Categories: Destaque 2 Notícias Política

Oswaldo D’Albuquerque entrega relatório de gestão e destaca avanços do MPAC

Por
Agência de Notícias do Acre

Em janeiro deste ano, Kátia Rejane tomou posse como a nova procuradora-geral do Ministério Público do Estado do Acre. Nos dois últimos biênios, entre 2014 e 2018, o órgão foi gerido pelo procurador-geral Oswaldo D’Albuquerque, que deu continuidade à grandes mudanças e avanços para a instituição, contando sempre com o apoio do governo do Estado.


Oswaldo, agora procurador-geral adjunto administrativo e institucional, apresentou na última semana ao governador Sebastião Viana o livro com a história do MP e um relatório de sua gestão. “Ressaltamos sempre essa parceria com o poder executivo estadual e todo o empenho pessoal do governador Tião Viana”, relata.


Entre os exemplos da importância dessa relação institucional, Oswaldo explica algumas decisões do executivo. “Nós tivemos a sanção da nossa nova lei orgânica em 2014. Tivemos os planos de cargos e salários dos nossos servidores também aprovado na nossa gestão, sancionada inteiramente pelo governador”, afirma, pontuando que o MP acreano era um dos únicos que não tinha uma lei orgânica nova após a constituição, isso representou uma conquista de quase 20 anos.


Durante a conversa, Oswaldo falou também sobre os avanços da instituição, exaltando dois pontos fortes da gestão, que foi a reforma administrativa e a atuação do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco), que atua em parceria com o Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp) do governo do Estado.



“Eu poderia destacar, no âmbito administrativo, toda a reestruturação do Ministério Público, desde o edifício sede, na capital, até a todas as unidades de promotoria no interior do estado – as que não foram construídas, foram reformadas”, afirma Oswaldo. Só no ano de 2016, o MP realizou construções, reformas e adaptação em nove municípios do Acre, investindo mais de R$4,5 milhões.


Quanto ao Gaeco, Oswaldo fala com orgulho: “O Gaeco ganhou um prêmio na categoria Combate à criminalidade no Conselho Nacional do Ministério Público, ocupando o primeiro lugar por sua atuação no combate ao crime no Acre. Trabalho feito em parceria com o Sistema Integrado de Segurança Pública do Estado”.


Além de participar e encabeçar diversas operações no combate ao crime organizado, destaca-se a atuação do Gaeco para a desarticulação financeira de grupos criminosos. Com a apreensão e sequestro de bens durante as operações, o MP realizou o bloqueio de mais de R$ 12,5 milhões em 2017.


Finalizando, Oswaldo explicou que o trabalho do MP foi sempre pautado em uma relação harmoniosa com as instituições. “Ressalto que trabalhamos com os dois princípios que embasam as relações entre os poderes e instituições: independência e harmonia institucional. Isso propiciou o crescimento da instituição e a garantia de um MP forte, altivo, independente. Uma ministério público que, sempre, busca se aproximar do cidadão, em defesa da sociedade”, afirmou.


Share
Por
Agência de Notícias do Acre

Últimas Notícias

  • Destaque Entretenimento

Após cirurgia, Preta Gil está ‘estável’ e ficará na UTI nos próximos dias: ‘Conforme planejado’

Após 21 horas de cirurgia, Preta Gil segue internada na UTI do Hospital Sírio-Libanês, em…

22/12/2024
  • Editorial
  • Notícias

2025: quais elementos mostram que “agora, vai”?

O editorial do ac24horas deste domingo terá a tendência de ser desagradável. Provavelmente deve ser…

22/12/2024
  • Cotidiano

Futuras ondas de calor podem ser mais letais do que o previsto, apontam estudos

O planeta está aquecendo e, se nada for feito, a vida na Terra pode se…

22/12/2024
  • Nacional
  • Notícias

Itamaraty: Brasil é eleito para novo mandato no comitê da paz da ONU

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) informou que o Brasil foi eleito para mais um…

22/12/2024
  • Acre 01
  • Notícias

Uma ação de natal que leva cuidado e carinho as pessoas carentes no interior do Acre

Fim de ano chegando e as pessoas vão ficando mais sensíveis. Dezembro é período de…

22/12/2024
  • Acre
  • Notícias

Motociclista fura blitz morre após colidir com elevado em Rio Branco

O motociclista Ladislau Araújo Guimarães, de 24 anos, morreu na madrugada deste domingo, 22, após…

22/12/2024