Menu

Ministério reduz em 70% remessa de vacina contra meningite para o Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Segundo informe da equipe técnica da Divisão de Imunização do Acre, o Ministério da Saúde reduziu de 8 mil para somente 800 doses da vacina contra meningite enviadas mensalmente para o Acre. A redução tem sido notória desde maio deste ano e corresponde a uma baixa de aproximadamente 70%.

Com a redução no envio, o Acre tem recebido uma média de 15% do total de doses. Com a redução, a vacina pentavalenta está em falta nas unidades de saúde de Rio Branco.

Anúncio

De acordo com o Programa Nacional de Imunização, não há previsão de quando o MS vai normalizar a distribuição da vacina. O motivo da redução não foi informado.

Porém, a falta da vacina nos postos de saúde vem preocupando pais e mães, pois a meningite é uma doença infecciosa que pode levar à morte. A vacina é uma das prioritárias da caderneta de vacinação e é indicada para bebês de 2 e 5 meses e para crianças de 11 e 13 anos.

Vale lembrar que o número de casos da doença aumentou 79% entre os anos de 2016 e 2017 no estado do Acre. Conforme informações do boletim da área técnica das meningites virais, em 2016 foram 14 casos confirmados da doença no estado, sendo que em 2017, o número saltou para 25.

Somente este ano, até o começo de abril foram confirmados seis casos de meningite, sendo que tinham sido notificados 13. Os outros foram descartados. Com informações do Jornal A Gazeta.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.