Ícone do site ac24horas.com – Notícias do Acre

SEMSA realiza campanha contra hepatites virais na região da baixada

????????????????????????????????????

A secretaria de Saúde de Rio Branco (SEMSA) realiza nesta sexta-feira (27), na URAP Hidalgo de Lima, na baixada da Sobral, grande ação contra as hepatites virais. O objetivo da campanha, que já acontece nas demais unidades, é ampliar o acesso ao diagnóstico precoce das hepatites virais B e C para a inserção ao tratamento, possibilitando uma melhor qualidade de vida aos pacientes. As atividades incluem palestras e realização de Teste Rápido.


Os testes rápidos são indicados para a população geral sexualmente ativa, incluindo as gestantes, pacientes que já possuem alguma doença sexualmente transmissível, pessoas que tiveram algum quadro de exposição a riscos, como por exemplo, relações sexuais sem proteção ou violência sexual. São disponibilizados para a população em geral nas URAPS e Centros de Saúde, sendo que, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégia Saúde da Família (ESF) são disponibilizados apenas para gestantes e pessoas que tenham entrado em contato de risco de contaminação -população de risco).


O secretário de saúde de Rio Branco, Oteniel Almeida, cita que a SEMSA segue o Plano de Eliminação da Hepatite C, que foi proposto na Cúpula Mundial de Hepatites ocorrido em novembro de 2017. “É muito importante que as pessoas façam o teste, que facilita e agiliza o diagnóstico para que iniciem o tratamento, que é eficaz”.


As Hepatites Virais B, C e D são doenças que em muitas fases passam despercebidas na vida das pessoas até o momento em que os sinais e sintomas começam a aparecer e a doença se manifesta, em geral, tardiamente, com graves consequência. Durante esta fase de invisibilidade as pessoas podem transmitir a doença a outros, através de relação sexual desprotegida (não uso da camisinha em todas as relações sexuais), do compartilhamento de objetos perfurocortantes, piercings, materiais de tatuadores, materiais de manicure e pedicure, materiais de acupuntura, seringas e agulhas contaminadas, por transfusão de sangue contaminado ou ainda, da mãe infectada para o bebê durante a gestação ou no momento do parto.


Sair da versão mobile