Menu

Pesquisar
Close this search box.

Sebastião sanciona lei que dá ao Educandário Santa Margarida nome de Rita Batista

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Governador Sebastião Viana sancionou a Lei Nº 3.365, que acrescenta o nome da falecida professora Rita Batista ao Educandário Santa Margarida. A alteração foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (27).


Com a Lei, agora o abrigo para crianças de Rio Branco passa a chamar-se Educandário Santa Margarida Professora Rita Batista.

Anúncios


Rita Batista faleceu dia 18 de novembro de 2017 e deixou um legado em prol das causas sociais. Ela dedicou um excelente trabalho em prol das crianças do Educandário Santa Margarida. Foi também militante partidária e grande líder nas lutas populares do Acre.


CONHEÇA A HISTÓRIA DO EDUCANDÁRIO SANTA MARGARIDA


O Educandário Santa Margarida foi fundado em 30 de agosto de 1942 originalmente como Sociedade de Assistência aos Lázaros e defesa contra a lepra de Rio Branco, por iniciativa da senhora Eunice Weaver, que assumira com o presidente Getúlio Vargas, o compromisso de criar obras semelhantes à que fundada em Minas Gerais, em todos os estados Brasileiros.


No estado do Acre, criou em Rio Branco e em Cruzeiro do Sul.
Posteriormente, para atender a interesses da legislação, e, por deliberação da diretoria, teve alterado seu nome para Sociedade Eunice Weaver de Rio Branco e novamente para atender aos preceitos legais advindos com a aprovação do novo Código Civil de 2002, teve seu nome alterado, passando a denominar-se apenas Educandário Santa Margarida.


Sua fundação veio para atender ao interesse sanitário, qualquer pessoa que tivesse diagnosticada a existência da LEPRA, era SUMÁRIAMENTE EXCLUÍDO da comunidade e isolado em colônias para leprosos, onde ficavam até sua morte.


Cumprindo fielmente suas finalidades prestou assistência aos filhos sadios dos portadores de lepra que não podiam ficar na companhia dos pais doentes, até que os mesmos pudessem exercer funções para a manutenção da própria subsistência.


Na medida em que foi se desenvolvendo tratamento eficaz para a hanseníase, a Sociedade Eunice Weaver começou uma nova fase de atividades, prestando assistência inicialmente às crianças carentes da comunidade – Os chamados desvalidos da sorte, e, mais tarde, expandiu o atendimento a crianças e adolescentes, dentro do Sistema de Garantia de Direitos, como Instituição de Acolhimento de Crianças necessitadas de proteção especial.


Com mais de 70 setenta e dois anos de fundação é a única instituição que atende crianças (zero a 12 anos), no município de Rio Branco – AC, na modalidade “Abrigo”. As informações foram extraídas da fanpage do abrigo na internet.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido