Categories: Destaque 3 Esportes Notícias

Ex-deputado federal Henrique Afonso escreve “Brasil, eu me importo…”

Por
Artigo

Brasil, eu me importo…

*Henrique Afonso


Eu me importo com as pessoas que estão excluídas da sociedade: os milhões de desempregados, de desabrigados, de esquecidos. Luto todos dias para superarmos essa situação. Mas não consigo culpar a seleção brasileira por esse estado de calamidades.


Eu me importo com as desigualdades sociais, porque delas vem a vergonha do racismo e de todas as formas de preconceito. Luto todos os dias para que o nosso país seja modelo para todos os povos no respeito às diferenças. Mas não culpo a seleção brasileira por tantas injustiças sociais.


Eu me importo com a corrupção, é essa iniquidade a responsável pela a impunidade que viola o direito dos pobres de terem as suas necessidades básicas garantidas; que roubam da saúde pública a capacidade de atender aos necessitados o direito à vida; que violenta a estabilidade de milhões de famílias; que envergonha o Brasil perante o mundo. Mas eu não vou deixar de assistir aos jogos da seleção brasileira porque ela não é a culpada por isso.


Eu me importo com as quedas, lágrimas e reclamações do Neymar, sabe por quê? São as quedas que nos fazem aprender a lidarmos com os nossos limites e fraquezas; enxergamos, não só o significado, mas as causas que o geraram. Agora uma coisa, as quedas do Neymar nos inspiram a não deixar o Brasil caído. De suas lágrimas descendo no rosto escondido, podemos ver um povo chorando copiosamente pelas perdas que tivemos nesses últimos anos: na economia, educação, segurança, dignidade nacional, e até mesmo, de dezenas de milhares de vidas ceifadas num país violento. As lágrimas não são só de choro de perdas, as lágrimas podem ser de alívio e superação. Talvez, Neymar tenha inspirado, em suas lágrimas, um olhar antecipado do Brasil, após o dia 7 de outubro: um alívio e o começo da superação da velha e nociva política. As reclamações são a mais perfeita expressão do estado que nós estamos: inconformados.


Eu me importo sim com o meu país. Não perdi a consciência da minha responsabilidade social e transformadora. Como todo brasileiro, já chorei, já sofri e muitos dramas e emoções eu vivi. Por essa razão, não nos tirem o direito de desfrutarmos de um instante de alegria: vai seleção e traz o Hexa! Aliás, por princípio, eu sou daqueles que aprenderam a ver, no esporte, um dos melhores meios de inclusão social.


Eu me importo com o Hexa. Sou brasileiro! A minha brasilidade tem a cor da seleção, que fez do futebol uma marca positiva do nosso país lá fora. E podemos aprender com você Neymar: que entre quedas, lágrimas e reclamações, não desistiu da vitória do Brasil. E assim, somos nós construindo nossa história. Entre quedas, lágrimas e inconformidades, estamos em pé para buscar as vitórias que o Brasil precisa conquistar. E assim, enquanto a Seleção busca conquistar a aprovação do povo brasileiro e o Hexa, quem sabe isso seja uma inspiração para a política conquistar dias melhores. Neymar, meu desejo é que você coloque muitas bolas na rede, Enquanto isso, a gente vai se esforçar para colocar muitos votos conscientes na urna, que tragam muitas alegrias ao povo brasileiro.


*Henrique Afonso foi ex-deputado federal pelo Acre por dois mandatos.


Share
Por
Artigo

Últimas Notícias

  • Acre
  • Notícias

Campeonato da Mentira tem história de arraia como vencedora no Acre

Um “causo” sobre a travessia de um Igarapé com arraias foi o vencedor do campeonato…

22/12/2024
  • Acre 01
  • Notícias

Bocalom inaugura pista de gelo na Praça da Revolução: “Sensação espetacular”

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), participou neste domingo, 22, da inauguração da…

22/12/2024
  • Extra Total
  • Notícias

Cantata de Natal reúne multidão na Catedral da Igreja Batista do Bosque

A Catedral da Igreja Batista do Bosque (IBB), em Rio Branco, foi palco na noite…

22/12/2024
  • Famosos

Subsecretário de eventos do Rio confirma show de Lady Gaga em maio

A cantora Lady Gaga será a próxima atração internacional a se apresentar gratuitamente na capital…

22/12/2024
  • Destaque Entretenimento

Após cirurgia, Preta Gil está ‘estável’ e ficará na UTI nos próximos dias: ‘Conforme planejado’

Após 21 horas de cirurgia, Preta Gil segue internada na UTI do Hospital Sírio-Libanês, em…

22/12/2024
  • Editorial
  • Notícias

2025: quais elementos mostram que “agora, vai”?

O editorial do ac24horas deste domingo terá a tendência de ser desagradável. Provavelmente deve ser…

22/12/2024