Pesquisadores do Centro de Pesquisa do Homem do Deserto (CIHDE) da cidade de Arica, no Chile estão à procura de voluntários para um estudo científico, que deve durar 56 dias, quase dois meses, bebendo cerveja.
O objetivo da pesquisa, explica Claudio Parra, é promover os benefícios de beber com ervas antioxidantes e alcançar, também, propriedades preventivas em doenças cardiovasculares.
De acordo com o meio cooperativo chileno, o pesquisador tem trabalhado desde o ano passado para desenvolver uma “receita” de cerveja enriquecida com a planta ancestral Aimal “umatola” (Parastrephia lucida), que é caracterizada por floração a mais de 3.800 metros de altitude .
Procedimento
Para continuar com a pesquisa, Parra procura 25 voluntários – consumidores de álcool moderado – entre 35 e 60 anos, que apresentam três ou mais fatores de risco para doenças cardiovasculares, como hipertensos e têm uma história de doença cardíaca e colesterol alto.
O teste consiste em dois estágios: o primeiro consiste em 28 dias bebendo uma garrafa de 300 ml de cerveja comum. O segundo, com um período de duas semanas e meia, de outros 28 dias para ingerir a cerveja com umatola.
Os interessados podem enviar um e-mail para [email protected] até o fim de janeiro, uma vez que Parra pretende começar os testes no primeiro semestre do próximo ano.