O secretário de Organização Partidária do PT do Acre, Cesário Campelo Braga, acordou nesta quarta-feira, 31, com um sorriso largo na boca depois da publicação na imprensa nacional da pesquisa Datafolha que coloca Lula, mesmo após a condenação no TRF-4, em primeiro lugar na frente de Bolsonaro (PSL), Marina Silva (Rede) e Geraldo Alckmin (PSDB).
“A condenação sem provas do ex-presidente Lula pelo TRF-4, na semana passada, não diminuiu o apoio do eleitor ao petista; nova pesquisa Datafolha mostra que Lula segue líder isolado na disputa pela Presidência e venceria com facilidade qualquer um dos candidatos apresentados.
É a força do povo”, comemorou o petista.
Segundo o Datafolha, o grão-petista lidera o 1º turno em todos os cenários com percentuais entre 34% e 37%. No segundo turno, Lula venceria o tucano Alckmin por 49% a 30%; a ex-senadora Marina Silva (Rede) por 47% a 32%; e o deputado Jair Bolsonaro (PSC) por 49% a 32%
A pesquisa revela ainda que Jair Bolsonaro não apresenta crescimento mesmo nos cenários sem Lula. Bolsonaro oscila entre 15% e 20% e lidera todos as simulações sem a presença do petista.
A pesquisa do Datafolha mostra também que a condenação de Lula no TRF-4 impulsiona a candidatura de Marina Silva (Rede), que sobe de 8% para 13%, e Ciro Gomes (PDT), que vai de 6% a 10%.