Categories: Destaque 2 Notícias

Aplicativos de transporte devem estar regulamentados em Rio Branco até maio

Published by
Da redação ac24horas

Após o presidente Michel Temer sancionar a lei que normatiza os serviços de transporte de aplicativos no país, a Prefeitura de Rio Branco avalia que até a primeira quinzena de maio a legislação municipal também já esteja em vigor. A lei federal passou às prefeituras a autonomia de regulamentar essa novo sistema de mobilidade urbana.


A normatização vem após as polêmicas de veículos que realizavam este tipo de trabalho terem sido apreendidos em fiscalizações de trânsito, na capital acreana.


Uma comissão liderada pela Superintendência de Transporte e Trânsito (RBTrans) já atua na elaboração de um projeto de lei a ser enviado à Câmara até o fim de abril. Também integram a equipe a Procuradoria Geral do Município, a Secretaria de Finanças, a Casa Civil e representantes das partes envolvidas, como os taxistas.


De acordo com o superintendente da RBTrans, Gabriel Forneck, a Uber, única empresa de aplicativo a operar na cidade foi convidada para integrar a comissão, mas disse não ter como enviar membros de seu escritório no Brasil para as reuniões.


A ideia é se basear em legislações semelhantes já aprovadas por outras capitais. É o caso da vizinha Porto Velho, Fortaleza e São Paulo. Na capital paulista, por exemplo, a lei municipal determina que só podem explorar estes serviços carros com placas da cidade.


Outra ideia é que haja um cadastro por parte da prefeitura dos motoristas de aplicativos, para que se tenha um controle maior para segurança dos usuários. Ainda está em debate a forma de taxação sobre os aplicativos. Uma das análises é que ocorra uma cobrança de imposto sobre os quilômetros rodados.


“Ainda avaliamos definir um número de carros autorizados a operar os serviços de aplicativos. Não sabemos se será uma limitação geral, ou se por empresa”, afirma Forneck. Estima-se que em Rio Branco 600 motoristas estejam cadastrados na Uber.


Gabriel Forneck reconhece que o transporte de passageiros por meio de aplicativos já é uma realidade que não tem como ignorar. De acordo com ele, hoje este serviço está em atividade sem fiscalizações de repressão.


Share
Published by
Da redação ac24horas

Recent Posts

Projeto capacitou mais de 30 produtores culturais em Rio Branco

Um projeto voltado para a Produção Cultural capacitou mais de 30 pessoas na última semana.…

04/05/2024

TJ de Roraima é finalista em Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça de 2024

A cartilha “Tô namorando e Agora?”, produzida pelo Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) está…

04/05/2024

Ibama destrói pista de pouso clandestina na Terra Yanomami

Uma operação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) destruiu…

04/05/2024

Cerca de 25% das indústrias se queixam de concorrência desleal no Acre

Falta de matéria-prima, concorrência desleal e elevada carga tributária são alguns dos desafios das indústrias…

04/05/2024

Fãs já se aglomeram em frente a palco do show da Madonna no Rio

Ainda era pouco antes das 9h deste sábado (4), quando dezenas de pessoas correram afobadas…

04/05/2024

‘Usa minhas roupas e ficam melhor nele’: David, filho de Madonna, divide armário com a mãe famosa

David Banda, filho de Madonna, é tão estiloso quanto a mãe! Segundo a própria cantora,…

04/05/2024