Conecte-se agora

Diante da militância Lula interrompeu discurso para citar o “baixinho” Jorge Viana

Publicado

em

O ex-presidente Lula interrompeu seu discurso de 55 minutos, ontem, em frente à sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo Campo, antes de ser preso pela Polícia Federal, para apresentar o senador Jorge Viana (PT/AC) que estava no palanque “escondido” entre seus diversos companheiros de partido.

Lula discursava quando em um determinado momento citou Viana, que aparece para as câmeras fazendo acenos com ar de timidez.

“Jorge Viana tá aqui, meu querido senador do Acre que eu não vi. Ele é baixinho. Nosso querido companheiro foi governador, foi prefeito, agora é senador do Acre. Obrigado pela presença, companheiro Jorge”, cita Lula.

O vídeo repercutiu nas redes sociais e em grupos de WhatsApp.

video

Destaque 2

Acre teve 82 internados por Covid-19 em janeiro, todos sem imunização completa

Publicado

em

Com a explosão da terceira onda da Covid-19 no Acre neste mês de janeiro, muito tem se falado da relação entre vacina e pacientes graves. O ac24horas fez um levantamento junto à Secretaria Estadual de Saúde em relação aos pacientes que foram internados recentemente. A conclusão mostra a importância da imunização. Todos os internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neste mês de janeiro no Acre, nenhum tomou a terceira dose de reforço. Ou seja, nenhum estava com o esquema de vacinação completo.

O que tem se propagado é que a nova variante é menos agressiva e quem foi imunizado completamente tem menos risco de internação e morte.

De acordo com o levantamento, em Rio Branco, desde o início do ano, 15 pacientes foram internados em leitos de UTI no Into. O levantamento mostra que quase metade, um total de 7 pessoas, com idade entre 31 e 76 anos, não tomaram nenhuma dose da vacina. Um paciente, de 60 anos, tomou apenas uma dose. Já outros 7 pacientes, com idades entre 37 a 85 anos tomaram duas doses do imunizante. Os dados, portanto, mostram que dos pacientes que ficaram em situação grave de saúde, que precisaram ser entubados em um leito de UTI, nenhum tomou a dose de reforço que é indicada pelas autoridades de saúde como necessária para diminuição dos riscos do vírus.

Já os pacientes que foram internados nos leitos clínicos, mas que não precisaram ser internados em leitos de UTI, a situação é bem parecida. No total, desde o início de janeiro, 67 pacientes passaram pela enfermaria Covid da unidade de saúde. Desse total, apenas cerca de 6% tomaram as três doses da vacina. Foram quatro pacientes entre 51 a 78 anos que não chegaram a apresentar situação grave da doença. O levantamento mostra ainda que 37 pacientes, com idade entre 22 a 94, tomaram as duas doses. Já 8 pacientes, com idades que variam entre 26 a 74 anos tomaram uma única dose do imunizante e 18 pacientes, com idade entre 37 a 88 optaram por não se vacinar nenhuma vez.

Em Cruzeiro do Sul, os números em relação a leitos de UTI se repetem. Desde o dia 11 de janeiro, quando a terceira onda da Covid-19 fez os casos voltarem a disparar, três pacientes foram internados na UTI. Nenhum, tomou as três doses da vacina.

No último boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde nesta quinta-feira, o Acre alcançou o número de 96.834 pessoas infectadas, com 1.861 mortes registradas.

Continuar lendo

Destaque 2

Com 790 toneladas no ano, Acre é o 8º estado com maior exportação de carne suína do país

Publicado

em

O estado do Acre apareceu no ranking nacional na última semana como o oitavo do país com maior número de exportações de carne suína dentre as 27 unidades federativas do Brasil. A posição foi comemorada pela pasta que gerencia a Produção e o Agronegócio no estado. Segundo o gestor Nenê Junqueira, foram 790 toneladas de suínos exportados em 2021.

A indústria Dom Porquito figura como a principal do estado com abertura de mercado na carne suína. O planejamento da marca é dobrar a produção de abate de 250 para 500 neste ano de 2022 e conseguir alavancar para a 7ª posição no ranking nacional em 2023.

De acordo com Junqueira, esse é um dos mercados que possui vários importadores para o estado. “Estão sendo feitos mais pedidos de habilitação de exportação, que estão aguardando vistorias de outros países, como Peru, Vietnã, Chile, Cuba, entre outros”, declarou.

