Categories: Destaque 2 Gente - Economia e Negócios Notícias Política

Promotor garante que gratificações de militares continuarão sendo pagas até análise final da decisão

Por
Wiliandro Derze

Em coletiva no Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), o promotor da Segunda Promotoria Especializada de Defesa do Patrimônio Público, Vinicius Menandro Evangelista, afirmou que a gratificação dos militares do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar continuará sendo pago até análise mais a aprofundada por parte do MP da decisão do Tribunal de Justiça do Estado do Acre.


De acordo com o promotor de justiça, depois de ouvir a categoria, o MP analisou que os militares tem legislação específica e que deveriam ser tratados de uma forma diferenciada. “Estipulei um prazo de 30 dias para definir como será realizada esta situação dos militares. Até o momento eles continuam recebendo a sexta-parte”, explicou Vinicius.


O cálculo, segundo o promotor, era feito em cima de todas as gratificações. “Existe entendimento que deveria ser em cima dos vencimentos base, mas vamos analisar, entrei de férias agora, mas vou me dedicar a essa situação para quando voltar termos uma interpretação definitiva”, destacou o promotor.


A Promotoria do Patrimônio encaminhou a documentação a Secretaria de Estado de Gestão Administrativa recomendando que os militares devem continuar recebendo as gratificações até posterior definição.


A sexta-parte como é conhecida a gratificação e recebida pelos militares e servidores a partir dos 25 anos de trabalho. No caso dos militares a remuneração continua, mas dos demais servidores do Estado e até do MPAC será cortada.


Logo após a coletiva de imprensa no MP, o comandante da PM, coronel Júlio César, e o secretário de Segurança Pública em exercício, Kimpara, falaram que felizmente o Ministério Público depois de conversa com os comandos das corporações entendeu que por ter uma legislação específica teria que garantir a continuidade das gratificações.


“O MP entendeu que deve ser reanalisada decisão de cortes nas gratificações e pediu para suspender a determinação. Temos uma legislação militar que é específica e não poderia ser analisada comparativa sendo feito. Por isso o MP analisa e os militares podem ficarem tranquilos, essas nossas gratificações serão mantidas”, relatou Kimpara.


O comandante da PM, coronel Júlio César, também pediu para os militares ficarem tranquilos que os esforços feitos pelo secretário Emylson Farias, junto com a SGA, com os procuradores do MP, surtiu efeito e garantiu a permanência da gratificação dos militares.


Share
Por
Wiliandro Derze

Últimas Notícias

  • Destaque 1

Gladson Cameli anuncia convocação de 11 defensores para o início de 2025

O governador Gladson Cameli (PP) anunciou na tarde desta quinta-feira, 21, que em janeiro de…

21/11/2024
  • Bar do Vaz
  • Destaque 2

“Flaviano Melo era o grande professor do MDB”, declara João Correia

A edição do programa Bar do Vaz entrevistou nesta quinta-feira, 20, o ex-deputado federal João…

21/11/2024
  • Acre

Acre é o penúltimo no ranking de homens mais bonitos do país

Uma pesquisa realizada pelo site Acervo Awards revelou nesta quinta-feira, 29, o ranking dos estados…

21/11/2024
  • Acre

Barco naufraga no Crôa e homem perde mais de 40 sacos de cimento

Uma embarcação lotada de material de construção naufragou na tarde dessa quarta-feira,20, no Rio Crôa…

21/11/2024
  • Cotidiano

Divulgado resultado final e homologação de concurso do TCE/AC

O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe)…

21/11/2024
  • Cotidiano

Federação de Cooperativas Unicafes/AC é criada oficialmente no Acre

Em solenidade ocorrida nesta quinta-feira, 21, na sede do Sistema OCB, foi criada oficialmente a…

21/11/2024