Categories: Notícias

Em excesso, ibuprofeno pode prejudicar o coração e até a potência sexual

Published by
Da redação ac24horas

Praticamente todo mundo tem um remédio à base de ibuprofeno na bolsa, na gaveta do escritório ou na caixinha de medicamentos de casa. A substância é um anti-inflamatório não esteroide usado principalmente para combater a dor aguda –na cabeça, na garganta, nos músculos. Também atua como antitérmico, para febre em quadros infecciosos, e até mesmo para tratar doenças como osteoartrite, artrite reumatoide, inflamações e traumas ortopédicos.


O ibuprofeno é vendido nas prateleiras das farmácias sem prescrição médica e, por isso, pode parecer inofensivo. Porém, se consumido exageradamente, traz alguns prejuízos para seu organismo.


Alerta para o coração


Um estudo recente publicado no European Heart Journal apontou que pessoas que tomam ibuprofeno de forma descontrolada têm risco 31% maior de sofrer uma parada cardíaca, quando comparados com quem não utiliza o medicamento.


Diversos podem ser os motivos para essa relação do remédio com o infarto do miocárdio. “Entre eles, é possível destacar o aumento de plaquetas nas paredes dos vasos sanguíneos. Isso propicia a formação de trombos e, por consequência, a vasoconstrição, o aumento da pressão arterial, a retenção de líquidos e a parada cardíaca”, esclarece Alexandre Galvão, cardiologista do núcleo de cardiologia do Hospital Samaritano, em São Paulo.


Segundo a pesquisa, a dose diária segura de ibuprofeno é de 1.200 mg ao dia. Porém, mesmo nessa quantidade, não é recomendado ingerir a substância diariamente por mais de uma semana sem orientação médica.


Redução da potência sexual


O uso indiscriminado de ibuprofeno também pode afetar a vida sexual dos homens. Esse alerta foi dado por cientistas da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, após uma pesquisa realizada com jovens atletas de alta performance com idade entre 18 e 35 anos. No estudo, homens que consumiram 600 mg da substância duas vezes ao dia (totalizando 1200 mg), durante 44 dias, tiveram a produção natural de hormônios sexuais (como testosterona) afetada.


A queda do nível de testosterona no organismo pode diminuir o apetite sexual, a potência das ereções e a fertilidade. Além disso, prejudica o ganho de músculos, a recuperação pós-treino e pode até deixar a pessoa fadigada, com pouca disposição.


Prejuízos para estômago e rins


O uso do ibuprofeno reduz a concentração de prostaglandinas, substâncias que contribuem para que o trabalho de quase todas as células e tecidos do organismo seja feito corretamente. Por conta disso, o excesso do medicamento tende a diminuir as defesas do estômago contra o suco gástrico, o que pode causar gastrites e úlceras.


Também é válido alertar que a utilização do ibuprofeno indiscriminadamente pode gerar diversas agressões aos rins. Com o passar dos tempos, isso aumenta o risco de desenvolver nefrite, um conjunto de doenças que leva à inflamação dos glomérulos renais, componentes responsáveis por eliminar toxinas, sais minerais e água. O problema pode avançar e causar insuficiência renal.


Portanto, fica aqui o alerta: antes de consumir qualquer medicamento, mesmo aqueles sem a necessidade de receita médica, procure um profissional da saúde e converse a respeito, principalmente sobre os efeitos colaterais do remédio.


Fontes: Fabio Gomes, clínico geral e cardiologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo; Alexandre Galvão, cardiologista do núcleo de cardiologia do Hospital Samaritano, em São Paulo.


Share
Published by
Da redação ac24horas

Recent Posts

Relembre a trágica entrevista de Marília Gabriela com Madonna repleta de patadas

Em 1998, De frente com Gabi estaria Madonna, meses após a artista lançar o álbum…

02/05/2024

Abastecimento de água só será totalmente restabelecido até sábado (4) na Capital

Parte dos mais de 50 bairros da capital acreana que foram atingidos com a paralisação…

02/05/2024

Danilo Gentili causa polêmica ao citar série da Netflix: “Nunca ofereça chá para gordas”

Nesta quarta-feira (1), Danilo Gentili, humorista e apresentador do programa The Noite,causou polêmica após usar…

02/05/2024

Esposa de Faustão expõe dificuldades em desabafo: “Nada tem sido muito fácil”

Na tarde desta quinta-feira (2), Luciana Cardoso desabafou em uma homenagem que fez ao marido,…

02/05/2024

MEC criará protocolos para combater racismo em escolas

O Ministério da Educação (MEC) vai apresentar protocolos de prevenção e resposta ao racismo nas…

02/05/2024

Alunos assistidos pela Ufac terão auxílio alimentação de R$ 250 durante greve

O Diretório Central dos Estudantes da UFAC (DCE) divulgou na tarde desta quinta-feira, 02, que…

02/05/2024