Categories: Cidades Notícias Política

Cameli defende menos burocracia na emissão do diploma de Medicina

Published by
Assessoria

O senador Gladson Cameli (Progressistas) esteve reunido em Cobija, capital de Pando/Bolívia, com o reitor da Universidade Amazônica de Pando (UAP), Ludwing Arciniega Batista para tratar da situação de estudantes brasileiros que se formam no exterior. Estiveram presentes Maricelda Aguada – Diretora de Relações Internacionais e Carlos Tibúrcio Amoros – Secretário Geral da universidade.


Cameli destacou que a visita institucional busca uma aproximação para ambos os países para facilitar a emissão do diplomas. “Como senador, recebo cobranças dos estudantes que precisam do Revalida para poder trabalhar. Queremos estreitar relações entre os dois países para simplificar o processo de reconhecimento de diplomas entre as universidades bolivianas e brasileiras. Tenho um compromisso com esses estudantes que muito têm a contribui com a melhoria da saúde nos nossos países”, disse o parlamentar.


Para atuar como médico no Brasil, o estudante formado no exterior precisa fazer o reconhecimento do seu diploma para só depois solicitar ao Conselho Regional de Medicina (CRM) a autorização para trabalhar.


O reitor da UAP destacou que nos cursos de medicina da Bolívia há uma grande procura de estudantes brasileiros, então uma parceria entre os dois países é uma forma de potencializar avanços na saúde.


No encontro também foi discutido que é necessário intercâmbios entre as universidades brasileiras para fomentar o ensino e a pesquisa na Amazônia – Universidade Federal do Acre (UFAC) e privadas já que ambos os países estão localizados na região amazônica e alternativas para fomentar o agronegócio, porta de entrada para os países andinos.


O senador se colocou à disposição para intermediar entre os órgãos brasileiros competentes como o MEC e o Ministério das Relações Exteriores para facilitar a a retirada de documentos para quem se forma no exterior.


No ano de 2011, quando era deputado federal, Gladson Cameli ocupou o cargo de presidente da Comissão da Amazônia, Integração e Desenvolvimento Regional (CAINDR) e visitou juntamente com uma comitiva as universidades de medicina nas cidade de Santa Cruz de La Sierra e Cochabamba com o objetivo de acompanhar as condições dos estudantes brasileiros naquele país. Juntamente com o parlamentar, estiveram presentes representantes do Ministério da Educação (MEC), Ministério da Saúde e Ministério das Relações Exteriores, além de vários deputados federais e estaduais do Acre.


Share
Published by
Assessoria

Recent Posts

Adolescente morre ao tocar em cerca elétrica em Cruzeiro do Sul

Um adolescente de 14 anos morreu na tarde deste domingo, 5, depois de sofrer duas…

06/05/2024

Mulher é espancada por segurança de hospital no Acre; veja vídeo

Uma mulher foi filmada no momento em que estava sendo agredida por um segurança do…

05/05/2024

Isabelle esclarece relação com Matteus pós-BBB: ‘A gente conversa’

Após trocas de beijos em público e declarações, Isabelle esclarece em que pé está sua…

05/05/2024

Vasco perde para o Athletico-PR e soma quarta derrota seguida no Brasileirão

O Vasco perdeu por 1 a 0 pelo Athletico-PR, na tarde deste domingo (5), na…

05/05/2024

Com show de Luciano, São Paulo aproveita expulsão e bate o Vitória

O São Paulo se aproveitou de uma expulsão logo no início da partida e venceu…

05/05/2024

Madonna ficou até as 4h em festa para supervips oferecida por Luciano Huck

A noite de Madonna depois do show histórico no Rio de Janeiro terminou depois das…

05/05/2024