Menu

É Natal! Veja receitas simples e baratas sugeridas pelos repórteres do ac24horas

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

É Natal. Muitas família já se preparam para a noite de troca de presentes, regada a muita fartura, vinhos, champagne, cerveja e alegria.


É Natal e não importa a sua classe social, pois esse simbolismo invade a casa de ricos e pobres, até mesmo em muitos locais onde pouco ou nada se tem para comer.

Publicidade

É Natal e, mesmo com todas as mudanças do mundo, a data continua presente, resistindo a todas as mudanças que o mundo enfrenta.


Neste dia de Natal temos a impressão de que tudo estar normal. Que todos somos felizes e que o bom velhinho vai lembrar de nós, muito embora ele não conheça uma grande maioria, que só tem a data festiva e não os presentes e banquete deste dia.


No Natal, sempre procuramos passar a data entre familiares. É nessa hora que ficamos pensando nas guloseimas de nossas mães e avós…


Hum… Como é bom o cheirinho da comida da mamãe.


Como é legal todo mundo reunido e torno da mesa farta.


Este ano a direção do ac24horas fez um desafios aos repórteres, que quase sempre não têm o direito de passar a Ceia de Natal com seus familiares em virtude das pautas inoportunas que teimam em acontecer exatamente no Dia do Natal.


O desafio é contar como elas, as mães deles, fazem os pratos baratos que eles mais gostam. É uma espécie de receitas para quem tem pouco dinheiro e também tem direito, assim como nós, a uma boa Ceia de Natal.


O editor do site ac24horas escolheu falar da Rabada da Dona Ângela, a sua mãe. Marcos conta com riqueza de detalhes como preparar. Já o nosso gordinho Luciano Tavares não esquece da receita do bolo de dona Nilda. Ray Melo mostra mais sofisticação, ao contar como a sua mãe dona Raimunda, faz uma lasanha que não deixa nada a desejar as feitas por puros italiano. “Arroz Maria Izabel”. É assim que o repórter João Renato chama a comidinha preferida dele no Natal feito por mamãe Rosângela Jácome. E garante: “Seja em casa, ou com os familiares, esse arroz faz sucesso. Simples de fazer e saboroso de comer”.


Vale lembrar que todos os produtos usados nas receitas de nossos repórteres podem ser encontrados na rede de supermercado Pague Pouco.


Dito isso, vamos as receitas. E feliz Natal.

Publicidade


O Arroz Maria Izabel


Por João Renato


“Arroz Maria Izabel”. É assim que chamamos o arroz feito com amor pela minha mãe Rosângela Jácome. Seja em casa, ou com os familiares, esse arroz faz sucesso. Simples de fazer e saboroso de comer, há que diga que não engorda “muito”, mas eu discordo, até porque ele deixa a gente com vontade de repetir.


Mas antes de passar a receita, que é bem simples e cai bem em qualquer época do ano, quero falar um pouco sobre o Natal, o dia que, simbolicamente, comemora-se o nascimento de Jesus, o Messias, filho do próprio Deus eterno. Aliás, Jesus nasceu homem para que nos tornássemos filhos de Deus, como ele é.


Nesse período, muita gente fica sensível às ações sociais e à vontade de retribuir boas ações ou apenas dar amor ao próximo. É isso que está por trás do natal: um amor tão grande de um pai que deu ao mundo o próprio filho, fazendo-o homem, carne, para sofrer e nos dá a salvação. Sigamos, portanto, essa mensagem.


RECEITA DE DONA ROSÂNGELA
*Vamos aos ingredientes:
-500g de arroz;
02 calabresas grandes;
03 bananas;
250g de uva-passas
01 Ovo frito


*Modo de fazer – Faça o arroz normalmente; deixe-o bem soltinho. Corte as calabresas em cubos e frite. Em seguida, vamos para as bananas: elas devem ser cortadas em cubos e fritas. Terminada a primeira etapa, vamos ao arroz novamente: separe-o em um recipiente a seu gosto; misture com as bananas, calabresas e passas. E pronto!


O mais gostoso em fazer o “Arroz Maria Izabel” é que ele pode ser servido com frango assado, ovos bem fritos ou molinhos, ou mesmo com uma carne de sol. A carne de porco também é um acompanhamento bacana.


Bom apetite! Feliz natal!



A Rabada do Tucupí da mãe do Marcos


Por Marcos Vinícios – Editor-chefe de ac24horas


Natal me lembra a minhã mãe, a dona Angela, e a fartura que ela faz questão de proporcionar todos os anos. É impossível não lembrar de algo que ela domina tão bem na cozinha, a famosa Rabada no Tucupí, que até mesmo o colega Luciano Tavares teve a oportunidade de provar e volta e meia vive se escalando para “filar” de novo. A iguaria faz sucesso, ainda mais quando é degustada com o molho de pimenta que ela faz manualmente. Tudo tem que ser muito limpo e organizado. Ela faz questão!


Na foto, eu mostro apenas um prato que registrei, mas lá em casa se cozinha no tacho. Não tem essa de panela pequena não, por isso repasso a receita para ser usada num tacho bem grande.


