Há 5 anos, a Elite Engenharia instalou um sistema solar fotovoltaico, com potência de 3kWp, que supria 20% da demanda.
Nesse período, a empresa monitorou a eficiência dos equipamentos (módulos e inversores) quanto a três fatores importantes da região, sendo a temperatura, umidade e oscilações de energia. “O desempenho foi gratificante. As únicas manutenções efetuadas foram limpezas nos módulos, no período seco, devido a fuligens de queimadas. Vale a pena ressaltar que estamos em uma região privilegiada quanto a intensidade solar, e temos 11h diárias de geração”, destacou o diretor técnico da empresa, Leonardo Fonseca.
A empresa está em processo para adquirir o Selo Solar, que é uma certificação do Instituto Ideal para reconhecer residências, empresas e instituições públicas e privadas que investem em eletricidade solar. “Quem tem a certificação mostra que aposta em uma energia renovável e de baixo impacto para o meio ambiente”, comentou Fonseca.
A Elite Engenharia está inaugurando o primeiro estacionamento solar do Estado do Acre homologado pela Eletrobrás. A sede da empresa será auto suficiente em energia elétrica. Foram instalados 60 placas solares no estacionamento e 52 no telhado, somando uma potência de 35,5kWp, capaz de obter uma geração média de 52.200 kWh/ano. Toda essa energia captada é suficiente para abastecer até 25 residências com consumo médio de 170kwh/mês.
O sistema contará com uma estação solarimetrica interligada aos inversores, composta por sensores que medirão a temperatura ambiente que circunda o sistema, temperatura das placas, velocidade do vento e o nível de radiação incidente no local. Fonseca enfatizou que com isso terão informações mais precisas da região para o dimensionamento e um atendimento mais eficiente aos clientes.
Outra vantagem do projeto é o benefício ambiental. Com os módulos solares, aproximadamente 4 toneladas de CO2 deixarão de ser emitidas por ano na atmosfera. O sistema é vantajoso podendo economizar praticamente 100% do valor da conta de energia atual, ficando apenas com o custo da tarifa mínima, que é uma taxa cobrada pela concessionária para manter seu padrão de energia ligado na sua casa. Na média essa taxa varia entre R$ 30 a R$ 100, dependendo do tipo de conexão do padrão de energia (Monofásico, Bifásico ou Trifásico).
O investimento vai depender do consumo e da quantidade de energia que deseja produzir. 1 kWp de painéis produz em média 125 kWh/mês, o custo deste kWp varia entre 5 e 8 mil reais, dependendo do porte das condições de instalação.
O tempo que leva para recuperar o investimento varia de cinco a sete anos, dependendo do consumo e do custo unitário da energia local. “Esse período pode até parecer muito, porém esse sistema de energia tem vida útil de no mínimo 25 anos, sendo metade deles de lucro e ainda há a valorização do imóvel”, observou Fonseca.
Pesquisas norte-americanas mostram um aumento significativo no valor do imóvel com a energia fotovoltaica, superando até mesmo o valor investido no sistema, ou seja, fazendo com que o sistema já se pague logo após a instalação. Sendo assim uma boa opção na busca por alternativas menos agressivas ao meio ambiente, pois consiste numa fonte energética renovável e limpa (não emite poluente).
“Somos uma empresa acreana e trabalhamos para o desenvolvimento do estado. Esse investimento, além de mostrar nossa preocupação com o meio ambiente, vem pra consolidar o estado do Acre no pioneirismo de projetos inovadores”, finalizou o diretor administrativo da Elite, Marco Aurélio Nobre.
Marcos Paulo Paz de Freitas, de 47 anos, foi agredido a golpes de ripa na…
Passo longe da fila do gargarejo do governador Gladson Cameli. Não estou entre a turma…
O médico e apresentador Fabrício Lemos exibiu no programa Médico 24 Horas que foi ao…
Nas últimas 24 horas, Cruzeiro do Sul registrou uma precipitação de 47,2 mm, equivalente a…
Faleceu na tarde desta segunda-feira, 25, o professor aposentado Constantino Cher Sarkis, aos 90 anos.…
O governador Gladson Cameli (PP) realizou na tarde desta segunda-feira, 25, a entrega da Colônia…