Menu

Sebastião Viana torna obrigatória vacinação de aves no Estado

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O governador Sebastião Viana (PT), de olho na potencialidade do mercado de carne de aves do Estado, fez alterações no decreto que institui o Programa Estadual de Sanidade Avícola. A partir de agora, todas as aves usadas para fins de reprodução e poedeiras deverão ser vacinadas contra a doença de Newcastle como forma de garantir suas boas condições de saúde.

O decreto com as alterações foi publicado na edição desta quarta-feira (27) do “Diário Oficial”. Pelas novas regras, todas as aves vivas em circulação deverão estar devidamente acompanhadas do Guia de Trânsito Animal (GTA).

Anúncio

O documento poderá ser emitido por qualquer médico veterinário, independente de fazer ou não parte do serviço público, mas desde que esteja habilitado pela Superintendência Federal de Agricultura.

A doença de Newcastle é altamente contagiosa para as aves, podendo causar a mortandade de toda a criação, com grandes prejuízos econômicos. A doença é endêmica em vários países, e pode acometer galinhas, perus e patos. O vírus tem um período de incubação que vai de dois a sete dias. A vacina é a melhor forma de combate-lo.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.