RECEITA DE DONA ÃNGELA
4 Kg de rabo de boi
10 litros de tucupi temperado
3 cebola grande
5 dentes de alho
10 pimentinhas de cheiro sem semente
60 maços de jambu
4 maços de chicória
2 maços de cheiro verde
Corante alimentício (ou colorau)
Tempero completo e pimenta-do-reino a gosto
1 kg de camarão limpo e seco


E o modo de preparo é tipico lá de casa.


Limpe bem o rabo e tempere com pimenta-do-reino, o corante, e o tempero completo, Deixe a carne temperada de um dia para o outro, para ficar bem apurado.


Leve ao forno até dourar, mais ou menos 2 horas, (certifique-se de que a carne não está crua)


Enquanto a carne assa lave bem o jambu, ponha água para ferver e escalde bem, tire da água e reserve.


Em uma panela grande coloque o tucupi com a cebola picadinha, o alho, as pimentinhas, as chicórias, o cheiro verde e o caldo de galinha.


Deixe ferver bem até cozer as verduras e acrescente o rabo já assado, o jambu e o camarão, se precisar acrescente sal.


Sirva com arroz, pode ser servido também com o charuto de couve.



O bolo de dona Nilda


Por Luciano Tavares – Jornalista do ac24horas


Pode faltar tudo numa data festiva em que minha mãe está presente, menos o bolo. E eu nunca entendi o porquê de dona Nilda gostar tanto de fazer bolo e ao mesmo tempo não ter tanta simpatia por coisas doces, ao contrário dos filhos. Eu ainda não perguntei o motivo. Mas imagino que seja por amor e pelo simples desejo de servir. Pois mães são assim. São uma mistura doce de amor, simplicidade e servir.


Os festejos de Natal este ano foram antecipados lá em casa. Teve Amigo Doce, oração e louvor. Tudo que remete ao nascimento do Menino Jesus.


A mesa seguiu aquele padrão normal das festas de fim de ano: vatapá, estrogonofe de carne, batatas fritas, farofa e arroz. Uma mesa farta para umas 30 pessoas, incluindo o bolo de minha mãe, de um quilo. Um bolo de chocolate com granulado por cima e umas poucas jujubas coloridas que umas crianças nada quietas resolveram comer na hora que todo mundo fechou o olho para orar.


A receita do bolo da mamãe:
–Um quilo de trigo
–Quatro colheres de manteiga
–Meia dúzia de ovos
–Uma pitada de sal e uma colher de limão (para não ficar com gosto e cheiro de ovo)
– Um litro de leite
– Dois copos e meio de açúcar de 200 ml


*Dica da minha mãe para o preparo do bolo: “Bate o ovo, a manteiga, o açúcar, uma pitada de sal e uma colher de limão, e depois de tudo coloca o trigo e em sequência o leite até ficar uma massa homogênea e grossa. Se o trigo tive fermento, não precisa fermento separado. Do contrário, coloque uma colher de fermento”.



A lasanha de dona Sebastiana Gomes


Por Ray Melo – Editor de política do ac24horas


O Natal é uma data que me faz lembrar que nem sempre fui um jornalista pobre, mas também fui um menino pobre que alimentava sonhos e dormia esperando a chegada do Papai Noel. Meu pai sempre foi o bom velhinho que não vinha apenas uma vez por ano, mas na verdade, ele passava todos os dias bem pertinho, educando, fazendo carinho, corrigindo minhas falhas e aplicando esporro quando necessário. Tudo na simplicidade de um homem que tinha pouca escolaridade, mas se revelou um sábio na faculdade da vida. Não posso esquecer de minha mãe, uma fantástica mulher que transformava comidas simples num verdadeiro banquete. Como todas que vinham do interior para cidade, nossa família é bastante numerosa. O prato mais sofisticado que tínhamos na nossa ceia de Natal era uma bela lasanha, preparada com o melhor dos temperos que minha mãe nunca deixou faltar: o amor. Claro, tínhamos a galinha assada (substituindo o peru), o arroz branco, a farofa, uma salada, mas a expectativa de todos ficava por conta do prato principal, a lasanha de dona Sebastiana Gomes.


RECEITA DE DONA SEBASTIANA
Lasanha
500 g de massa de lasanha
500 g de carne moída
2 caixas de creme de leite
3 colheres de manteiga
3 colheres de farinha de trigo
500 g de presunto
500 g de mussarela
sal a gosto
2 copos de leite
1 cebola ralada
3 colheres de óleo
1 caixa de molho de tomate
3 dentes de alho amassados
1 pacote de queijo ralado


MODO DE PREPARO


Cozinhe a massa segundo as orientações do fabricante, despeje em um refratário com água gelada para não grudar e reserve


MOLHO À BOLONHESA:
Refogue o alho, a cebola, a carne moída, o molho de tomate, deixe cozinhar por 3 minutos e reserve


MOLHO BRANCO:
Derreta a margarina, coloque as 3 colheres de farinha de trigo e mexa
Despeje o leite aos poucos e continue mexendo
Por último, coloque o creme de leite, mexa por 1 minuto e desligue o fogo


MONTAGEM:
Despeje uma parte do molho à bolonhesa em um refratário, a metade da massa, a metade do presunto, a metade da mussarela, todo o molho branco e o restante da massa


Repita as camadas até a borda do recipiente


Finalize com o queijo ralado e leve ao forno alto (220° C), preaquecido, por cerca de 20 minutos


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido