Categories: Destaque 2 Notícias Política

Estudantes de medicina brasileiros denunciam cobranças abusivas de documentos na Bolívia

Published by
Wiliandro Derze

Depois de constantes reclamações de estudantes brasileiros que fazem curso de medicina na cidade de Cobija na Bolívia por conta de taxas de documentações consideradas abusivas. O deputado Alan Rick (DEM) e o senador Sérgio Petecão (PSD), participaram de uma reunião com os acadêmicos com o objetivo de tentar intervir e cobrar o cumprimento das normas e tratados estabelecidas entre os dois países vizinhos.


A maioria das denúncias feita pelos estudantes aos parlamentares federais acreanos corresponde a Universidade Amazônia de Pando (UAP) que segundo os estudantes vem cobrando taxas consideradas fora da realidade. As taxas de acordo com os acadêmicos chegam aos 200% para os estrangeiros e principalmente para os brasileiros.


Ao receber as denuncias dos acadêmicos de medicina, os parlamentares Alan Rick e Sérgio Petecão, juntamente com os cônsul do Brasil em Cobija, Carlos Eduardo, se reuniram com o secretário geral do Governo de Cobija, Miguel Garcia Bigrabiel que recebeu a comitiva acompanhado da representante da UAP, Maricela Aguada Imanareco.


Para provar que taxas estavam sendo cobradas de forma exorbitantes, os estudantes que estavam mais os parlamentares federais acreanos apresentaram várias documentações com cobranças divergentes e elevadas com relação aos estrangeiros. Motivos que levou o deputado Alan Rick a cobrar os tratados acordados entre Bolívia e Brasil.


“O Brasil é signatário de tratados entre países do Mercosule temos que ter reciprocidade no tratamento entre Brasileiros e bolivianos. O que nós queremos é somente a obediência a estes documentos. Já que estão cobrando taxas discrepantes do que é cobrado dos bolivianos em relação aos brasileiros. O que viemos reivindicar é somente que tenha reciprocidade de ambas as partes”, destacou Alan Rick.



Diante da situação o senador Sérgio Petecão também se mostrou preocupado com a situação. “Recebemos denuncias a tempos e agora podemos conferir com esses vários documentos apresentados pelos estudantes que existe uma cobrança exorbitante e fora da realidade. O que viemos cobrar aqui do governo de Cobíja e da Universidade é que os brasileiros tenham tratamento igualitário”, ressaltou o senador.


A representante dos estudantes brasileiros na Bolívia, Silvia Pacheco disse que os demais acadêmicos estão abertos às negociações e acredita no dialogo. “Acreditamos em um resultado bom, tanto para a faculdade, quanto para nós estrangeiros, principalmente na retirada das documentações necessárias. Assim teremos uma relação cordial entre ambos”, explicou.


O cônsul Brasileiro disse que vem acompanhando a situação e que o órgão que representa o Brasil no país boliviano vem tentando ajudar da melhor forma possível. “Estamos acompanhando o caso dos estudantes de medicina que estão sendo tratados de maneira diferente, por isso vem sendo analisado para acabar com essa diferença”, relatou.


Os parlamentares ainda se reuniram com vários estudantes de medicina em uma escola na cidade de Epitaciolândia no Brasil para tratar de outras denuncias apresentadas. Uma delas foi a respeito de possível corrupção que estaria sendo realizada na UAP. Mas a respeito desta denuncia o senador Petecão disse que esta situação deve ser investigada pelas autoridades bolivianas. “Infelizmente neste caso não podemos fazer nada, a não ser denunciar aos superiores e pedir que algo seja feito”, destacou.



Com informações do oaltoAcre.com


Share
Published by
Wiliandro Derze

Recent Posts

Petecão destina R$ 1 milhão para custeio de ações da Assistência Social de Brasiléia

O senador Sérgio Petecão (PSD-AC) anunciou, o empenho de recursos federais no valor de R$…

29/04/2024

Neri joga água na farofa de Bocalom e PSDB quer Vanda como vice

O CENÁRIO político da sucessão municipal que estava um marasmo, pegou fogo com uma entrevista…

29/04/2024

Gladson Cameli firma ordem de serviço para construção da unidade de Defensoria Pública

O governador Gladson Cameli esteve presente nesta segunda-feira, 29, na cerimônia de assinatura da ordem…

29/04/2024

Para PP não ser vice de Bocalom, Socorro Neri põe seu nome para concorrer à prefeitura

A possibilidade do Progressistas, com o secretário de governo, Alysson Bestene, abdicar da candidatura majoritária…

29/04/2024

São Paulo e Palmeiras empatam em jogo com ‘abraço da paz’ e disputas duras

São Paulo e Palmeiras empataram por 0 a 0 na noite desta segunda-feira (29), no…

29/04/2024

Web critica sertanejos como Luan Santana, Chitãozinho & Xororó e mais no Rock in Rio 2024

Pela primeira vez, o Rock in Rio contará com um dia de festival dedicado a…

29/04/2024