Menu

Em uma década, rebanho bovino do Acre cresce 22%, mostra IBGE

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Apontado como um dos principais setores da economia acreana, a pecuária cresce a cada ano em competividade e lucratividade. Prova disso foi o aumento do rebanho bovino no estado nos últimos 10 anos.

Segundo o Censo Agro 2017, divulgado nesta quinta-feira (26) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Acre saiu de 1,7 milhão de cabeça de boi em 2006, para 2,1 milhões no ano passado – alta de 22%.

Anúncio

Impulsionada no estado no início da década de 1970 pelos governos militares (1964-1985) como política de ocupação da Amazônia, a pecuária se consolidou como o principal ramo da economia rural. A criação de bois se sobrepõe, inclusive, à produção de grãos, segmento que ainda dá seus primeiros passos.

Por sua criação quase que exclusiva em pastos naturais, sem o confinamento dos animais, a pecuária acreana ganhou competividade no mercado nacional pela qualidade de sua carne. Atualmente, mais de 60% da produção é enviada para mercados de fora.

A quantidade de bois no Acre só perde para a de aves, que na classificação do IBGE inclui galinhas, galo, frangas e frangos. Ao todo elas são mais de 2,3 milhões Após aves e bovinos, o terceiro maior rebanho do estado é o de suínos, com 1,3 milhão de cabeças de porcos. Nos últimos anos o Acre tenta consolidar a cadeia suína como uma das mais competitivas.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.