Categories: Destaque 7 Notícias Política

Defensoria Pública diz que PL do Estatuto da Família aprovado em Rio Branco afronta à Constituição Federal

Por
Ray Melo, da editoria de política do ac24horas

Depois da manifestação do Ministério Público do Acre (MPEAC) que pediu que a prefeita Socorro Neri (PSB) não sancione o Projeto de Lei de autoria de Artêmio Costa (PSB) que cria Estatuto da Vida e das Famílias, aprovado no dia 5 de abril, na Câmara de Vereadores da Capital, agora foi a vez da Defensoria Pública do Acre (DPE/AC) entrar na questão e dizer que o projeto é uma tentativa de retirada de direitos que fere os princípios da dignidade humana.


Segundo o posicionamento da Defensoria Pública em nota de repúdio emitida nesta quinta-feira (12), os tratados de direitos humanos não são respeitados pela lei municipal, “tornando o Estatuto uma afronta à Constituição Federal, tendo em vista que todos têm direito a uma família, e nenhuma deve ser tratada diferente, independente da sua forma de constituição. Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos”, destaca a nota da instituição.


Para a Defensoria Pública, o PL apoiado pela maioria dos vereadores de Rio Branco dos blocos de situação e oposição é um retrocesso. “Nesse contexto de amor e de direitos, não cabe o ódio e os retrocessos, cabe a DPE/AC, bem como a Ouvidoria da instituição, garantir a equidade da justiça para as minorias, dando-lhes o suporte técnico para que nenhum Direito seja suprimido, resguardando nossa Lei maior, a Carta Magna da Constituição Federal”.


Outra questão levantada pela DPE/AC é que “o postulado da dignidade da pessoa humana, que representa a ancestralidade essencial em seu art. 1°, inciso III, da CF, permite o Princípio Constitucional da busca da felicidade, que decorre, por implicitude, e irradia a verdadeira busca da identidade do indivíduo no universo plural da diversidade humana. Dessa forma, todas as modalidades de família devem ser protegidas, pois só assim de fato construiremos uma sociedade verdadeiramente justa, igualitária e solidária com o próximo”.


Share
Por
Ray Melo, da editoria de política do ac24horas

Últimas Notícias

  • Televisão

Vídeo: “Não tá cantando mais”, dispara Cariúcha sobre Zezé Di Camargo

Não é de hoje que os fãs perceberam algumas alterações na voz de Zezé Di…

22/11/2024
  • Acre

Marina é a primeira a votar nas eleições da OAB-AC: “vamos ter uma mulher”

As eleições da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Acre (OAB/AC) ocorrem durante toda esta…

22/11/2024
  • Acre

Flamenguista ‘roxo’, Gladson vai torcer pelo Santa Cruz no domingo

O governador do Acre, Gladson Cameli (Progressistas), declaradamente flamenguista, mostrou nesta sexta-feira, 22, o seu…

22/11/2024
  • Acre

Governo pede que torcedores cheguem cedo ao Arena da Floresta

O amistoso entre Flamengo Sub-20 e Santa Cruz (AC), que vai ocorrer neste domingo, 24,…

22/11/2024
  • Extra Total 2

Campus Tour 2024 leva mais de 1,5 mil estudantes para conhecer cursos da Uninorte

O Centro Universitário Uninorte realiza mais uma edição do Campus Tour 2024, que acontece nesta…

22/11/2024
  • Acre

Socorro Neri antecipa retorno ao Acre para despedida de Flaviano Melo

A deputada federal Socorro Neri (Progressistas) anunciou nesta sexta-feira (22) que decidiu antecipar seu retorno…

22/11/2024