Alivio em meio à crise. Este é o sentimento de, pelo menos, 81% da população rio-branquense que aguarda, ansiosa, pelo pagamento da segunda parcela do 13º salário, de acordo com pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Acre (Fecomércio/AC), por meio do Instituto de Pesquisas Empresariais do Acre (Ifepac), junto a 233 consumidores economicamente ativos nos últimos dias 7 e 8 de dezembro. O levantamento aponta ainda que o endividamento de quase ¾ dos consumidores da capital acreana são a principal razão pela ansiedade do dinheiro extra.
O 13º salário deve ser pago pelo empregador em até duas parcelas, sendo a primeira entre o dia 1º de fevereiro até o dia 30 de novembro e a segunda, até o dia 20 de dezembro de cada ano, tendo como base de cálculo o salário do mês de dezembro menos o valor adiantado na primeira parcela. Quando pago em parcela única, o prazo encerra-se no dia 30 do mês de novembro.
A pesquisa demonstra que 77% da população de Rio Branco deve receber 13º salário no mês de dezembro em valor médio equivalente a um salário mínimo. Outra parcela, de 20%, valor médio abaixo de dois salários mínimos. Apenas 3% dos consumidores receberão mais que dois salários mínimos.
O levantamento aborda também o quanto a população economicamente ocupada de Rio Branco recebe, e constata que 80% ganha, mensalmente, até três salários mínimos. Mais da metade tem vínculo empregatício e pelo menos ¾, dívidas para liquidação em até seis meses.
Ainda segundo o estudo, 46% dos assalariados de Rio Branco receberam a 1ª parcela no mês de agosto e a 2ª, em dezembro. Outros 22%, ganharam a 1ª parcela no mês de aniversário e a 2ª, prevista até o dia 20 de dezembro.
Além disso, a pesquisa diz que 41% da população de Rio Branco pretende gastar o 13º salário a receber no mês de dezembro em festas de Natal e réveillon. Outra parcela, de 23%, deve se utilizar do ganho extra para quitar dívidas pendentes. O levantamento destaca 27%, que têm a intenção de “poupar uma parte” para garantir compromissos de início de ano (IPVA, IPTU, matrícula e material escolar) ou realizar algum investimento.
Expectativa
O empresário Jucier Araripe, dono de uma loja de roupas, afirma que está ansioso para as vendas neste ano. “Inclusive, contratei mais duas funcionárias para atender à demanda. Embora nossa loja tenha um preço mais barato, e seja mais informal, acreditamos que as vendas serão tão boas quanto as do ano passado”, finaliza.
Marcos Paulo Paz de Freitas, de 47 anos, foi agredido a golpes de ripa na…
Passo longe da fila do gargarejo do governador Gladson Cameli. Não estou entre a turma…
O médico e apresentador Fabrício Lemos exibiu no programa Médico 24 Horas que foi ao…
Nas últimas 24 horas, Cruzeiro do Sul registrou uma precipitação de 47,2 mm, equivalente a…
Faleceu na tarde desta segunda-feira, 25, o professor aposentado Constantino Cher Sarkis, aos 90 anos.…
O governador Gladson Cameli (PP) realizou na tarde desta segunda-feira, 25, a entrega da Colônia…