Menu

Pesquisar
Close this search box.

Cecon suspende coleta para realizar preventivo de câncer do colo do útero por falta de material

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Centro de Controle Oncológico do Acre (Cecon) suspendeu provisoriamente a coleta de material para preventivo do câncer de colo de útero por falta de lamínulas e álcool absoluto. A denúncia é da deputada Eliane Sinhasique (MDB) que apresentou um ofício encaminhado à coordenadora da Saúde da Mulher de Rio Branco com a sugestão da suspensão dos exames até a reposição do material para processamento e normalização do atendimento no Cecon.


A deputada classifica o episódio como “crime de omissão contra as mulheres do Estado do Acre. O espaço onde é realizado o exame de preventivo de todo o Estado recebeu a sugestão para que não coletassem mais o material para fazer o PCCU por falta de material. Há mais de três meses faltam lamínulas e álcool absoluto. Isto é um crime de omissão. O pedido foi feito no dia dois de dezembro de 2017. Uma caixa de 100 lamínulas custa R$ 7, 6”, diz Sinhasique.

Anúncios


O deputado Jenilson Leite (PCdoB) disse que entrou em contato com a Sesacre. “Há uma informação que saiu a circular em função do atraso na entrega do material. No entanto, bem digo, que certamente a denúncia não se trata de uma irresponsabilidade ou falta de comprometimento. Sabemos como são os processos de licitação para compra de material. As empresas às vezes ganham as licitações, mas a burocracia prejudicados alguns serviços”, destaca.


Segundo o deputado, os matérias que estariam em falta no Centro de Controle Oncológico do Acre, já teriam sido adquiridos pela administração estadual, mas a entrega estaria atrasada por questões burocráticas que emperram o andamentos dos processos licitatórios. Jenilson Leite defende a desburocratização dos processos e a criação de mecanismos que facilitem as compras governamentais quando a questão envolve a área de saúde público do Estado.



INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido