A partir de uma iniciativa voluntária promovida pelos Jovens Adventistas, em 2005, nasceu o Projeto Vida por Vidas com a proposta de contribuir com os hemocentros através do incentivo à doação de sangue. Em Rio Branco, os jovens adventistas preparam uma grande mobilização para este, sábado, 31, reunir toda a comunidade para que doe sangue. As coletas serão realizas a partir das 8h até às 18h no Hemoacre.
Vida por Vidas é um projeto promovido pela Igreja Adventista do 7º Dia. Criado em abril de 2005 no estado do RS e premiado em 2006 pela Organização Mundial de Saúde, a campanha já somou mais de 300 mil doadores em oito países da América do Sul. O objetivo do projeto é suprir a demanda dos estoques de sangue nos hospitais e hemocentros, promovendo o hábito de doar sangue e conscientizando as pessoas a serem doares regulares.
Marcello Cutrim, líder dos jovens adventistas para a região de Acre e Rondônia, destaca que o projeto visa chamar atenção da importância sobre a doação de sangue. “Pessoas que não possuem a mesma fé que nós são chamadas a doar sangue também. Nossos jovens estão envolvidos a doar também. Esperamos que muitas pessoas possam atender ao nosso apelo. Nosso objetivo é conseguir arrecadar pelo menos 100 bolsas de sangue”, comentou Cutrim.
Ortência Oliveira, que é líder de jovens no Acre, explica que a força da juventude aliada ao comprometimento com o projeto faz toda a diferença.
Serviço
Para doar sangue é necessário que o interessado esteja bem de saúde e alimentado; tenha peso igual ou superior a 50 kilos; tenha entre 16 e 69 anos. Lembrando que os menores de idade precisam estar acompanhados dos responsáveis.
Os interessados em participar da campanha e realizar doações devem se dirigir ao Hemoacre que fica localizado na Av. Getúlio vargas, 2.787, bairro Bosque. Para doar no entanto é necessário chegar até as 16h. É indispensável a apresentação de documento original com foto.