O Parque de Exposições Wildy Viana está pronto para receber os desabrigados pela cheia do rio Acre, que marcou, nesta segunda-feira, dia 19, às 12 horas, 14,17 metros em Rio Branco, segundo dados da Agência Nacional de Águas (ANA). O manancial deve atingir os 14,30 metros ainda nesta segunda.
Segundo Dôra Araújo, secretária de Assistência Social (SEMCAS), o parque de exposições está com todos os serviços necessários instalados, entre eles posto de saúde, policiamento, limpeza e atendimento social. Contudo, nenhuma família havia sido levada para o local até a manhã de segunda.
“Tem uma previsão de ele subir mais um pouco. Sendo necessário retirar moradores de suas casas, a orientação é que ligue no 190 e o Corpo de Bombeiros já estará pronto para ajudar. Aqui a gente vai tentar colocar o melhor ambiente possível. Estamos preparados para receber essas pessoas aqui no parque”, explica.
Enquanto o rio Acre tem o nível rapidamente elevado em Rio Branco, nas cabeceiras, o nível do manancial está reduzindo consideravelmente, isso porque toda a água está sendo empurrada para Rio Branco. Num primeiro momento, 108 famílias terão espaço garantido no parque de exposições.
Ontem, às 15 horas, o rio atingiu a Cota de Alerta (13,50m), e na madrugada desta segunda-feira, dia 19, o Transbordamento (14 metros). Abaixo, veja as medições das 12 horas, divulgadas pela Agência Nacional de Águas (ANA).
ASSIS BRASIL: 3,75m
BRASILÉIA: 5,18m
XAPURI: 9,69m
CAPIXABA: 11,31m
RIO BRANCO: 14,17m
RIOZINHO DO ROLA: 12,97m