Categories: Destaque 2 Notícias

Palestra sobre violência contra a mulher é realizada no MPAC na quarta-feira (4)

Published by
Assessoria
[elementor-template id="1541731"]

Partindo do entendimento de que o problema da violência contra a mulher diz respeito a toda a sociedade, e que é possível evitar danos maiores quando rompe-se o silêncio e o Estado intervém a tempo, o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) promove, nesta quarta-feira (4), a palestra ‘Combate à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher’. O evento ocorre no auditório do MPAC, a partir das 14h, e é aberto ao público.


Para isso, o MPAC conta com uma palestrante de destaque nacional sobre a questão. Trata-se da promotora de Justiça Especializada em Gênero e Enfrentamento à Violência contra a Mulher do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP), Valéria Scarance.


Feminicídio, violência doméstica e familiar, assédio e violência sexual, alienação parental e discriminação são alguns dos assuntos debatidos na ocasião, que também pretende trazer informações sobre a Lei Maria da Penha e os impactos positivos na defesa das mulheres vítimas de violência doméstica, visando, sobretudo, à prevenção e ao combate a este tipo de crime, além de sensibilizar e orientar à sociedade sobre a questão.

Anúncios


As inscrições podem ser feitas por meio do link https://goo.gl/forms/cRRvtJiYpX7meDcw1 ou na hora do evento, com credenciamento às 14h.


Para mais informações, basta ligar nos números de telefone do Ceaf: (68) 3212-2029 / 3212-2081 ou 3212-2050 ou ainda ou pelo email ceaf@mpac.mp.br.


O evento é fruto de uma parceria do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) com o Centro de Atendimento à Vítima (CAV) e a Promotoria de Justiça Especializada no Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a mulher do MPAC.


Sobre a palestrante


A promotora de Justiça do MPSP Valéria Scarance é coordenadora do Núcleo de Gênero do MP; autora do livro ‘Lei Maria da Penha: o Processo Penal no Caminho da Efetividade’; mestra e doutora em Direito Processual pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), além de professora de Processo Penal da instituição e de cursos de pós-graduação; 1ª secretária executiva do Grupo de Atuação Especial de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar do MPSP.


Em 2013, representou o MP brasileiro junto à ONU em Bangkok, onde se discutiu a elaboração de um Manual para atuar no combate à violência contra a mulher. Em 2014, foi convidada pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos para participar do programa de intercâmbio ‘Combating Domestic Violence.’


Ela também é autora de artigos publicados no jornal Carta Forense, como ‘Mitos que matam’ e ‘Feminicídio virtual’, e de outros artigos sobre temas diversos.



Share
Published by
Assessoria

Recent Posts

Bolasie decide, e Criciúma bate o Juventude pelo Campeonato Brasileiro

Em um jogo bem disputado no Alfredo Jaconi, o Criciúma venceu o Juventude por 2…

27/07/2024

Pecuarista Macarrão é lançado candidato à prefeitura de Manoel Urbano

Ao som de fogos e veículos enfileirados no antigo prédio da Assembleia de Deus na…

27/07/2024

Vídeo: Datena é confirmado candidato do PSDB e xinga opositores

José Luiz Datena, apresentador e candidato à Prefeitura de São Paulo, enfrentou protestos durante a…

27/07/2024

Fátima Bernardes vê roubo em Paris e faz alerta sobre segurança

Neste sábado, 27 de julho, Fátima Bernardes utilizou seu Instagram para desabafar sobre um furto…

27/07/2024

Marília Gabriela, de 76 anos, impressiona ao exibir foto rara com a neta

Marília Gabriela encantou a web nesta quinta-feira, 25/07, ao publicar uma foto inédita com a…

27/07/2024

Cerca de 50 kg de droga é apreendida em ônibus que saiu de Rio Branco

Neste sábado (27), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu cerca de 50 kg de drogas,…

27/07/2024