Categories: Destaque 2 Notícias

OAB/AC e PMAC regulamentam livre acesso de advogados em locais para elaboração de Boletim de Ocorrência

Published by
Assessoria

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Acre (OAB/AC), por meio da Comissão de Assistência, Defesa e Prerrogativas, Procuradoria de Prerrogativas e Procuradoria Jurídica, firmou acordo com a Polícia Militar do Estado do Acre (PMAC) com o propósito de garantir o cumprimento das prerrogativas dos advogados.


A Nota de Resolução Nº 001/2018, assinada na última terça-feira, 20 de março, cria a Norma Geral de Ação, que regulamenta o livre acesso dos advogados nos locais destinados a elaboração de Boletim de Ocorrência por policias militares, situados nas Delegacias de Polícia e Unidades Policiais Militares de Rio Branco e demais municípios acreanos.


O documento determina ainda que os Comandos Regionais orientem seus subordinados para garantir aos advogados livre acesso aos locais destinados a elaboração do Boletim.


Durante a assinatura da instrução normativa, o subcomandante-geral da PMAC, Coronel PM Pinheiro, disse que “a Nota de Resolução estreitará ainda mais o relacionamento entre PM e OAB/AC”.


Segundo a presidente da Comissão de Prerrogativas, advogada Helane Christina, o novo acordo garantirá o previsto em Lei: o advogado tem o direito de ingressar livremente em delegacias e prisões (mesmo fora do horário de expediente). Isso garante o livre exercício da profissão, reconhecidamente indispensável a justiça, e o cumprimento dos direitos do cidadão.


“A aliança entre as instituições é de extrema importância, pois quem ganha é o cidadão. Também é importante frisar que o intuito da OAB/AC é ser amiga e parceira das instituições para juntas realizar o devido cumprimento das leis, garantindo o estado democrático de direito. Portanto, é indispensável que as prerrogativas dos advogados sejam respeitadas, conforme o Estatuto da Advocacia.” Afirmou Helane Christina.


Para o procurador de prerrogativas, Claudemir da Silva, garantir as prerrogativas do advogado durante seu mister, é assegurar aos seus constituintes uma defesa justa. Já para a procuradora jurídica da OAB/AC, Fernanda Oliveira, “normatizar e uniformizar o trato dos policiais com os advogados em nível estadual é uma grande vitória para a instituição.”


Também estiveram presentes na assinatura da resolução, a vice-presidente da Comissão de Prerrogativas, advogada Karina Regina; o procurador de prerrogativas, advogado Claudemir da Silva; a procuradora jurídica da OAB/AC, advogada Fernanda Oliveira; o corregedor-geral da PMAC, Coronel PM Ricardo, e o diretor de Recursos Humanos da PMAC, Coronel PM Márcio.



Share
Published by
Assessoria

Recent Posts

Dólar fecha abaixo de R$ 5,10 pela primeira vez em três semanas

Impulsionado pelo alívio global, o mercado financeiro teve um dia de forte recuperação. O dólar…

03/05/2024

Casas sofrem 2ª punição por Prova de Resistência de A Grande Conquista

Michael e Fellipe Villas continuaram na disputa pelo carro 0 km e as Casas Verde…

03/05/2024

Gladson Cameli anuncia obras de revitalização do Teatrão em Rio Branco

Após várias polêmicas em torno do assunto, o governador do estado, Gladson Cameli, usou as…

03/05/2024

Governo coloca CBMAC à disposição do governo do Rio Grande do Sul

A tragédia no Rio Grande do Sul já é considerada a pior da história. As…

03/05/2024

Lula sanciona marco legal dos jogos eletrônicos no Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta sexta-feira (3), o marco legal para…

03/05/2024

Reunião no Progressistas define aliança com PL e chapa Bocalom e Alysson está definida

A Executiva Municipal do Progressistas se reuniu a portas fechadas na sede do partido, nesta…

03/05/2024