A pretensão é que nos próximos meses a indústria acreana Dom Porquito possa estar exportando para mais de 10 países. “Hoje ela vende 50% de sua produção no estado e 50% para fora. A tendência é manter a produção aqui, aumentar o abate e elevar a exportação, mantendo o excedente também para fora”.

O estado vê essa a cadeia produtiva da suinocultura do Acre cada dia mais forte e consolidada, principalmente na região do Alto Acre. “Temos uma indústria de ponta, com produtos de ponta, brigando em outros países com carne acreana sendo exportada”, conclui Junqueira.

Continuar lendo

Destaque 2

No Acre, Ômicron faz média de casos sair de 3,3 para 440 desde 1º de janeiro de 2022

Publicado

em

Alavancada pela variante Ômicron, a 3ª Onda da Covid-19 no Acre saiu de 3,3 casos na média móvel de 7 dias em 1º de janeiro para 440,6 casos (média móvel 7 dias por 100.000 habitantes) no dia 23.

Para efeito de comparação, em 2021 a média móvel foi de 14,3 casos por 100.000 habitantes.

Os dados são do painel “Redes sociais e Covid-19 – sintomas e comportamentos dos internautas”, mantido pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

O painel usa os resultados da Pesquisa de Sintomas Mundiais Covid-19, uma parceria entre o Facebook e instituições acadêmicas (University of Maryland e Carnegie Mellon University). Uma amostra de usuários do Facebook é selecionada diariamente com o uso de uma metodologia de amostragem capaz de otimizar a escolha dos participantes (desenho amostral) para que os respondentes representem melhor a população-alvo para reduzir a falta de resposta e o viés de cobertura.

O questionário aborda tópicos como, por exemplo, sintomas, comportamento de distanciamento social, aceitação de vacinas, problemas de saúde mental e restrições financeiras. Mais de meio milhão de respostas são coletadas diariamente, sendo que no Brasil já foram coletadas mais de 5 milhões de respostas desde abril de 2020, sendo mais de 10 mil por dia. O número de respostas é afetado conforme o número de usuários no local analisado.

O painel fornece a visualização diária dos casos notificados de Covid-19 e as médias móveis (7 dias) do percentual de pessoas que relataram sintomas semelhantes aos da Covid-19 (definido como febre junto com tosse, falta de ar ou dificuldade para respirar). Os sinais de mudanças na tendência da pesquisa de sintomas têm se mostrado com potencial para prever o aumento de casos de forma antecipada, o que é muito útil visto que temos um atraso considerável no registro de casos.

Continuar lendo

Destaque 2

Presidente da Câmara de Tarauacá nomeia estudante de medicina da Bolívia como gerente

Publicado

em

O estudante de medicina Alexsandro da Silva Oliveira, que cursa faculdade na Bolívia, apareceu como o mais novo nomeado a gerente de departamento na Câmara de Vereadores do munícipio de Tarauacá. A informação consta no Diário Oficial do Estado (DOE) desta segunda-feira (24).

A nomeação que causou estranheza foi realizada pelo presidência da Câmara de Vereadores de Tarauacá, o vereador Chico Batista (PDT). O estudante, também conhecido como “Dico”, já foi candidato à vereador nas últimas eleições pelo partido do presidente da casa legislativa,  mas atualmente estuda medicina na Universidade Amazônica de Pando e, como, consta em suas redes sociais, mora em Cobija.

Alexsandro foi nomeado no cargo de gerente de Departamento da Câmara Municipal com salário de R$ 2, 3 mil reais.

A reportagem do ac24horas procurou o vereador Chico Batista para que o mesmo pudesse explicar a nomeação. Batista disse que o estudante está em Tarauacá e que, se decidir voltar para Cobija, será exonerado. “Ele tá aqui em Tarauacá, por isso foi nomeado. Se amanhã ele decidir ir embora estudar, vai ser exonerado”, afirmou.

Alexsandro também foi procurado. Num primeiro momento, respondeu que estava de férias no município. Após ser questionado se achava correto ser nomeado apenas durante seu período de férias na universidade, declarou que não sabe se vai voltar a cursar medicina. Caso decida continuar com os estudos, garantiu que irá pedir exoneração. “Eu estou aqui em Tarauacá no momento e não sei se irei retornar, mas se for fazer o curso, vou pedir demissão, jamais faria algo diferente, afinal é um cargo público”, afirmou.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Content is protected !!