Menu

As visitações aos museus podem ser uma boa forma de despertar o interesse de crianças e jovens para o aprendizado

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, celebrado hoje (18/05), é sempre bom lembrar a importância de os estudantes conhecerem e colocarem o que está sendo aprendido em sala de aula em prática. Para despertar isso, muitas escolas e colégios investem em vistas aos museus. Sejam eles histórico, de Arte, Ciência, Temático ou Militar, todo o conhecimento é valido. Há museus para todos os gostos e interesses.

As vistas aos Museus também têm a importância de desenvolver a relação dos alunos com a escola e com isso poder gerar resultados de bom aprendizado e desenvolvimento dos estudantes, como explica Ilca Costa Lima, coordenadora da Estação Infância. “Levamos as crianças da nossa escola ao Museu, pois é o momento para colocarem o que aprenderam em prática e de vivenciarem todo o conhecimento. Com isso a escola consegue agregar mais informação para os alunos”, pontua, destacando a importância da manutenção e preservação destes espaços.

Anúncio

Segundo Museusbr – Rede Nacional de Identificação de Museus – o país conta com 3807 espaços nesta categoria, sendo 72% públicos e 28% privados. A maior parte dos espaços destinados a cultura funcionam na região sudeste (39%), seguido do Sul (29%), Nordeste (21%). O Centro-Oeste só conta com 7% dos museus do país. Como a plataforma é colaborativa, é possível indicar outros espaços e atualizar as informações.

Os museus têm grande influência do aprendizado e na formação, levando crianças e adultos a grandes descobertas na área da cultura, ciência e tecnologia. Além de promoverem e gerarem oportunidades de pesquisas e ações em busca da valorização do patrimônio cultural. Nos museus é possível fazer atividades de observação, quanto realizar experimentos que não seriam executáveis em sala de aula.

Buscando por essa valorização, a Escola Solares desenvolve projetos que envolvem a visitação a museus. “É bom repassar aos alunos a história da nossa herança. Além deles poderem ver materializado o que é falado em sala de aula, é uma ótima oportunidade de terem esse contato. Uma aula prática no próprio museu com os professores de história, por exemplo, é o momento ideal para tirar dúvidas. Percebemos que se expande ainda mais o conhecimento”, diz Jocimara Serta, coordenadora do Fundamental na Escola Solares

Bolsas de estudo para Gestão de Museologia e História

Gosta de museus? A Museologia estuda, identifica, restaura e classifica peças de valor histórico e cultural. O Museólogo é o responsável por este trabalho de documentar, pesquisar e conservar o acervo. Tem interesse pela área? O Educa Mais Brasil oferta bolsas de estudo em Gestão em Museologia e História. Os descontos nas mensalidades chegam até 70%. O portal AC 24 horas é parceiro do programa e para conseguir a bolsa só é preciso fazer a inscrição gratuita através do site www.educamaisbrasil.com.br/ac24horas.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.