Um projeto de lei da vereadora Lene Petecão (PSD) apresentado nesta quinta-feira, 10, sugere atendimento prioritário em instituições públicas e privadas às pessoas portadoras de doenças renais crônicas e que tenham sido submetidas a transplante.
Aprovada, a lei vai beneficiar os 480 pacientes integrantes da Associação dos Renais Crônicos do Acre que residem em Rio Branco, diz o presidente da entidade, Vanderli Ferreira, que esteve nesta quinta-feira na Casa com um grupo da associação para acompanhar a apresentação do projeto.
“São pessoas que muitas das vezes estão debilitadas, são cadeirantes, com problemas de movimentação, problemas ósseos. É um avanço da associação. O grito que a gente dá quase todos os dias nas redes sociais, na imprensa, está sendo ouvido. Espero que futuramente esse projeto seja indicado em nível estadual e quem sabe em nível federal”, diz
“A gente quer dar visibilidade aos transplantados e renais crônicos que há muito tempo estão não fila da morte. O fato é que o Estado e o Município não têm política pública direcionada a esse público”, afirma Lene Petecão.
Após apresentado, o projeto de lei será encaminhado às comissões da Casa para apreciação e análise constitucional para posterior votação no plenário.