Bacharelado, tecnólogo ou licenciatura. Que opção devo escolher?
O bacharelado é a graduação mais escolhida entre os estudantes

As dúvidas sobre a faculdade não se resume apenas a escolha do curso de graduação. Antes de ingressar no ensino superior, é preciso decidir também qual tipo de formação mais combina com você, ou seja, saber se o diploma recebido será de bacharel, licenciado ou tecnólogo – todas são modalidades de cursos superiores e conferem diploma de graduação aos formandos. Para escolher a opção mais adequada para você, é importante entender a diferença entre elas.
Os cursos de bacharelado, em sua maioria, duram de 4 a 6 anos e são voltados para uma formação mais generalista. As licenciaturas são focadas na formação de educadores, ou seja, é indicado para as pessoas que desejam ser professores. E os cursos superiores tecnólogos geralmente possuem uma duração mais rápida e contam com o foco na prática profissional. A duração é, em média, de 2 a 3 anos.
Mais popular entre as modalidades, o bacharelado corresponde à maior fatia dos ingressantes nas universidades – o equivalente a 61,5%, segundo o Censo da Educação Superior de 2016, realizado pelo MEC. A licenciatura, de acordo com o Censo, teve maior aumento no número de alunos nos últimos anos – 12,8%. E como terceira possibilidade de educação superior no país, a graduação tecnológica já é responsável por 17,8% das matrículas.
O estudante Gabriel Franco já tem uma empresa, mas seu maior sonho é abrir um restaurante. Foi por esse motivo, que ele decidiu que faria a graduação em Gastronomia. Por já ter uma vida muito agitada e pouca disponibilidade de tempo, Gabriel acabou optando por um tecnólogo e não se arrepende. “Meu curso possui duração de dois anos. É bem rápido e é tudo que eu preciso para ter uma especialização e já poder abrir meu negócio”, contou o estudante da Estácio.
A preocupação de José Ribeiro é diferente. O estudante da Unopar EAD está fazendo uma licenciatura em Educação Física e optou por essa modalidade por oferecer maiores oportunidades. “Fazendo a licenciatura eu tenho uma maior facilidade para conseguir um emprego”, avalia. José também não descarta a possibilidade de uma nova especialização e, futuramente, pretende investir em outro curso. “A minha próxima faculdade também vai ser de Educação Física só que com o foco no bacharelado”, assegurou.
Confira mais algumas informações sobre as graduações:
Bacharelado – É o tipo de curso mais tradicional de graduação e corresponde a cerca de 60% de todos os cursos oferecidos no país. O bacharelado é ideal para quem quer seguir carreira no mercado de trabalho, atuando em empresas ou por conta própria.
Bacharelado mais procurado: Direito
Licenciatura – Se o seu sonho é dar aula pode optar por cursar uma licenciatura em um campo específico do conhecimento ou fazer um cursos de Pedagogia. As licenciaturas correspondem a cerca de 20% de todos os cursos de graduação.
Licenciatura mais procurada: Pedagogia
Tecnológico – Com uma duração mais curta, os cursos tecnológicos formam o aluno para o exercício de atividades específicas. É ideal para quem procura uma inserção rápida no mercado de trabalho.
Tecnológico mais procurado: Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Foto: Stalin Melo/SEE-Acre
A estudante acreana Ana Beatriz Pereira de Araújo, de 14 anos, que está concluindo o 9º ano do ensino fundamental na Escola estadual Padre Carlos Casavecchia, no bairro Xavier Maia, em Rio Branco, foi selecionada para estudar, a partir do ano letivo de 2021, na escola Sesc de Ensino Médio, no Rio de Janeiro.
A seleção, conforme divulgado pela secretaria estadual de educação (SEE), ocorre todos os anos, quando a escola Sesc de ensino médio escolhe alunos de todo o país oportunizando uma educação voltada para a formação pessoal e profissional do aluno. Do Acre, um menino e uma menina são selecionados.
A escola funciona em regime de internato, onde os alunos saem apenas durante as férias. A instituição possui restaurante, teatro e alojamentos, onde além dos próprios alunos, residem também os professores e o diretor da escola. Além das disciplinas obrigatórias, há também um conjunto de eletivas e cursos.
Assim que concluir o ensino médio na Escola Sesc, Ana Beatriz pretende estudar Astronomia. “Como é um curso que não tem aqui no Acre, certamente, terei que ficar no Rio de Janeiro mesmo”, afirmou à SEE.

Em dezembro do ano passado, o ac24horas contou a história de Sayonara Simão, que foi às redes sociais relatar que teria sido vítima de negligência médica no Hospital Santa Juliana, o que teria provocado a morte de seu filho. Inconformada com a perda de seu bebê, Sayonara foi em busca de seus direitos e registrou um boletim de ocorrência relatando sua denúncia e a suposta negligência.
O ac24horas apurou com exclusividade que falta pouco para a conclusão do inquérito que pode fazer com que mais de um médico seja denunciado por negligência médica. O delegado responsável pelo inquérito, Judson Barros, já ouviu, além da denunciante, cerca de 12 profissionais envolvidos no atendimento. O delegado também pediu ao Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM/AC) um parecer sobre o atendimento prestado a Sayonara, baseado no prontuário médico.
“Falta ouvir alguns servidores e espero que o CRM seja célere neste relatório. Minha intenção é na próxima semana terminar o inquérito e opinar sobre o indiciamento ou não dos responsáveis. Em caso positivo, vamos encaminhar o inquérito ao Ministério Público do Estado do Acre (MPAC)”, conta Judson.
Sayonara Simão, que ainda convive com o luto pelo filho, diz esperar que a justiça seja feita. “Eu só quero justiça e que isso não aconteça com outras mães. Também quero mostrar que as mulheres não devem ficar caladas quando acontecer algo assim. A gente precisa buscar nossos direitos”, afirma.

Os números apontam que a pandemia da Covid-19 fugiu de controle no Acre. Nas últimas 24 horas, foram mais 345 novos casos registrados em o estado. O dado está no boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde do Acre divulgado nesta quarta-feira, 27.
Além disso, mais 2 notificações de óbito foram registradas nesta quarta-feira, sendo uma vítima do sexo masculino e uma do feminino, fazendo com que o número oficial de mortes por Covid-19 suba para 858 em todo o estado.
Óbito do sexo masculino:
Morador de Epitaciolândia, A. P.A., de 47 anos, deu entrada no dia 11 de janeiro, no Pronto-Socorro de Rio Branco, vindo a óbito nesta quarta-feira, dia 27.
Óbito do sexo feminino:
Moradora de Rio Branco, M. M. B. C., de 68 anos, deu entrada no dia 15 de janeiro, no Hospital Regional do Juruá, em Cruzeiro do Sul, vindo a falecer no dia 25.
Os dados da vacinação contra a Covid-19 no Acre podem ser acessados no Painel de Monitoramento da Vacinação, disponível no endereço eletrônico: http://covid19.ac.gov.br/vacina/inicio. As informações são atualizadas de acordo com a plataforma do Ministério da Saúde (MS), ficando sujeitos a alterações constantes, em razão das informações inseridas a partir de cada município.

Os dados do Ministério da Economia mostram que entre 1º de janeiro e 30 de novembro de 2020, o Acre ampliou em 4.552 seu estoque de emprego com carteira assinada, saindo de 78.935 para 83.487, um aumento de 5.8%.
Seis municípios obtiveram um crescimento acima da variação estadual, sendo que Plácido de Castro liderou a tendência com elevação de 25,8% em seu estoque d trabalho formal. Em seguida aparecem Bujari (14,3%), Mâncio Lima (13,1%), Sena Madureira (12,9%), Brasileia (6,0%) e Rio Branco (5,9%).
Outros dez municípios obtiveram aumento, embora abaixo da variação média estadual: Cruzeiro do Sul, Manoel Urbano, Senador Guiomard, Porto Acre, Acrelândia, Jordão, Feijó, Capixaba, Santa Rosa do Purus e Marechal Thaumaturgo. Os municípios de Porto Walter e Rodrigues Alves mantiveram a estabilidade de seus estoques.
Somente quatro municípios viram seus índices serem reduzidos em 80 empregos na totalidade. O maior tombo foi registrado em Xapuri, com -0,9%. Na sequência aparecem Epitaciolândia (-1,5%), Tarauacá (-2,6%) e Assis Brasil (-5,6%).
Os dados do Ministério da Economia foram trabalhados pela equipe técnica do Observatório do Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Acre.
-
ALERTA!
Nova mutação do coronavírus já está em Cruzeiro do Sul, diz médica
-
HORA DO VENENO
“Pastora” faz sexo oral no chefe e empresária desabafa contra influenciadora digital no Acre
-
Cotidiano
Bocalom erra ao não analisar currículo e indica engenheiro sem experiência para Emurb
-
ATO DA ESQUERDA
Carreata pró-impeachment de Jair Bolsonaro chama atenção em Rio Branco
-
Acre
Gladson embarca para SP em busca de comprar mais vacinas
-
Acre
Na Base, motorista estanca e cai com caminhonete no rio Acre
-
PEDIDO DE ORAÇÕES
Empresário de eventos é internado em decorrência da Covid-19
-
Destaque 4
“O Amazonas está enviando doentes com Covid-19 sem combinar com a gente”, diz Gladson