre garantisse assistência adequada para as crianças e a pedido de médicos, nós intermediando ressonâncias para elas”.


De acordo com Jenilson, o Ministério da Saúde está avaliando se a causa das sequelas nas crianças foi a vacina. “Quem disse que esse efeito não pode ser da vacina? Eu não posso garantir porque o estudo ainda está sendo feito. Pode ser outro elemento, mas precisamos esperar que o MS resolva e que cobre do laboratório que produziu a vacina, se for a vacina, que tente fazer algo para tenta remediar o sofrimento das mães. Pode ter sido um lote da vacina”, finaliza.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido