Menu

Na disputa da ponta

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Há deputados que já começam a se apresentar como possíveis mais votados para a próxima legislatura da Assembléia Legislativa. Anote. Um que ficará entre os três com maior votação é o deputado Manoel Moraes (PSB). Já foi bem votado na eleição passada. Nesta campanha estará muito mais forte do que na anterior. A mulher é vice-prefeita de Xapuri, o prefeito de Epitaciolândia, Tião Flores (PSB), é um dos seus apoiadores, assim como a prefeita de Rio Branco, Socorro Neri (PSB). A coluna tem informações de que ampliou em muito o número de apoiadores em Tarauacá e Cruzeiro do Sul. Sem falar na estrutura do PSB na Capital. A questão é que o Manoel Moraes (foto) faz uma campanha sem estardalhaço, mas quando as urnas abrem dispara nos votos. A ciência de conquistar votos e parcerias o Manoel conhece bem.


PAPAI NOEL ANTECIPADO
Numa eventual vitória do candidato ao Senado, Gladson Cameli (PROGRESSISTAS), o maior beneficiado politicamente seria o ex-prefeito de Senador Guiomard, James Gomes, cuja mulher Mailza Gomes, primeira suplente, teria por quatro anos um mandato de senadora.


APOSTANDO EM UMA VAGA
A chapa PTC-PSC-PMN-PPS-PTB , que será apresentada oficialmente  nesta sexta-feira à imprensa, tem potencial para eleger um deputado federal. Além, não passa de delírio


CAMPANHA EM FEIJÓ
Quem está campanha em Feijó e para discussão sobre seu Plano de Governo, é o candidato ao governo, Marcus Alexandre (PT), que optou como estratégia o contato mais próximo com o eleitor. Conquistam-se mais votos no olho no olho do eleitor do que em grandes comícios.


DELÍRIO DE MALÁRIA
Quando o eleitor escutar um candidato falar em ter 40 mil votos para deputado federal, desconfie porque pode estar no delírio da febre de malária. As votações nesta eleição serão bem abaixas das da eleição anterior. Até aqui já são seis chapas para a Câmara Federal.


CONVERSA CONFIRMADA
O candidato ao governo, Lira Xapuri (PRTB), confirmou ontem à coluna que pode desistir de disputar o governo para ser candidato a deputado federal. Já teve conversa com diversos dirigentes partidários para abrigar o PRTB numa coligação, mas contou que ficou mais sensibilizado no diálogo com o candidato Marcus Alexandre (PT). “A sua humildade cativa”, explica. Lira diz que as conversas estão adiantadas, mas antes discutirá com seu grupo.


NÃO LEMBRA O VELHO PT
Para Lira Xapuri (PRTB), o Marcus Alexandre não representa aquele PT velho e raivoso.


PACOTE FECHADO COM A FPA
Embora Lira Xapuri diga que as conversas estão avançadas, posso garantir que estão fechadas.


A ORGANIZAÇÃO QUE FALTAVA
A ida para Cruzeiro do Sul da Ildecleide Cordeiro para ajudar na organização administrava da prefeitura do município, comandada pelo irmão Ilderlei Cordeiro, deu uma bela arrumada na gestão. Ildecleide foi uma gestora muito elogiada quando comandou o IBAMA.


SERIA MAIS QUE NORMAL
Seria mais que normal que viesse a se nomeada para uma secretaria na prefeitura.


JOGO EM FAMÍLIA
O candidato ao governo, Gladson Cameli (PROGRESSISTAS), deu uma parada ontem na sua campanha, preferindo assistir o Jogo entre familiares e amigos. Acertou no placar de Brasil 2 x Sérvia 0. Hoje já retomará o seu roteiro de visitas políticas.


PRTB NA CHAPINHA
Na conversa com o candidato ao governo, Marcus Alexandre (PT), a nossa reivindicação foi que disputasse a eleição de Federal na chapinha que congrega o PRB-PV-PRP-PROS-PMB- PSDC. “O PRTB precisa de um deputado federal no projeto nacional e estou disposto a ajudar”. Do candidato ao governo do PRTB, Lira Xapuri.


TUDO SE SABE
Ninguém faz nada escondido nos bastidores políticos. Sempre vaza. O emissário de uma candidata à deputada federal da chapinha da oposição se deu ao trabalho de ir até Sena Madureira para pedir ao prefeito Mazinho para que trabalhasse contra a candidatura da candidata a Federal, Charlene Lima (PTB). Única explicação: Charlene deve estar forte.


ESTRATÉGIA ERRADA
O emissário devia estar atuando para derrubar votos da FPA e não de aliados da coligação.


TUDO SE AJUSTA
Um dos deputados mais experientes da FPA recomendou ontem não se acreditar que o PT sairá de chapa própria para deputado estadual. “No momento certo vai acontecer o aperto e PT-PSB-PCdoB-PDT estarão todos numa única chapa. O que há é muito blefe”, previu a fonte.


NÃO CREIO EM ATENTADO Á VIDA
O clima em Sena Madureira está cada dia mais tenso entre o prefeito Mazinho Serafim e o vereador Josandro Cavalcante (PSDB). O vereador pediu segurança de vida. O Mazinho é de rompante, mas não creio que chegará ao ponto de buscar a eliminação do vereador. Vejo como uma medida exagerada para o tamanho da encrenca política.


APOSTANDO EM NEVE NO ACRE
O presidente da FIEAC, Adriano, se for mesmo disputar um mandato de deputado federal comece a trilhar caminhos próprios. Se for esperar ser o candidato preferencial do governador esqueça isso. Na eleição o PT só trata de salvar a pele dos seus candidatos, o que é natural


QUEM MAIS DESGASTOU
Não foi ninguém da oposição. Quem mais desgastou a imagem do governador no meio dos servidores da Saúde, ao comandar a derrubada da terceirização do PS e HUERB e a questão do Pró-Saúde foi o deputado Raimundinho da Saúde (PODEMOS). Só bateu no fígado.


DECISÃO SENSATA
A bancada de vereadores da oposição fez um apelo à prefeita Socorro Nery para que só homologue o novo reajuste no preço das passagens de ônibus, após a posição do MP, que analisa as planilhas. O pedido é até coerente, para evitar conflitos jurídicos.


NÃO APOSTEM EM BRIGAS
Não apostem em uma briga entre os candidatos ao Senado, Ney Amorim (PT) e o senador Jorge Viana (PT), os petistas costumam se entender quando se trata de uma eleição.


MENOS PRIVILEGIADO
Entre os três deputados federais do PT, Léo de Brito, Raimundo Angelim e Sibá Machado, na cúpula regional, os que terão apoios mais privilegiados serão o Léo e o Angelim. O Sibá sabe.


COTAS RATEADAS
O deputado federal Léo de Brito (PT) é o candidato apoiado pelo grupo mais influente do seu partido. O Raimundo Angelim (PT) é o nome do Marcus Alexandre, Jorge Viana e do governador. O Sibá mais uma vez terá de correr por fora. E agora, numa chapa pequena e complicada.


NÃO DESISTE
O ex-deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB) joga com o tempo quando se trata de alianças no campo proporcional. Sempre diz que muitas coisas acontecerão até a convenção. Aposta todas as suas fichas de que o PT abrirá as suas portas ao PCdoB na chapa de estadual. A conferir.


BRIGA MARMELADA
Do PT e PCdoB nunca duvido de nada, se espinham, mas suas brigas são meras marmeladas.


QUEBRADEIRA GERAL
Um amigo empresário da construção civil comentava ontem que, mesmo que categoria pretendesse apoiar financeiramente candidatos por baixo dos panos, não poderia por um fator muito simples: “os empresários do setor estão em sua maioria esmagadora quebrada”. Trabalhar para o governo, nem pensar: “estamos endividados, sem certidões negativas, e mesmo que não fosse isso, o governo atrasa o pagamento e a emenda é pior que o soneto”. E lembrar que num Estado pobre isso é terrível, é a construção civil que mais gera emprego quando está tocando obras. E completou: “não adianta candidato vir bater na nossa porta”.


 


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.