Categories: Destaque 2 Notícias

Conservatório do Juruá: Uma escola de talentos composta por histórias, sonhos e realizações

Published by
Assessoria

Quem mora no Vale do Juruá já ouviu falar ou pôde conferir, de perto, um pouco do talento das crianças do Conservatório Musical do Vale do Juruá – um projeto idealizado e direcionado pelo Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), em parceria com o Exército Brasileiro e o Poder Judiciário.


O conservatório foi inaugurado em 2017, e contava, inicialmente, com 40 crianças. Mas antes mesmo de completar um ano de criação, ganhou força e, hoje, o coral já reúne mais de 400 integrantes.


“São alunos que atuam com a prática instrumental, violinos, violas, coral e teoria musical. Eles estudam aqui no período de segunda a sexta-feira pela manhã e pela tarde, com apresentação da prática instrumental da orquestra aos sábados pela manhã”, explica o maestro do Exército Brasileiro, Alexandre Sérgio, um dos coordenadores do projeto.


O outro coordenador, promotor de Justiça Iverson Bueno, destaca sua importância e verdadeira essência para a comunidade.


“O foco principal é tirar as crianças das ruas, do mundo das drogas e trazer cultura para Cruzeiro do Sul e, com isso, fazer com que a nossa cidade desenvolva outros valores. Nosso objetivo maior é chegar a uma orquestra sinfônica aqui no Vale do Juruá”, relata o coordenador do projeto.


A procuradora-geral de Justiça do MPAC, Kátia Rejane de Araújo Rodrigues, que esteve em Cruzeiro do Sul na semana passada para promover uma de suas oficinas de planejamento, disse que a gestão do MPAC tem um olhar e atenção especiais para com o projeto.


“O Ministério Público é reconhecido por suas boas práticas e o que vemos com esse projeto em Cruzeiro do Sul é motivo de orgulho para todos nós que fazemos parte da instituição. Se tem algo que nos toca, nos emociona, é ver o talento e o brilho nos olhos dessas crianças que caminham para um futuro que surge por meio dessa ação”, frisou a procuradora-geral.


 

[This post contains advanced video player, click to open the original website]


Mais do que aprender a cantar


Yasmin da Silva, Pedro Leite e Evelyn Brito são apenas três das 420 crianças que fazem parte do projeto ‘Musicalizando Pessoas com Amor e Carinho’. Quando arguidos sobre a representatividade do Conservatório Musical em suas vidas, a resposta é unânime:


“Através do projeto, eu descobri que, com a música, eu posso ter uma carreira, seja no instrumental ou no canto. Todo mundo que faz parte do conservatório acaba criando esse sonho”, afirma Evelyn Brito.


Aos 13 anos de idade, a aluna do Conservatório Musical ostenta uma das mais belas vozes do coral. Ela mora com a mãe, a irmã mais nova e os avós no Bairro Cruzeirão, e está no projeto desde o início.


“No inicio era só ela, agora a minha outra filha também entrou para o coral. Aqui em casa, a gente acompanhou a evolução dela e, do início para cá, ela progrediu muito. Sem falar que o projeto reflete também no comportamento da criança, no emocional. É muito gratificante”, destaca a mãe de Evelyn, a professora Cleidiane Brito.


Talento, oportunidade a apoio familiar


São inúmeras as famílias que acompanham de perto o desenvolvimento e o talento musical de seus filhos. Prova disso é a mãe de Pedro Leite, de 12 anos, a dona de casa Marizete Leite. Ela conta que, no Bairro Formoso, o talento de seu filho é conhecido e o projeto, sem dúvida, mudou suas vidas.


“Ele tá no projeto desde o início e lá ele canta e toca cajón. Eu nunca imaginei que o Pedro tinha o talento que tem para cantar. Uma das maiores surpresas que tive na vida. Aqui eu sou ‘pai e mãe’ dele, então, a felicidade vem duas vezes”, conta sorrindo a mãe.


Na casa da Yasmin da Silva, o apoio familiar não é diferente. Filha única, aos 9 anos, ela é uma das alunas mais populares do Conservatório Musical, não só pelo fato de estar desde o início no projeto, mas também por tocar violão brilhantemente e ter uma voz que sempre estremece, é o que destaca a mãe.


“Lá no coral, as crianças não aprendem só sobre música, mas também sobre valores da vida. Para nós, é de extrema importância, pois tira a criança das ruas e dá a elas um aproveitamento muito melhor de seu tempo. Elas adquirem conhecimento para a vida toda. E lá, a gente forma uma família, porque todos se unem como uma família”, finaliza a professora Gleiciane da Silva.


Ana Paula Pojo – Agência de Notícias do MPAC
Fotos: Tiago Teles


Share
Published by
Assessoria

Recent Posts

Mulher é espancada por segurança de hospital no Acre; veja vídeo

Uma mulher foi filmada no momento em que estava sendo agredida por um segurança do…

05/05/2024

Isabelle esclarece relação com Matteus pós-BBB: ‘A gente conversa’

Após trocas de beijos em público e declarações, Isabelle esclarece em que pé está sua…

05/05/2024

Vasco perde para o Athletico-PR e soma quarta derrota seguida no Brasileirão

O Vasco perdeu por 1 a 0 pelo Athletico-PR, na tarde deste domingo (5), na…

05/05/2024

Com show de Luciano, São Paulo aproveita expulsão e bate o Vitória

O São Paulo se aproveitou de uma expulsão logo no início da partida e venceu…

05/05/2024

Madonna ficou até as 4h em festa para supervips oferecida por Luciano Huck

A noite de Madonna depois do show histórico no Rio de Janeiro terminou depois das…

05/05/2024

Inscrições para a Corrida Tiradentes encerram na próxima quinta

Como parte da programação em comemoração aos seus 108 anos de história, a Polícia Militar…

05/05/2024