Categories: Notícias

Lei garante que estudantes grávidas continuem suas graduações

Por
Bárbara Maria - Ascom EMB

A rotina universitária exige muitas horas de estudo, estágio e trabalho. Conciliar este momento da vida com uma gestação nunca é a primeira opção. Porém, o sonho da maternidade pode chegar mais cedo e, algo que seria motivo de comemoração, pode se tornar um pesadelo para as estudantes que não tinham planos de encarar o papel de mãe durante a graduação.


Seguir na faculdade ou trancar a matrícula? Essas são uma das dúvidas que surgem quando as estudantes descobrem que estão grávidas. De acordo com a Lei 6.202/75, que existe há 35 anos, universitárias grávidas podem ter acesso ao conteúdo das aulas, realizar provas e cumprir outras atividades acadêmicas em casa a partir do oitavo mês de gestação.


O regime especial para gestantes universitárias muitas vezes não é cumprido pelas faculdades até mesmo por desconhecimento. Algumas estudantes que não estão informadas sobre a Lei acabam trancando a faculdade porque não conseguem acompanhar as aulas, trabalhos e provas. E a decisão de trancar a faculdade não é influenciada apenas pelos nove meses de gestação, mas também pelo processo de pós-parto e amamentação.


Quando cursava o segundo ano da faculdade de Jornalismo, em 2014, na Unijorge, Kelly Borges descobriu que estava grávida, aos 19 anos. Ela conta que, durante a gravidez, sentia muito enjoo, o que a impediu de continuar seguindo a sua rotina de estudos. “Estava entrando no meu 3º semestre, foi um sentimento de frustração. Não tinha conhecimento desta lei e acabei abandonando a faculdade”, lembra.


Fazer uma graduação sempre foi o seu sonho e assim que terminou o seu ensino médio Kelly entrou na faculdade. Mas a chegada do pequeno Gabriel, agora com dois anos e sete meses, mudou os planos. Hoje, retomar a graduação continua sendo um sonho. “Estudar novamente é tudo que eu mais quero, porém, com filho, tudo é mais complicado. Já tentei voltar duas vezes e não consegui dar continuidade”. E mesmo diante da dificuldade, ela garante que não vai desistir. “A faculdade é algo mais distante agora, mas em julho eu vou voltar a fazer um curso técnico em Logística”, planeja a mãe de Gabriel.


Analisar os prós e contras é importante em qualquer situação em que a pessoa se encontre com grandes dúvidas. Tanto a graduação, quanto uma gravidez, são duas fases que merecem muito cuidado e comprometimento, então é preciso pensar bem antes de decidir. Agora que você conhece o seus direitos e sabe que você pode sim, estar grávida e continuar estudando, saiba que pode contar com o Educa Mais Brasil para realizar o sonho da graduação.


O programa oferece bolsas de estudo para graduação, cursos, EJA e educação básica. São várias opções, tanto para seu filho, como para você. Entre no site do Educa Mais, escolha a modalidade de ensino e faça sua inscrição. É simples, gratuito e você ainda tem a oportunidade de voltar a estudar.


Share
Por
Bárbara Maria - Ascom EMB

Últimas Notícias

  • Notícias
  • Política

Advogada é nomeada para coordenação da Suframa no Acre

A administradora e advogada Camila de Holanda Tavares Mendonça tomou posse nesta sexta-feira, 22, como…

23/11/2024
  • Entretenimento
  • Notícias

Influencer fatura alto traindo marido: ‘’fetiche de corno’’

A influenciadora Gisa Custolli causou alvoroço na web após revelar o quanto fatura nas plataformas…

23/11/2024
  • Acre
  • Notícias

TJAC tem duas iniciativas reconhecidas e vence Prêmio CNJ de Boas Práticas

O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) teve duas iniciativas reconhecidas no Prêmio CNJ de…

23/11/2024
  • Notícias
  • Região Norte
  • Tocantins

Justiça do Tocantins declara ilegal nomeação de servidor temporário para direção escolar

A Justiça determinou que o Governo do Estado realize um novo processo seletivo para diretor…

23/11/2024
  • Notícias
  • Região Norte
  • Tocantins

Diretor de colégio e PMs são afastados após marcha com estudantes cantando palavras de ódio

O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) determinou o afastamento imediato do diretor do Colégio Militar Euclides…

23/11/2024
  • Amazonas
  • Notícias
  • Região Norte

Site AM POST pública planos de adolescentes de colégio militar para matar alunas

Na última semana, uma grave denúncia envolvendo alunos do Colégio da Polícia Militar do Amazonas…

23/11/2024